Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebooks não reconhece nomes netbios


Rubens_Moraes

Posts recomendados

Tenho uma rede com Win2K e firewall Winroute 6 configurado com DHCP e tenho um estranho problema - os notebooks quando saem de minha rede e acessam por outras conexoes externas, quando retornam, não reconhecem os nomes das máquinas, somente os IPs, ou seja, ao se conectar na rede, eles baixa e-mails, acessa a internet mas não enxerga as outras maquinas/servidor pelo seus nomes (VENDAS_1 E VENDAS_2 só enxerga se digitar seus respectivos IPs - 192. 10.10.21 e 192.10.10.22).

já atualizei tudo: drivers de rede, microsoft up-date, AVG Antivirus, Spybot, e não consegui resolver. Usei todos os comandos do ipconfid, nbtstat, uma porrada de comandos via prompt e nada.

Desistalei o AVG-7 com firewall das maquinas e reiniciei, achando que ele estava bloqueando algo e nada, instalei novamente apos o teste.

Alguém poderia me dar uma luz.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema seja o seguinte:

- Quando você loga em sua rede internamente, seus computadores recebem informações sobre servidores dns/wins de sua rede interna (só para lembrar, os servidores dns/wins são responsáveis em resolver nomes ip <-> dns) por isso seu micros sabem que VENDAS_1 possui o ip 192. 10.10.21.

- O que você precisa ver, é se quando eles voltam a sua rede eles recebem as informações corretas sobre seu servidor dns/wins. Digite ipconfig/all nos notes que estão funcionando e nos que não estão funcionando. Verifique os servidores dns primario e secundário.

ARN1972

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu perguntei se o DHCP é pelo Winroute6, porque as regras default dele bloqueia netbios e netbios over TCP....

Se for rede com Domínio Microsoft não deve-se mexer no DNS sem critérios, só vai precisar de Wins se tiver clientes com sistemas operacionais muito antigos... Se estiver usando mesmo Wins, se algum micro foi mudado (upgrade) ou trocou de placa de rede e não foi removido então isso causa problemas...

Ceritifque que a placa do Winroute que roteia para a rede local (confiável) esteja liberando as portas 135, 137 e 139. (isso se for o Winroute que distribui o DHCP)

Boa Sorte!

Jorge Barros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...