Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação alto-falante e capacitor


Rodrigo_Lisboa

Posts recomendados

E ai pessoal eu to montando esse circuito aqui da figura, os componentes já estão todos soldados, quando eu fui ligar o alto-falante eu liguei da seguinte maneira o polo positivo do alto-falante na saida do polo negativo do capacitor, e o polo negativo do alto-falante no terra (ou polo negativo da fonte), gostaria de saber se essa ligação esta correta com relação ao esquema...

A figura do esquema esta ai embaixo, a ligação do alto-falante com o capacitor esta circulado em vermelho...

Muito Obrigado...

post-23723-13884904637504_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
E ai pessoal eu to montando esse circuito aqui da figura, os componentes já estão todos soldados, quando eu fui ligar o alto-falante eu liguei da seguinte maneira o polo positivo do alto-falante na saida do polo negativo do capacitor, e o polo negativo do alto-falante no terra (ou polo negativo da fonte), gostaria de saber se essa ligação esta correta com relação ao esquema...

A figura do esquema esta ai embaixo, a ligação do alto-falante com o capacitor esta circulado em vermelho...

Muito Obrigado...

Não estou conseguindo vizualizar a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem sei se é válido (pelas regras do fórum) desenterrar o tópico antigo, mas não entendi a mensagem do nico!?!?!?

Os alto-falantes (sonofletores) tem que ser, sim, polarizados, pois no caso de ligação inversa em reprodução paralela as ondas sonoras seriam anuladas, ou estou fazendo alguma confusão?

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os alto-falantes (sonofletores) tem que ser, sim, polarizados, pois no caso de ligação inversa em reprodução paralela as ondas sonoras seriam anuladas, ou estou fazendo alguma confusão?

Exatamente. Os autofalantes tem "polaridade"...

Quando se ligam dois autofalantes num mesmo canal (em série ou paralelo), deve-se respeitar a polaridade dos autofalantes. Isto garante que quando o cone de um esteja movendo-se para fora, por exemplo, o outro o esteja acompanhando. Se houver a inversão, o resultado seria um cone movendo-se para fora e o outro para dentro, provocando a perda do rendimento do sistema.

No caso da ligação de autofalantes em canais diferentes (esquerdo e direito) a perda do rendimento pode não ser tão perceptível, devido a divisão de canais, mas ainda assim a polaridade deve ser respeitada.

Outro ponto a ser reforçado é quanto aos capacitores utilizados nos tweeters. Eles são do tipo sem polaridade (eles não possuem um terminal definido como positivo ou negativo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
os altifalantes não tempolos positivos ou negativos

no entanto se fez como disse esta correcto

:confused: De onde você tirou que alto-falantes não tem positivo e negativo????? :confused:

Se você ligar invertido, você vai "fritar" a saída do amplificador!!!!!!!!! Sem dúvidas!!!!

TODOS OS ALTO-FALANTES TEM POLOS DEFINIDOS POSITIVO E NEGATIVO, NUNCA INVERTA-OS, PRINCIPALMENTE NUNCA LIGAR DOIS DE FORMA CONTRÁRIA UM DO OUTRO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
os altifalantes não tempolos positivos ou negativos

no entanto se fez como disse esta correcto

tecnicamente os alto-falantes não possuem polos positivo e negativo,no entanto,o fabricante coloca uma indicação do positivo,se ligados assim eles irão tocar pra fora,do contrário tocarão para dentro.e o capacitor esta ligado corretamente.

A barra mais grossa representa o positivo(que esta dentro)e a mais fina representa o negativo(que esta fora).

Exatamente. Os autofalantes tem "polaridade"...

Quando se ligam dois autofalantes num mesmo canal (em série ou paralelo), deve-se respeitar a polaridade dos autofalantes. Isto garante que quando o cone de um esteja movendo-se para fora, por exemplo, o outro o esteja acompanhando. Se houver a inversão, o resultado seria um cone movendo-se para fora e o outro para dentro, provocando a perda do rendimento do sistema.

No caso da ligação de autofalantes em canais diferentes (esquerdo e direito) a perda do rendimento pode não ser tão perceptível, devido a divisão de canais, mas ainda assim a polaridade deve ser respeitada.

Outro ponto a ser reforçado é quanto aos capacitores utilizados nos tweeters. Eles são do tipo sem polaridade (eles não possuem um terminal definido como positivo ou negativo).

isso é verdade!!!!!!!

no caso dos tweeters se usa o capacitor Poliester,diferente do eletrolítico e cerâmico.Além de uma resistência de 15 R/20 W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...