Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DivX com Frame Rate Variável


Posts recomendados

Essa é pros feras hein! Quero ver quem me responde essa! :D

Outro dia eu baixei na Internet um vídeo em DivX que estava entitulado no nome do arquivo "120f".

120 quadros por segundo? :blink:

Chequei isso em vários programas e todos mostraram que o vídeo teria esse framerate mesmo - mais precisamente 119,88 fps.

Contudo, na reprodução, ativei o modo que mostra a taxa de fps atual e percebi que, na realidade, o vídeo não roda à 119,88 fps - mas parte dele roda à 29,97 fps e outra parte à 23,976 fps.

Abri ele no VirtualDub, e fui movendo quadro por quadro.

Do lado do tempo, aparece uns colchetes que mostram informações sobre cada frames. Os colchetes vazios são os quadros distintos e o colchete com a letra "D" parece ser um flag apenas para indicar "repita o mesmo", ou "ignore".

Agora vejam que interessante:

Na parte onde o vídeo era reproduzído à 29,97 fps, observava-se a seguinte sequência:

[ ] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] - (...)

1 quadro diferente a cada 3 repetições = Total 4 = (119,88 / 4 = 29,97 fps)

Na parte do vídeo em 23,976 fps observava-se a sequência:

[ ] [D] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] [D] - (...)

1 quadro diferente a cada 4 repetições = Total 5 = (119,88 / 5 = 23,976 fps)

A-HA! :ahh:

Então deduzi que esse vídeo foi gravado em uma fonte que transmitia tanto a 29,97 fps quanto a 23,976 fps.

Se fossem codificar tudo em 29,97 fps, o que estivesse à 23,976 fps ganhariam quadros extras (telecine) - perdendo a originalidade. :muro:

Mas se fossem codificar tudo a 23,976 fps, o que estivesse à 29,97 fps perderia quadros originais! :muro::muro:

Então, quem fez esse vídeo, encontrou o primeiro múltiplo comum para 23,976 fps e 29,97 fps (no caso: 119,88 fps) para manter no mesmo arquivo de vídeo a reprodução original de ambos.

Estou querendo aplicar as legendas nesse vídeo. Mas gostaria de manter a originalidade das partes do vídeo em 29,97 fps e em 23,976 fps.

Alguém sabe como eu faço para codificar um vídeo com essas propriedades? Para que no mesmo arquivo ele tenha trechos com diferentes framerates? B)

Grato desde já! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...