Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
ETc_Gabriel

Dióxido de carbono (CO2) pra resfriar?

Recommended Posts

Eu trampo numa empresa de extintores... e o Gas carbonico resfria pka!!!

mais... seria possivel fazer un duto de cobre dentro do pc pra resfriar meu a64?

new sistem found!!!!

Athlon 64 3000+ 754pin. 2.0ghz

mem kingston pc3200 1gb (2x 512)

HD Seagate barracuda 120gb

GF 6200 128Mb

AOC 15' LCD LM522

Case: Xclio +(Janela + neon + som by MatrixSoft PCTuning)

ETc_co!

ETc_Gabriel...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, demorei mas lembrei.. :bandeira:

O CO2 do extintor sai gelado pois ele está sob alta pressão.

você pode seguir a lei geral dos gases, mas to enferrujado nisso e não achei bem a explicação. :looka:

Como há uma rápida descompressão e a energia do sistema é liberada com o repentino e grande aumento de volume, o que obriga a temperatura a cair, senão dá erro na matrix, paus em leis físico-químicas e isso acabaria com o universo heehehe :devil:

Se você for usar o gás direto no seu pc você vai danar ele porque ele sai em pó certo? Então os coolers iam todos emperrar até o pó evaporar, es você pensou em usar um sistema echado como uma geladeira, bem, seria melhor você adaptar um frigobar de case, que de quebra você gela a birita !! :-BEER

qualquer dúvida pergunte que eu procuro..

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Sabe-se que para uma substância passar do estado líquido para o estado de vapor é necessário fornecer-lhe calor durante um certo tempo, até atingir a temperatura de evaporação da substância. Esse é o princípio básico da refrigeração, ou seja, toda substância ao evaporar rouba calor. O fluxo de calor sempre ocorre de uma fonte mais quente para uma mais fria, e nunca ao contrário, como rege a 2º lei da termodinâmica. Sendo assim, quanto maior for a diferença de temperatura entre essas duas fontes, maior será o fluxo de calor.

o CO2, possui uma otima propriedade refrigerante (-378kj/mol), porém seu ponto de ebulição é a -78ºC, agora você me pergunta e o q isso tem haver ?

como foi dito: toda substância ao evaporar rouba calor, pensando um pouco você teria que deixar ele liquido, para deixar ele liquido teria q resfriar ele a menos 79 ou mais, para você refriar um gás você simplesmente comprime ele, para você comprimir o CO2 que é mais denso que o O2 teria que ser uma pressao muito alta... sem contar que você precisaria de um compressor etc, ou seja muita coisa para um simples PC

sem contar o risco de ter um sistema de alta pressao ao seu lado, qualquer falha e ele pode explodir, estourar e etc...

tambem é um gás de asfixiamento quimico, em caso de pequeno vazamento e em lugar fechado, você poderá morrer sufocado

ou seja uma pessima ideia para sistemas pequnos, grandes frigorificos ou grandes sistemas de resfriamento usa o CO2 (sistema da Sadia usa)

um sistema q poderia ser adaptado mas nunca irá entrar em vigor é o por amonia, caso algum de vocês já viram geladeira q funciona sem eletricidade sabe do q eu estou falando.

mas porque toda essa dificuldade... põe um cooler BOM ou um watercooler que você com cerveja vai gastar menos.

espero ter esclarecido o porque você não conseguiria fazer esse sistema,

valeu~

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quiser inventar pode usar o nitrogenio liquido ou um moto de geladeira. Tem um topico falando disso e inclusive um link ensinando a colocar um motor de geladeira.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....T&f=36&t=364735

Compartilhar este post

Link para o post

Po minduim, c me bagaçou :bored:

Mas beleza eheheh se você sabe mais não tem porque não escrever :-BEER:bandeira:

So emendando um detalhe: a -79 pode haver o "cold bug".. então vai de cooler normal ou watercooler !

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Evandro Xita@22 de fevereiro de 2006, 03:35

Po minduim, c me bagaçou :bored:

Mas beleza eheheh se você sabe mais não tem porque não escrever  :-BEER  :bandeira:

So emendando um detalhe: a -79 pode haver o "cold bug".. então vai de cooler normal ou watercooler !

desculpa, mas quis explicar nas melhores das intenções..

é que eu trabalhei um tempo com refrigeração e aprendi bastante no ramo

mas hoje em dia o pessoal usa os Freons ( o mesmo q gás q vai na sua geladeira) existe varios tipos de gases refrigerantes.

como o cara posto ali em cima você poe pegar motor de geladiera veia e montar

um.

se você tiver interesse e montar um , tire fotos e volte a postar ; )

eu já vi um sistema que o pessoal "blinda" os componentes e joga oleo refrigerante dentro e um gabinete fechado

segundo os testes funciono bem oO, se você fizer um overclock da para fritar um ovo hahaahhaha

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já vi esse do oleo. É assim os caras fizeram um gabinete de acrílico vedado e dai encheram ele de oleo de cozinha, é claro q tiraram os coolers ne. e a temperatura ficou beleza.

Compartilhar este post

Link para o post

De boa ehehehhe

Eu passei com 5 em fisico-quimica.. então não to muito bom nisso de qualquer jeito..

Sou mais a ideia de usar um frigobar..

Se regular pra uns 5ºC e colocar uma boa dose de sílica pra retirar a umidade (ou aquele carvãosinho que nossas mães põe na geladeira) acho q roda sossegado.. fora gelar a :-BEER .

mesmo assim, vale a pena?

O gasto de energia de um sistema dessas seria considerável, e adaptar um compressor só pra esfriar o processador acho mei q exagero..

Um Watercooler já esfria pra kcilda..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais