Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VAC em fontes de alimentação DC


mauricio_martins

Posts recomendados

Por estes dias montei a minha fonte de bancada (3.3 a 30Vx2.5A) regulada com um LM723. Até aí tudo bem... o problema apareceu foi justamente quando sem querer passei o multímetro para VAC e pluguei na saída da fonte. O mais incrível é que a tensão lida é basicamente o dobro da lida na escala VDC. Intrigado com isso, comecei a verificar outras fontes e para a minha surpresa todas as fontes de transformadores (eu não tinha nenhuma chaveada em mãos) apresentaram a mesma características...

Lanço a pergunta: Que raio de tensão é essa? Como não tenho um osciloscópio fica difícil para eu saber o quanto tenho de ripple na fonte.

Att,

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta a usar um voltimetro analogico , certo ?

sendo assim este não é mais que um voltimetro DC com um rectificador

Para medir os valores te tensão eficaz e dado que a corrente só circulano circuito durante metade do ciclo, o circuito indica esse valor quando ligado a tensoes continuas.

se quer tirar a duvida ligue um condensador de .1uF em serie com o voltimetro e vai ver que isso deixa de acontecer dado que o condensador bloqeia a componente continua .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Eu uso um multímetro digital. O problema não é basicamente a retificação ou o medidor... o buraco é mais embaixo... O meu retificador é um GBU4J (Ponte) com um capacitorzao de 6600uF, com regulação usando LM723 e driver para 3A (limitei em 2.5A) usando um 2N3055. Apesar de obter as tensões DC na saída da fonte do jeito que eu gosto, ainda consigo enxergar uma componente AC com a intensidade do dobro da CC. Só que não só com as minhas fontes, com qualquer outra...

De onde vem isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mauricio_martins@12 de fevereiro de 2006, 00:47

Não. Eu uso um multímetro digital. O problema não é basicamente a retificação ou o medidor... o buraco é mais embaixo... O meu retificador é um GBU4J (Ponte) com um capacitorzao de 6600uF, com regulação usando LM723 e driver para 3A (limitei em 2.5A) usando um 2N3055. Apesar de obter as tensões DC na saída da fonte do jeito que eu gosto, ainda consigo enxergar uma componente AC com a intensidade do dobro da CC. Só que não só com as minhas fontes, com qualquer outra...

De onde vem isso?

fiz a mesma medida com a minha fonte e com voltimetro analogico isso verifica-sa

com os dois digitais que tenho a tensão é zero

o seu voldimetro deve ser diferente dos meus

mas faça a experienciaque lhe indiquei , colocando um condensador em serie com o voltimetro

ou então faça e experiencia que o Meiraneto indicou e veja o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@12 de fevereiro de 2006, 12:42

Tenho aqui uma fonte de alimentação linear de 1,5v a 20v por 5 Amperes que montei, usando o CI LM1084 para estabilizar a tensão.

Com o meu multímetro ditital, modelo ET2082A da Minipa, na escala de ACV, indica 0v na saída.

to afim de comprar um lm1084 também, quanto custa mais ou menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal,

depois de ficar alguns dias fora, longe dos projectos, estou de volta e coletei as sugestões de vocês. Bom, infelizmente meu multimetro está com a linha VAC fumada (queimada).

Constatei quando ao testar VAC de um conjunto de 4 pilhas AA, a porcaria me deu o dobro da tensão (12V)... Não abri o multimetro para ver o que aconteceu e tentar reparar o meu velho de guerra (o tenho por mais de 12 anos). Marca Every Green.

Bom, só me resta comprar um multímetro novo!

Legal o LM1084. Gostei das especificações. quando eu tiver que fazer um upgrade da minha fonte de bancada, vou considerar este integrado. 5A sem precisar de 2N3055 é sempre bem vindo! :)

Best regards,

Mauricio Costa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@12 de fevereiro de 2006, 12:42

Tenho aqui uma fonte de alimentação linear de 1,5v a 20v por 5 Amperes que montei, usando o CI LM1084 para estabilizar a tensão.

Com o meu multímetro ditital, modelo ET2082A da Minipa, na escala de ACV, indica 0v na saída.

desculpe a pergunta

mas como consegue esses 5 amperes com o lm1084

e a dar 1,5 v a 20 v lineares ?

qual a tensão de entrada ?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...