Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2xpc2100 (twinbank)


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Minha dúvida é a seguinte:

Se você pegar uma boa placa com o nforce2, como a abit nf7-s 2.0, e colocar 2 memórias pc-2100 (266MHz DDR) trabalhando em 128bits, e um processador com fsb de 400MHz DDR, com as memórias em modo assíncrono "6/4", ele vai aproveitar a mesma largura de banda que um pente de 400MHz sozinho?

Ou seja, ele vai acessar a memória com uma largura de banda limitada apenas pelo fsb, o que daria 3200Mb/s, ou vai ficar nos 2100MB/s?

Claro que teoricamente o desempenho seria um pouco inferior a 2 pentes pc-3200, mas ai funcionar razoavelmente?

Sledge e o resto do pessoal que tem nforce2, já fizeram o teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jcelso@20 Mai. 2003,18:02

pelos testes q vi, o aumento da velocidade fica abaixo de 15%, acho q é mais negócio pegar duas 333 mesmo ou uma 400 e esperar pra comprar a segunda mais tarde

JCELSO, ele quer colocar o fsb do processador em 400Mhz...

Esta é uma dúvida minha também, será q com dois pentes DDR266 no twinbank virtualmente seria reconhecida uma DDR532 aceitando este fsb?

Ou só a largura d banda seria aumentada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx+20 Mai 2003,18:55-->
jcelso@20 Mai. 2003,18:02

pelos testes q vi, o aumento da velocidade fica abaixo de 15%, acho q é mais negócio pegar duas 333 mesmo ou uma 400 e esperar pra comprar a segunda mais tarde

JCELSO, ele quer colocar o fsb do processador em 400Mhz...

Esta é uma dúvida minha também, será q com dois pentes DDR266 no twinbank virtualmente seria reconhecida uma DDR532 aceitando este fsb?

Ou só a largura d banda seria aumentada?

Que eu saiba, só a largura de banda seria aumentada. Acho q o negócio é usar a mesma frequência nas memórias e no processador. Assincronismo eu acho q não é legal :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coelho, a resposta é sim. Mas a eficiência iria ser menor do que se você rodar em sincronismo.

A memória terá limite de 4.2GB/s e o barramento conseguirá transferir até 3.2GB/s. Será menos eficiente que um pente de DDR400, mas não muito (pode ter situações que será melhor e outras que será pior).

Estou pensando em aproveitar que as memórias cairam bastante o preço e fazer um rolo e pegar daus de 256MB (antes saia mais de R$100 a mais do que um pente de 512MB). Ai poderia testar.

Mas não tenha dúvida que com o preço da DDR333 já lá embaixo (quase o mesmo da PC2100), seria melhor você trocar por uma mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade eu comprei 2 pentes de memória 256Mb PC-3200 na Waz, mas está demorando para postarem e eu estava pensando em deixar essas memórias para depois e comprar logo uma nf7-s.

Preferi investir direto na pc-3200 porque não achei pc-2700 de marca boa. A minha samsung funciona a 333Mhz sem galho, então trocar por uma pc-2700 "xing-ling" não seria negócio.

Lendo no manual dela que dá para usar a memória mais lenta do que o fsb (muitas placas não permitem isso apesar de permitirem memória mais rápida), lembrei que teria como trocar a minha pc-2100 de 256Mb por 2 de 128Mb com um primo meu, e tendo uma largura de banda de 4.2Gb/s eu ainda poderia usar um fsb capaz de transferir 3.2Gb/s sem grandes perdas.

Teoricamente, 2 pentes de 266MHz vão ter um desempenho um pouco pior do que 2 de 400Mhz por causa principalmente da latência em segundos que seria maior. Só que neste caso, com o fsb a 400MHz, a diferença entre usar 1 pente de pc-3200 ou 2 de 3200 e muito pequena, enquanto a diferença entre usar 1 pente de pc-2100 (que seguraria o desempenho muito) e 2 pentes de pc-2100 seria substancial.

Só queria saber se isso funciona na prática, ou seja, se o chipset é capaz de manter uma taxa de transferência próxima dos 3.2Gb/s.

Só que agora acho que já enviaram. Não sei, eles não dizem nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@20 Mai 2003,20:34

Só que neste caso, com o fsb a 400MHz, a diferença entre usar 1 pente de pc-3200 ou 2 de 3200 e muito pequena, enquanto a diferença entre usar 1 pente de pc-2100 (que seguraria o desempenho muito) e 2 pentes de pc-2100 seria substancial.

Só queria saber se isso funciona na prática, ou seja, se o chipset é capaz de manter uma taxa de transferência próxima dos 3.2Gb/s.

Exatamente isso. Na NF7 você teria que usar a opção de divisor de memória 6/4 (com o FSB em 200MHz, a memória ficaria em 133MHz) ou caso sua memória aguente 166MHz, você pode usar 6/5. Ai teria que ver com que latência ela aguenta trabalhar em 166MHz. Mas você poderia dar uma aumento na tensão das memórias (2.6V é o mínimo e fica dentro das especificações, e 2.7V ficaria um pouco alto, pois pelo menos na minha dá 2.77V na medição). Se você consegue 166MHz com 2.5V, com 2.66V (o 2.6V), ela com certeza irá melhorar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha pc-2100 está funcionando em 166MHz com tensão de 2.7V. Antes, no palomino, eu usava elas em 140Mhz com essa tensão, mas era com todos os ajustes no modo mais agressivo.

Outra coisa, todas as placas com nforce2 dizem que trabalham com até 3Gb de pc-2700 ou 2Gb de pc-3200. Por que isso?

Entre esses dois padrões muda apenas a velocidade máxima ou existe alguma característica diferente que causa essa limitação?

Se eu botar uma memória pc-3200 trabalhando a 333Mhz, eu poderia usar 3Gb?

A limitação é em 3Gb mesmo ou ela não permite trabalhar com 3 pentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...