Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Claujc

Como habilitar dma

Recommended Posts

Beleza?

Seguinte: tenho um Duron800 c/64RAM, em uma pc-chips M812, cujo chipset SIS 5513 não suporta UDMA, devendo ser instalado os drivers padrão do Windows98SE, por recomendação da própria SIS, é mole? Não posso então habilitar o bus mastering.

Meu HD Samsung de 4.3GB suporta até UDMA/66, porém no teste com o HDTach ele tá acessando a míseros 4,5MB/s!

Gostaria de fazê-lo funcionar pelo menos no modo PIO 4 com 16MB/s de acesso, habilitando apenas o DMA nas propr.do HD,  só que ele não "aceita" a marcação na caixa DMA.

Alguma sugestão? Meu cabo flat é de 40 vias, isso pode atrapalhar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest PCBrasil

A PcCHIPS M812 suporta DMA 66 sim.

O que pode está havendo com você é o seguinte:

- Veja se no bios o UDMA está ENABLE.

- O driver correto é mesmo é o do Windows 98 SE. Você pode tentar instalar o da propria SIS mas não significa que será melhor. O unico caso onde os drivers do fabricante são melhores que os do Windows são no caso de chipsets da VIA, ALI, etc.

- Você só pode usar o Ultra DMA66 com o cabo de 80 vias. Se não você estará limitado ao MÁXIMO no Ultra DMA33.

- Só depois de tudo isso verificado é que você pode habilitar o DMA na caixa do sistema do Windows.

ps: eu nunca via um HD de 4,3 Gb que seja Ultra DMA66...parabens a você!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza?

Bem, já desisti de habilitar o modo udma, já que o chipset da placa, um SiS 5513 não dá nenhum suporte a udma.

Então, meu único e singelo desejo é conseguir trabalhar no PIO4 a 16MB/s (hoje está em 7,6 MB/s depois de habilitar mode 32 bit e ACPI no Setup), com o DMA habilitado, já que o programa HDTach me dá uma ocupação de mais de 90% do processador, entendeu?

Meu HD (ninguém acredita) é realmente udma66, tem suporte a DMA, vi isso no site da Samsung e em vários programas de teste de hardware, só que o dito cujo não aceita marcar a caixa DMA nas propriedades do disco rígido. Você marca, dá ok e se voltar lá a caixa já está desmarcada, com ou sem reiniciar.

Então, esse é o meu dilema: o que está atrapalhando o uso do DMA no disco rígido. Já habilitei isso em um de 1GB com mais de dez anos de fabricação, não concordo que com esse não dê certo!

Abração, valeu pela ajuda.

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>Eu tive o mesmo problema e, checando no site do fabricante do meu hd (quantum), descobri que, além do hd suportar dma, o cabo tem que estar em boas condições e a BIOS ter atualização posterior a 28/10/98. Não sei se pode ser este o seu caso.

No meu, a BIOS estava atializada. Meu hd suportava dma, mas a caixa aparecia desmarcada quando a máquina reiniciava. Descobri, então, que o problema estava no meu cabo de 80. Comprei um cabo novo e agora o dma está habilitado.

OBS. Minha placa é pcchips e utilizo o SIS 5513, como você. Meu hd é fireball 20 lct.

espero ter contribuído.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais