Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vertex shaders


Visitante

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tem dois tipos diferentes de operações de shaders que podem ser programados nos jogos. Os Vertex e os Pixel Shaders. Operações de Vertex Shader são usadas para mover vérices, que dão forma aos poligonos, que dão forma a maioria dos objetos que você ve nos jogos, como personagens, construções ou veículos. Operações de Pixel Shaders ditam o que grupos de pixels fazem como usado em águas ou nuvens no ceu, ou uma camada de fumaça e efeitos deste tipo.

As placas de hoje em dia tem uma parte unidades responsáveis pelos Vertex Shaders, e outra para os Pixel Shaders, separadamente portanto... Digo hoje em dia porque o próximo lançamento da Ati (a Nvidia segue com o tradicional, separados), usará Shaders Unificados que podem tanto servir como Pixel Shaders como Vertex Shaders, e podem se adaptar aos jogos, uma vez que os jogos não usam sempre 50/50 de Pixel e Vertex Shaders, por exemplo, pelo contrário, existem títulos em que a placa fica limitada por falta de pixel shaders, outros por falta de vertex shaders...

Acho que esta nova proposta da Ati que já foi implementada nos xbox 360 (e que será usada a mesma tecnologia para os r600, que sairão no segundo semestre), prometem bastante... Por exemplo, no caso do xbox 360, ele tem 48 Shaders Unificados, em grupos de 16 Shaders (portanto 3) e é controlado usando um sistema com inteligência que pode se adaptar com rapidez e eficiencia a o que o jogo está exigindo, tendo variação possível com esta configuração adaptando-se usando estas 3 unidades com 16 shaders unificados cada, podendo usar 32 pixel shaders e 16 vertex shaders, 16 pixel shaders e 32 vertex shaders, ou mesmo todos eles como um ou outro....

Informações baseadas na sua maioria em matéria do [H]ardOCP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara valeu pelo seu resumo, e sobre a unificação dos Shaders de Pixel e Vertex é muito interessante, vai fazer uma diferença na próxima geração de placas de video. Sem contar que existem rumores que aquelas placas de simulação de física para computadores irão ser unificadas com as placas de videos de próxima geração. Se eu achar o link desse artigo eu vou postar aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por XiaomHome@28 de janeiro de 2006, 01:30

Nossa cara valeu pelo seu resumo, e sobre a unificação dos Shaders de Pixel e Vertex é muito interessante, vai fazer uma diferença na próxima geração de placas de video. Sem contar que existem rumores que aquelas placas de simulação de física para computadores irão ser unificadas com as placas de videos de próxima geração. Se eu achar o link desse artigo eu vou postar aqui no fórum.

O 3dmark06 já tem suporte a estas placas, se chamam "AGEIA PhysX "....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...