Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Cyberhj

O drive voltou a ler DVD's!

Recommended Posts

Tenho o drive da LG (óbvio que só podia ser LG mesmo <_< ) 4521B. Ele grava CD e apenas lê DVD. No começo funcionava que era uma beleza. Um ano e meio depois (nos dias de hoje mais especificamente) só funcional legal na leitura e gravação de CD. Na hora de lidar com DVD ele não lê "mídias de baixa qualidade" (entre aspas por que não sei se isso realmente estraga o drive), que em geral tem cor roxa. Midias ouro (acho que chamam estas de originais) ele lê muito ruim, travando muito e não se aproveita ver o filme no drive. Atualizei o firmware para 1.07 (era 1.00) e nada...

Li o tópico, que está destacado, do colega Elmo sobre habilitar o DMA do leitor e/ou gravador de CD/DVD, o qual não deveria ter sido bloqueado pois quem tinha dúvidas poderia esclarecer com ele né moderador que o bloqueou :angry: . Quem não leu leia por que vale a pena para ajudar a resolver o problema.

Depois de le-lo, fui verificar minhas configurações e vi que meu drive funcionava no modo PIO. Há 5 modos de transferencia no modo PIO: PIO 1 = 5,2 MBps, 2 = 8,3 MBps, 3 = 11,1 MBps, 4 = 16,4 MBps e 5 = 22 MBps (não confunda MBps com Mbps; fonte da informação http://www.infowester.com/hds2.php ) e usa em média 98% do processador para fazer o drive funcionar. Por ele utilizar muito os recursos do processador deixa o sistema muito lento e gera aquelas "travadinhas" na hora de ver o filme.

Meu drive pode funcionar no modo Ultra DMA 2 (chega a 33 MBps), mas no Windows XP eu não conseguia mudar do modo PIO para o DMA (que usa apenas cerca de 4% do processador e evita as "travadinhas"). Instalei o Movix em um CD (ele é muito util para ajudar a resolver o problema. ele é uma distro do linux que permite rodar videos, cds de musica, assistir a DVDs etc., tendo apenas um leitor sem a necessidade de ter hds. incrivel né? :ahh: ) Nele os DVDs voltaram a funcionar mas no XP ainda estava ruim. Que remédio? Formatei o XP e reinstalei tudo. E num é que o drive voltou a funcionar no modo DMA. Era a droga do XP que não alterava para o modo DMA e comprometia muito o funcionamento do drive. Reinstalei tudo inclusive o SP2 e ainda estava uma beleza novamente. Mas conforme ele ia fazendo as atualizações pelo windows update e problema acabou voltando. Agora seria bom se alguém interessado em fazer o drive funcionar novamente fizesse o mesmo que fiz para ver se o problema é relamente com os drives ou é com o XP, pricipalmente depois das atualizações que ele faz pelo windows update.

Se alguém fizer o que fiz poste ai para ver se o drive voltou a funcionar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu trabalho mas achei os drivers. Só achei o driver do fabricante para a controladora IDE. Os canais IDE primario e secundário ainda continuam com o driver do Windows por que não achei os drivers pra ele e nem sei se existem não só para os meus, mas para qualquer outro canal IDE de qualquer fabricante. Ainda estou com problemas para usar mídias roxa de DVD mas as mídias ouro já dá pra usar embora o drive pare no meio do filme de vez enquando e eu tenho que tirar e inserir algumas vezes para voltar a funcionar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais