Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conhecimento Zero no Linux!


ferjor

Posts recomendados

<_<

Caros amigos!

Essa semana decidi estudar sobre o Linux.

Tenho Cds do Kurumin 5.1, Ubuntu 5.04 e DSL (Damn Small Linux).

(...)

Realmente, o Kurumin rodanda a partir do CD foi a distribuição que mais me impressionou!

Porém, tive tantos problemas com ele ao instala-lo no HD ( tentado usar o script tamuitolerdo ...) e não consegui de modo algum instala-lo com o gerenciador de janelas FluxBox ( mais leve! ) que larguei de mão! ( A Opção de instalar no HD a partir do Fluxbox não funciona! Só funciona a do KDE... )

Rodando do CD... considero o Kurumin muito melhor que o Ubuntu... pelo menos, para mim, um iniciante! e o DSL é maravilhosa!

Porém, achei todas as versões pesadas... ( Deve ser o KDE e o Gnome ) e o DSL não consegui fazer rodar num Celeron 566Mhz com 192MB...

(...)

Estou realmente frustrado com essas distribuições... e não estou com saco para testar mais! ( O tempo que demorar... baixar... perder um cd pra cada... não compensa! )

(...)

Pelo o que entendi: O kernel é o próprio Linux e ele é ao mesmo tempo os drivers ( cada versão é que traz novas compatibilidades nativas com hardware! )

E o Bash é o interpretador de comandos do Linux.

Se eu estiver certo... Gostaria muito de saber se tem como instalar apenas os dois!

Como já tenho o CD de outras Distros.... não preciso de um programa para Particionamento e Formatação!

Já tenho um HD particionado em ReiserFS e Linux Swap!

Irei precisar também do Lilo?! ( Ele não é nativo do Kernel... certo? )

Em outras palavras... quero instalar o mínino necessário!

Quero começar do começo!

Quero instalar justamente aquilo que dizem... que para rodar um linux... basta um 386 com 4MB!

Na verdade, tenho um Pethium 100 com 16MB! Que quero usar justamente para isso!

Interface gráfica... só tentarei utilizar no Celeron 566 com 192MB!

Mas quero fazer tudo aos poucos!

Tentei ler o FOCA... mas o achei enfadonho... não responde às minhas perguntas!

Quero saber como "os homens que eram da época em que os homens eram homens e faziam tudo no dedo!" instalavam o linux!

Se possível... Receita de Bolo!

Mas por favor, não me venham com mais distribuições... <_<

Quero aprender e fazer as coisas bem feitas!

(Aos poucos quero instalar mais coisas... mas instalar apenas o que EU quiser! E não o que vier em distros... Quero também ... construir um sistema leve!) :stupid:

Se alguém puder me ajudar... :-BEER

Desde já, agradeço!

Muito obrigado!

e

Muitas felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, instalar Kernel Linux + Bash vai adiantar de anda, porque vai faltar um monte de libs....

Se quiser o mais leve possivel, ira ter que instalar o modo server (que não tem modo gráfico). Ou seja o que pesa é o Window manager.

Mas como você é um iniciante e quer instalar um server ... Boa sorte .. :P

O negócio e testar outras distros. Não tem jeito....

(Aos poucos quero instalar mais coisas... mas instalar apenas o que EU quiser! E não o que vier em distros... Quero também ... construir um sistema leve!)

uau! quer se juntar a mim não ? to criando uma distro ... e tambem voce deve ser muito paciente né ? ir instalando livraria por livraira :unsure:

la vai a minha dica final:

cara, usa alguma outra distro, bate a cabeça, arranca cabelo, mas aprende a mexer. Se quiser algo mais personalizavel, use o Slackware, no Setup dele voce pode escolher o que quer instalar ou não beleza ?

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo,

você teve um grande poder de convencimento neste pequeno trecho de texto!

Sim... eu ainda não desisti da minha ideia de CONTROLAR O MUNDO! :devil:

Ops!

Me escapului... :wacko:

opa, quis dizer:

Ainda gostaria muito de ser capaz de instalar apenas o mínimo do mínimo!

Mas vou gastar minha bala com esse.. Slackware!

Vou deixar baixando essa madruga... E amanhã tento instalar!

E, por favor, torçam pra mim aprender!

Se aprender... vou ajudar os Malditos! Os Velhos e fracos PCs! :devil:

A nova versão do Slackware roda em um Celeron 566 com 192MB, tranqüilo?!

Obrigado e muitas felicidades!

:bandeira:

(Obs.: Eu vou ter que baixar os 4 Cd´s?!?!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou baixando o Slackware 8.0! imagino que seja mais leve...

E pela fonte que encontrei...

Um CD é de Instalação! ( è o que estou baixando!)

Um é de Fontes! ( Imagino que seja os códigos fontes... nem preciso!)

E o outro é de Extras! ( Nem precisa também né?! )

Vou lá!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dexeu ver...

você quer instalar só o bash e o kernel é?

não quer frescurites instaladas junto?

quer fazer o sistema do seu próprio jeito?

adoraria q os programas que você usa fossem compilados para o SEU sistema, de acordo com as SUAS necessidades, e não para um 386 genérico?

gostaria de ter controle total e completo sobre o seu sistema?

é um maniaco por velocidade?

procurou em varios SO e não achou o q queria?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!

junte-se a mim e a vários outros felizes usuários que atingiram velocidade orgásmica no sistema e possuem dominio completo sobre o software instalado (o q é ótimo, porque pelo menos temos ALGUMA COISA q nos obedece).

www.gentoo.org

"Porque um sistema operacional é uma ferramenta. Ele deve nos servir, e não o contrário. Se você não gostar do modo como as coisas são feitas, faça do SEU jeito."

         (__)
        (oo)
  /------/
 / |    ||
*  /---/
   ~~   ~~ "Larry the Cow needs YOU!"

Veja relatos sobre como o Gentoo mudou a vida de muitas pessoas:

- “Existem muitas etapas envolvidas em turbinar seu sistema linux - e é realmente um trabalho de arte faze-lo - eu usei muitos kernels diferentes e toda a sortes de combinações de otimização. Ontem eu usei finalmente -noatime e -notail para meu sistema de arquivos reiserfs: O maior ganho de desempenho que eu já vi - agora eu posso ter o gnome2.2 funcionando usando o gnome-terminal compilando o último j2sdk direto da fonte (agradável - n 19) enquanto navego com mozilla e deixo o e17 funcionando em uma sessão separada com dois eterms e rodando o Unreal Tournament em velocidade total (e isso ainda com um web server de apache que funciona para meu pseudo-domínio dos dyndns e um mysql para meu software da máquina de respostas para minha placa isdn - que se mantem a par de todas as ligações que eu recebo e controla meu programa de agenda telefônica e um servidor ntfsd/sshd/dhcp/squid)…”

- “... e eu gostei da ideia de rodar um sistema que não fosse compilado para un 386.”

-"É, eu realmente não compreendo todas as queixas sobre a demora para instalar o Gentoo. É como queixar-se sobre sua Ferrari porque o envio veio de muito longe. “

-“Eu tenho um pouco de saudades do Debian. Eu queria que ele tivesse uma otimização para i686. Eu queria que ele tivesse características como os FLAGS ou do “rc-update” ou variavéis de USE. Mas ele não tem.”

Postado Originalmente por Chuck Norris

Eu uso Gentoo!

P.S.: com exceção da parte dos relatos, esse post é sério tá. da uma olhada nessa distro, pode ser o q você está querendo.

post-30996-13884905164337_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei disso: :-BEER


Gentoo 2005.1 Minimal install CD
(around 60 megabytes depending on arch)

:D :D :D

estou baixando!

Vamos ver!

(O Slackware... caiu a conexão duas vezes [ não da minha ADSL... mas do Servidor... ] desisti! ehehe )

Vamos ver se agente se arrepia!

Muito obrigado!

Eu sei que agora irei trilhar um caminha do sofrimente, tristeza e abdicação! Para poder seguir o sagrado conhecimento do linux puro! :stupid::P

Muito obrigado!

:bandeira:

(Até mais tarde com as dúvidas de instalação! :-BEER hahaha!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso dar uma dica?

a instalação do Gentoo com o full CD install é o caminho do sofrimento, dor, humilhação, tortura e agonia.

a instalação do Gentoo com o minimal CD install é a maior insanidade que alguém pode fazer...

tanto é q não é recomendado você fazer uma instalação do Gentoo a partir do Stage 1, a menos q você seja desenvolvedor...

no full Cd install você já tem tarballs de stage 3 (sistema minimo para o funcionamento) preparadas para cada arquitetura, assim pelo menos você sai do zero pra construir o sistema.

uma instalação a partir do stage 1 lhe dá um ambiente chroot partindo do live CD e um compilador C (o gcc). a partir daí você se vira. crie seu bootstrap, crie a árvore de diretórios, construa o ponto zero, porque nem isso você vai ter. tenha o prazer de criar totalmente um sistema linux, mas lembre-se: você, como bem disse, é iniciante. não tente pegar um bocado maior do que pode aguentar (tradução: não se meta a besta).

caso você realmente queira partir desse ponto, fique a vontade. sinta-se perdido, não consiga sair do lugar, chore, se descabele, ameace o computador de morte (melhor: bata no computador. ameace o gentoo de morte. lembre-se do principio básico da informatica: Software é a parte q você xinga, hardware é a parte que você bate), e, por fim, venha pedir ajuda no fórum.

SE você fizer isso, eu vou me limitar a apontar o dedo pra você e rir, enquanto digo "Eu avisei..."

caso você siga minha dica, aproveite q no site do Gentoo eles tem um excelente repositório de instalação em PORTUGUS (portanto não existem desculpas pra não ler), e nesse repositório inclui-se um manual COMPLETO de instalação do Gentoo (partindo de Stage 3. Stage 1 não tem manual, porque eles já sabem q se você estiver fazendo uma instalação a partir do Stage 1 é porque você é muito fodalhão e não precisa de manual nenhum. boatos dizem que Chuck Norris foi a única pessoa q já fez duas instalações do Gentoo a partir do Stage 1 e sobreviveu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tem stress, se você instalar o Gentoo com o full CD install você vai ter apenas o kernel, o bash e os aplicativos básicos para iniciar o sistema, além de uma ferramenta exclusiva do Gentoo bastante interessante chamada Portage, que permite q você baixe, compile e instale programas sem (muito) stress... portanto, é exatamente o q você quer.

o problema do Stage 1 é q nem isso ele dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Supermouse@27 de março de 2006, 11:02

ué, non gostou do Gentoo?

esse dizinha não é um liveCD também? roda normal, com ambiente grafico no podrão? (é assim q eu chamo maquinas assim... eu também tenho uma :D)

É sims!

O meu maior problemas... acredito que seja o servidor X!

Em todos os 4 pcs que testei todas as distros LiveCD que tenho ... apresentam algum problema....

porque eles vem com taxas de atualizações tão altas?!

Queria sempre entrar em 800*600*60hz! Só issO!

Taxa de atualização horizontal.. eu nem imagino! hehehe!

Eu sei que Ctrl + Alt + ± ! Aumenta/Diminui a Taxa de Atulizações em algumas distros!

Mas o que mais gostei do Dizinha... é que além de leve... e diferentemente das outras distro! Quando se vai salvar no HD ele pergunta se você quer usar um padrão diferente para a ver. do HD! E aí sim! Eu instalei e não tive mais problemas!

Em geral, os valores vem sempre setados em números muito altos... E não aceitam abaixo!

Em geral, aperecem refresh 73! Muito alto! E não deixa baixa-lo em modo gráfico, pelo menos! :D

E este é um dos meus maiores problemas! eheh!

(...)

Agora sobre o Gentoo!

Meu problema foi tempo! Estava trampando e estudando! ######!

O Dizinha eu instalei tbms... porque vinha com o GCC nativo! :D ! O DSl, que é outra distro que curto, não vem! E nem o Kurumin!

Mas eu andei pesquisando! e acho que o

Gentoo, Slackware e Debian sejam as melhores distro para mim!

Claro que não no momento! Mas a medida que for aprendendo!

E para esta jornada... já baixei uma pancada de outras Distro!

Quero brincar ainda com as Distros que RODAM SOBRE o MS-Windows e com as Distros que rodam sobre UMSDOS file system!

Depois brincar com as distro Muito fácieis... e ir pegando a manhã aos poucos! Devagarzinho!

Até chegar no TRIO: Gentoo, Slack e Debian!

E quem sabe... um dia contribuir com uma distro! Do jeito que eu queria que fosse uma para mim hoje! :D

Mas eu ainda não sei nem o que é STAGEBALL!

estou no começo da caminhada ainda!

Muito Obrigado pelas Ajudas! e Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu nome agora é STRESS!

Instalei o Debian NETINSTALL

( O dizinha não vem o GCC completo com NCURSES...e deu pau depois que eu tentei instalar! :aranha: )

tá...

estou com o Debian aqui... acho que o GCC tá instalado e tal! já rodei o emacs em modo texto... já instalei o links e o lynx tbms... e tal! só o modo grafico que não abre!

não sei porque... mas ao que tudo indica ... não estou podendo salvar ( escrever no disco ) as configuraçoes...


df -h

Meu HD tem 4GB, 1.9GB ocupados e 2.1GB livres... tentei, no DSL...


vi /etc/X11/XF86Config

Para criar o arquivo... deu erro que o HD estava cheio!

No Debian, quando uso o

xf86cfg

xf86cfg -textmode

dpkg-reconfigure xserver-xfree86

Minhas opções nunca são salvas.

Incluse... aparece que não foi possivel escrever... no arquivo.

E ele nem ao menos existe!!!

Claro, eu sempre me logo como ROOT! e o prompt tá sempre # !

Gostaria tanto de rodar um modo grafico! ehehe

(...)

E eu grilo! eu grilo muito!

Eu acho que sou eu que tenho que mandar na maquina! E não o contrario!

Eu mando gravar! e ao #$#%!%!@!#@!#¨% da mae !@#$#%¨%#@!#@!#@ do juiz !#@!@#$!$$ do linux não salva!

Eu grilo!

Gostaria de saber se tem como eu fazer uma Distro pessoal, usando o Knoppix... que venha com :

Nedit,

EMACS,

GCC,

Bibliotecas livres para C, como a NCURSES,

E um gerenciador de janelas muito leve?! Existe algo mais leve que o FluxBox?!

Eu gosto das coisas muito leves e muito simples!

Gosto das coisas que rodam 386 com 4MB de RAM! sem HD! :aranha::devil::chicote:

não quero nada buntinho! Quero extremamente rápido, funcional e portavel!

Sera que eu sofro muito para fazer um CD Boot´avel assim?!

Alguem poderia pelo menos me dizer o que devo apredner a fazer antes de tentar a fazer uma distro assim?!

heheh

de qualquer forma, gostaria de ligar o modo grafio do debian!hehee

Muito obrigado!

:bravo:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser fazer uma distribuição só sua de modo fácil, use o kurumin:

1 - instale o kurumin no hd

2 - confiruge a internete e atualize os pacotes com o apt-get update e kpackage

3 - instale os programas que você quer pelo apt-get ( #apt-get install "nome-do-programa")

4 - pegue o script para ramasterizar o kurumin instalado no hd:

krmhdremaster-1.5.sh

o script tá todo em portuquês.

de uma olhada também no forum do kurumin sobre ramasterização do hd:

www.kuruminlinux.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...