Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
leidge

Serial ATA

Recommended Posts

Amigos, tenho aqui em casa o micro da minha assinatura. Meu HD é um SAMSUNG de 80 GB SATA.

A minha dúvida é:

Se eu colocar um HD de 40GB ATA 133, eu consigo usar o RAID??? Ou os HDs tem de ser Identicos para poder tirar a vantagem do Raid????? Tipo o meu de 80GB mas outro de 80GB????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por leidge@28 de janeiro de 2006, 16:14

Amigos, tenho aqui em casa o micro da minha assinatura. Meu HD é um SAMSUNG de 80 GB SATA.

A minha dúvida é:

Se eu colocar um HD de 40GB ATA 133, eu consigo usar o RAID??? Ou os HDs tem de ser Identicos para poder tirar a vantagem do Raid????? Tipo o meu de 80GB mas outro de 80GB????

depende de como for usar o raid.

se for apenas para conseguir simular um disco unico não tem problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi.

Como assim simular um disco Rígido???

Explica melhor aí.

Para usar o Raid é preciso 2 discos identicos? Ou pode colocar 2 discos diferentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode até usar discos diferentes, mas é recomendével que sejam idênticos!

Simular um disco único dependerá do arranjo que escolher. Por exemplo, no meu caso, optei por usar 2 Samsung de 80G cada e o arranjo corresponde a um disco único de 160G em RAID 0(stripping).

Se a opção tivesse sido por RAID 1, o arranjo seria reconhecido como um disco único de 80G(espelhamento).

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo você que tem 2 HDS de 80GB.

O que você ganhou em colocar os HDs em Raid???

Quanto de desempenho você ganhou??

Então se colocar os 2 HDs de 80GB (160GB) com Raid+1. Em espaço eu teria apenas 80GB???

E se fosse na opção de Raid 0+1??? E na opção JBOD, o que é isso????

A última pergunta, então posso colocar um HD de 80GB Sata + outro HD de 40 GB ATA 133 na opção de Raid +0

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo você que tem 2 HDS de 80GB.

O que você ganhou em colocar os HDs em Raid???

Quanto de desempenho você ganhou??

Então se colocar os 2 HDs de 80GB (160GB) com Raid+1. Em espaço eu teria apenas 80GB???

E se fosse na opção de Raid 0+1??? E na opção JBOD, o que é isso????

A última pergunta, então posso colocar um HD de 80GB Sata + outro HD de 40 GB ATA 133 na opção de Raid +0

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só leidge. No caso de um disco ser menor que outro, o menor disco tem seu tamanho multiplicado por 2, no seu caso tendo um de 40 e um de 80 GB, no Raid 0 vai ficar 80 só ao invés de ser 100 GB. Por isso é recomendável se fazer Raid com 2 hds de igual capacidade. E colocar 2 de 80 em Raid 1 fica 80 GB, pois esse modo é de espelhamento, ou seja, os dados são gravados dos 2 hds ao mesmo tempo, se houver perda de dados em um hd, automaticamente o outro recupera esse dado por ter uma cópia do mesmo. No Raid 0 os dados gravados e lidos são divididos em 2 partes, para cada hd ler ou gravar cada parte desses dados, por exemplo: se um arquivo de 400 MB for copiado pros hds, cada hd vai gravar 200 MB terminando a cópia na metade do tempo. No Raid 0 + 1 são os dois esquemas ao mesmo tempo, mas é preciso ter pelo menos 4 hds, por exemplo: 4 hds de 80 GB, ficaria 160 GB; 2 de 80 pra espelhamento e 2 de 80 pra dividir os dados, como o Raid 1 degrada a performance por gravar uma cópia de um dado que está sendo copiado, o Raid 0 + 1 compensa isso dividindo os dados ao mesmo tempo. Com isso você vai ter 160 GB em dados com uma cópia de segurança desses dados com a velocidade normal de um hd, sem degradar a performance. Agora JBOD é apenas a criação de um disco lógico juntando o tamanho de todos os hds instalados no pc, exemplo: com 2 de 80, terá uma unidade lógica(c: por exemplo) de 160 GB, reconhecerá todos os discos como um só. Ufa!!! Um abraço!!! Fui!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca, agora sim. Explicou tudo valeu meu inrmão.

Tenho mais uma perguntinha.....

Na bios, o modo que aparece na minha placa Mãe para o HD SATA é UDMA6,(ULTRA DMA6), isto está certo???

UDMA6 não é pra ATA-133???? Assim como pra UDMA5 é pra ATA 100???

Issto está correto?????

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais