Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Lord_Dracon

DivX com Frame Rate Variável

Recommended Posts

Essa é pros feras hein! Quero ver quem me responde essa! :D

Outro dia eu baixei na Internet um vídeo em DivX que estava entitulado no nome do arquivo "120f".

120 quadros por segundo? :blink:

Chequei isso em vários programas e todos mostraram que o vídeo teria esse framerate mesmo - mais precisamente 119,88 fps.

Contudo, na reprodução, ativei o modo que mostra a taxa de fps atual e percebi que, na realidade, o vídeo não roda à 119,88 fps - mas parte dele roda à 29,97 fps e outra parte à 23,976 fps.

Abri ele no VirtualDub, e fui movendo quadro por quadro.

Do lado do tempo, aparece uns colchetes que mostram informações sobre cada frames. Os colchetes vazios são os quadros distintos e o colchete com a letra "D" parece ser um flag apenas para indicar "repita o mesmo", ou "ignore".

Agora vejam que interessante:

Na parte onde o vídeo era reproduzído à 29,97 fps, observava-se a seguinte sequência:

[ ] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] - (...)

1 quadro diferente a cada 3 repetições = Total 4 = (119,88 / 4 = 29,97 fps)

Na parte do vídeo em 23,976 fps observava-se a sequência:

[ ] [D] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] [D] - [ ] [D] [D] [D] [D] - (...)

1 quadro diferente a cada 4 repetições = Total 5 = (119,88 / 5 = 23,976 fps)

A-HA! :ahh:

Então deduzi que esse vídeo foi gravado em uma fonte que transmitia tanto a 29,97 fps quanto a 23,976 fps.

Se fossem codificar tudo em 29,97 fps, o que estivesse à 23,976 fps ganhariam quadros extras (telecine) - perdendo a originalidade. :muro:

Mas se fossem codificar tudo a 23,976 fps, o que estivesse à 29,97 fps perderia quadros originais! :muro::muro:

Então, quem fez esse vídeo, encontrou o primeiro múltiplo comum para 23,976 fps e 29,97 fps (no caso: 119,88 fps) para manter no mesmo arquivo de vídeo a reprodução original de ambos.

Estou querendo aplicar as legendas nesse vídeo. Mas gostaria de manter a originalidade das partes do vídeo em 29,97 fps e em 23,976 fps.

Alguém sabe como eu faço para codificar um vídeo com essas propriedades? Para que no mesmo arquivo ele tenha trechos com diferentes framerates? B)

Grato desde já! :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô... ninguém sabe? :help:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais