Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest Thiago

Palm m130

Recommended Posts

Guest Thiago

Veja esta notícia apresentada no site: http://www.palmbrasil.com.br/noticias/index.html

26/08/2002 - Desde o dia em que a Palm admitiu que o m130 não apresenta as 65,536 cores, e sim 58,621, que os usuários estão discutindo sobre o assunto e muito tem sido dito.

Segundo informações dos engenheiros da Palm, o m130 utiliza uma tela de matriz passiva capaz de apresentar 12 bits de cor, ou 4.096 variações por controle de frame-rate, e 58.621 pela técnica conhecida como dithering.

Com a técnica de frame-rate um ponto pode mudar rapidamente de cor, e o olho então vai ver uma cor resultante, como passar de vermelho para branco e obter rosa. Praticamente todos que utilizam a tela STN usam também essa técnica.

Com a técnica de dithering a Palm conseguiu ainda combinar um mix de cores em pontos adjacentes aumentando assim a percepção das cores.

Essa combinação de técnicas resultou em uma quantidade menor de cores do que foi inicialmente imaginado pela Palm.

Uma tela de 16 bits obtém 65,536 cores, ou 32 tons de vermelho, 64 tons de verde e 32 tons de azul. A Palm acreditou ter chegado nesse nível de tons com o m130, mas verificando os algoritmos ela percebeu que obteve 58,521 cores, ou 31 tons de vermelho, 61 tons de verde, e 31 tons de azul.

Antes de apresentar a imagem é utilizado ainda um buffer para a tela, e essa parte do m130 trabalha com 16 bits de cor, ou 2 bytes para cada ponto, as aplicações também recebem a informação que essa é a quantidade de cores possíveis, e com isso o resultado acaba sendo bom, sem ficar limitado nos 12 bits. Além disso o que se utiliza na grande maioria dos programas atualmente é uma paleta de 230 cores, muito menos do que as 4096 cores possíveis com 12 bits, e assim a perda real para quem possui o m130 é bastante limitada, apesar de toda a discussão gerada.

E ao contrário do que foi revelado inicialmente, a Palm parece estar estudando uma forma para compensar seus clientes. Fonte: Palminfocenter, brighthand, Cnet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×