Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microsoft abrirá código fonte do Windows!


LeoReis

Posts recomendados

Microsoft abrirá código-fonte do Windows

Em resposta às ameaças da União Européia em multá-la alegando práticas monopolistas, a Microsoft se adiantou e disse que oferecerá licenças do código-fonte do Windows. O código-fonte de um programa é, como bem disse Brad Smith, da Microsoft, o "DNA" do programa. Tendo ele em mão, programadores poderão otimizar seus programas, integrando-o mais ao sistema, e extraindo o máximo possível em termos de desempenho e compatibilidade.

O processo da Comissão Européia contra a Microsoft está de desenrolando há anos. Em Março de 2004, a CE multou a Microsoft em 497 milhões de euros por abusos de posição dominante (monopólio). Além disso, impôs uma série de exigências para a Microsoft, dentre as quais estava a criação do fracassado Windows XP "N", versão do sistema sem o Windows Media Player. Recentemente, a CE obrigou a Microsoft a ceder informações do Windows a fabricantes de programas. A empresa distribuiu documentos que, somados, têm mais de 12 mil páginas, além de 500 horas de suporte gratuito. Os europeus acharam pouco, estenderam o prazo para a Microsoft apresentar nova proposta, e ameaçaram multar a empresa em 2 milhões de euros por dia. Adiantando-se no prazo, a Microsoft vai abrir o código-fonte do Windows.

Horacio Gutiérrez, representante europeu da Microsoft, disse que a abertura do código é benéfica a todos, pois propicia a concorrência. Segundo ele, os fabricantes de programas terão todas as informações necessárias para garantir compatibilidade dos programas com o Windows. "Fizemos todas as mudanças que a Comissão nos pediu, e estamos dispostos a fazer mais", acrescentou Gutiérrez.

Fonte: WinAjuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida o Windows que é pra mim o melhor Sistema Operacional para computadores pessoais e certas redes, apesar de achar o Linux ótimo, vai se popularizar, e vai deixar de ser o "Windows" pra muita gente! Se for verdade, uma revolução vem aí, e a briga do Linux com o Windows vai ser muito intensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...