Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa super i/o


Visitante

Posts recomendados

???  tenho uma placa superI/O e não sei como instalar e nem se esta funcionando . já coloquei no pc mas deu um monte de conflito depois que instalei

queria saber se alguem saber como se instala e configura os jumpers, se tem manual dele na net ,porque eu já procurei e não achei nada.

a marca parece ser : TROPCOM industria brasileira TRMULTI 1712374. E do outro lado TROPCOM ind. brasileira  CGC58344706/0001-50

a placa contem uma porata paralela e uma serial

agradeço pela a atenção

e espero que alguem possa me salvar dessa encruzilhada  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa dever ter uma série de jumpers de três pinos, que habilitam/desabilitam os subsistemas (lpt, com, ide,etc). Não há nenhuma indicação? Se não tiver, aí vai ser trabalhoso. Se a placa deu um bocado de conflitos, ótimo! :) Isso significa que os dispositivos dela funcionaram e estão brigando com os on-board. Mas o que você quer desta plaquinha? A porta IDE, a LPT? Vai tentando desabilitar tudo menos um e vê o que esse um deixa ligado, vai tentando até acertar (eu disse que era trabalhoso) e não esquece de desabilitar no BIOS o dispositivo que você quer da plaquinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Obrigado erimouse1  fiz tudo aquilo que voce me disse e deu certo , não estava com muita esperança já que aquela placa foi praticamente tirada do lixo , só uma coisa ficou ruim , quando escaneio pela porta lpt2 a imagem sai meio amarelada mas ela esta funcionando muito bem para o que eu vou usar.

Muito obrigado.

não sei muito mas qualquer coisa estou a dispor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com o mesmo problema, estou precisando do manual de uma controladora para poder fazer o jampiamento, para habilitar a LPT2 só que não sei. O fabricante da mesma e a TANS CO LTD e o FCC é JP7 alguma coisa, mas dar para encontrar o fabricante. qual seria melhor maneira de habilitar uma LPT2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola matias

Eu consegui fazer isso com a dica acima do nosso amigo.

eu aconselho que voce faca o mesmo.

Configure os jumpers tirando todo os conflitos ( provavelmente nos primeiros sao Fdd ide com e paralela .

Na configuração voce tera que fazer de uma forma que a sua impressora continue funcionando normalmente. ai voce vai no painel de controle e tenta instalar novo hardware se a parecer uma porta de impressora beleza.

Ai é so ir em sistema e configurar ela .

Caso voce tenha conseguido fazer as duas funcionarem mas a impressora esta na lpt2 voce tera que ir no setup e modificar 278/378 ou vice-versa.

Espero que outros amigos te ajudem pois eu não sei nada tanto que fiquei o dia todo tentado varias configurações de jumpers.

Tente achar o manual dela na internet

Boa   sorteDe retorno   :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, GHz, desconfiei que poderia ser a placa, então, peguei outra que tinha o mapa dos jumpers, ai desabilitei todos menos JP 9 e JP10 que eram da prit e da LPT, coloquie no islot ISA reineciei o computador, só que não detectou, ai fui no painel de controle i adicionei um novo hardware e também não localizou. o que que eu faço? estou precisando desta porta para instalar um joystic de PS para micro e ele usa a LPT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

??? Se essa for parecida com a minha placa voce tera  que desabilitar o jumper9 se não funcionar voce tera que tentar outra configuração do jumper

Como eu disse eu sou novo nesse tipo de coisa e tive muito trabalho com certeza com o manual dos jumpers e um pouco de cautela voce ira desvendar o segredo

Queria muito poder te dar uma luz mas por hora é só o que posso lhe dizer

Descupe e tenha uma boa sorte

Va com calma foi difícil depois de conseguir fazer a minha placa funcionar configurar ela como lpt2 por que ela só ficava como lpt1

Va tentando e retorne

Boa sorte :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah eu esqueci de uma coisa

va no bios ( o erimuse disse para desbilitar o que eu queria da placa mas eu não entendi então eu fui no setup e Abilitei a conexao ISA ai sim a placa funciona )

Ai é só fazer do mesmo jeito que voce esta fazendo.

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ajuste de SPP ou ECP é feito pelo controlador da placa; nas placas-mãe com ide onboard, pode-se ajustar para um modo mais lento para manter compatibilidade com equipamentos antigos. Se esse ajuste existir na sua placa, será por jumpers, mas eu não creio que haja, pois essas placas são antigas pacas e antes do lançamento da ECP (acho). Muito tempo atrás, peguei de um compaq ou IBM uma plaquinha da epson que é só paralela, com ajuste de LPT1 ou 2  e SPP ou ECP, mas nunca vi delas pra vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...