Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenda sobre Celeron


kickass

Posts recomendados

Sempre ouvi o papo que Celeron é lento e bla bla bla..

O fato é que um Celeron D 64bits (775) custa quase metade do preço de um P4 (775) de mesmo clock.

Tive oportunidade de fazer testes na casa de um amigo e vejam os resultados:

Usada mesma máquina (placa-mãe com chipset Intel 915, memória 512 etc) teste no PCMark 04.

Celeron D336 de 2.80Ghz = 3711 pontos no PCMark 04

Pentium 4 506 de 2.66Ghz = 3611 pontos no PCMark 04

Fizemos testes com o 3DMark 2003 usando a mesma placa de vídeo (on board do 915 intel)

Celeron D336 de 2.80Ghz = 1015 pontos no 3DMark 2003

Pentium 4 506 de 2.66Ghz = 1010 pontos no 3DMark 2003

O P4 tem cache de 1MB e o Celeron 512Mb.

É clock um pouco diferente mas é o que dispunhamos para teste.

Seria somente jogada para Intel ganhar mais vendendo um processador mais lento só por causa do nome ?

Fica o desafio de alguém usando a mesma máquina (trocando apenas o processador) comprovar a "incrível" superioridade do Pentium para justificar o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendo porque você disse aquilo no outro topico. É realmente incrivel e conpensador comprar um celeron. Faz um tempo que ouviamos falar que o celeron era ruim realmente era mas a algum tempo li sobre Celeron que não era mais o mesmo muitos falam que até um sempron é melhor do que o celeron mais eu guestiono pois não possue teste para comprovar isso. Alias o A64 fica praticamente igual ao P4 e as vezes perde como é o caso do ponto flutuante. Não escolhemos o melhor processador, escolhemos o melhor custo benefio.

Acredito que o Celeron esteja igual ou até mesmo ganhando do Sempron mais niguem faz um teste.

Imaginem um P4 3 GHz competido com um A64 3000+ e depois um P4 contra um sempron 3400+ tenho certeza que o Sempron perderia agora baseado nos seus teste podemos dizer que o Celeron pode sim ser bem melhor que Sempron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kickass,

O Celeron D e o Pentium 4 estão voltados a diferentes segmentos do mercado,

Os Pentium 4 mais atuais possuem HT, 2MB de L2 e FSB de 800MHz,

Os Celeron D não possuem HT, tem 256kb de L2 e FSB de 533MHz

O Pentium 4 é bem mais caro que os Celeron D, e para quem não pode gastar muito e usa a internet, word ou faz testes 3D com uma placa de video onboard a diferença não vai ser muito grande, mas para quem tem grana e precisa editar videos e imagens, compactar arquivos, etc a diferença vai ser bem significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EduardoS@24 de fevereiro de 2006, 22:06

kickass,

O Celeron D e o Pentium 4 estão voltados a diferentes segmentos do mercado,

Os Pentium 4 mais atuais possuem HT, 2MB de L2 e FSB de 800MHz,

Os Celeron D não possuem HT, tem 256kb de L2 e FSB de 533MHz

O Pentium 4 é bem mais caro que os Celeron D, e para quem não pode gastar muito e usa a internet, word ou faz testes 3D com uma placa de video onboard a diferença não vai ser muito grande, mas para quem tem grana e precisa editar videos e imagens, compactar arquivos, etc a diferença vai ser bem significativa.

Uau, isso é exatamente o que é divulgado pela Intel. Isso foi tirado da cartilha da Intel de como escolher o seu processador. É exatamente o que o fabricante quer que voce pense para enfiar a mão no bolso e gastar muito mais por um processador.

Concordo que toda tecnologia inovadora é colocada no Pentium e depois de um tempo vai para o Celeron. Por exemplo, coisas que só encontra no Pentium: HT, Cache 2M, FSB 800...

Eu estou argumentando com fatos, números. Se o Pentium 4 2.66 é bem mais caro que o Celeron 2.8, devia ser mais rápido. Não é. Que venham as provas !! :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kickass, esse teste que você fez não prova absolutamente nada. Tá na cara que a placa de vídeo gargalou tudo, 1000 pontos para o 3dmark 2003 é pouco demais, praticamente nada.

você teria que realizar outro teste com a mesma placa mãe, mesma memória e mesmo O.S. (nas mesmas condições) só assim você poderia chegar a um veredito. Ah e faltou dizer usar outros programas para benchmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(

poxa... já estava me convencendo q os celerons sao melhores q pentiuns...

po meu, o cara dizer q celeron ganha de Sempron????

aí, pentium ganha dos athlons???

:angry:

qual realmente é melhor???

particularmente não curto celeron desde sua existencia... porém tem melhorado bastante devido a tecnologia dos pentiuns estar cada dia mais em desenvolvimento...

o q não ker dizer q seja melhor q pentium...

o q não ker dizer q eu trocaria um Sempron 2800+ por um celeron d 2.80

ou trocaria???

:muro:

celeron sao bons processadores por serem intel, nada mais...

hehe

levando em conta seus testes fareis outros por que, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de eu gostar MUITO da AMD eu tenho q admitir, o Celeron D é MAIS CUSTOXBENEFICIO que o Sempron 754... Por que?

Acontece é que o Celeron D depende MUITO do CONJUNTO...

Eu montei um Celeron D 320 2.26ghz em uma placa-mãe com FSB800 e dual channel, não lembo o modelo, mas era ASUS.

Sem mexer no Vcore eu setei o FSB pra 800 e ele ficou a 3,4ghz... Com as memorias em dual channel...

Só sei que eu fiz uns testes basicos e pro Sempron E6 3000+ que eu tenho aqui tive que acelerar ele a 2.6ghz pra ficar equivalente com o Celeron D [email protected]...

Pra mim isso é mais custoxbeneficio, fora que o Sempron não é qualquer 1 que chega a 2,6ghz com vcore original, já o Celeron D 3,4ghz é fixinha pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que o celeron ganhou aí foi por alguma coisa tp a latência do cachê l2,porque quanto mais cachê mais lento o cachê fica,talvez o cachê do celeron rode numa latência mais baixa que o do p4....

E qual o núcleo desse Celeron D?

Os Celerons D prescotts possuem apenas 256kb de l2,esse celeron D não seria ceddar mill?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@02 de março de 2006, 23:44

Apesar de eu gostar MUITO da AMD eu tenho q admitir, o Celeron D é MAIS CUSTOXBENEFICIO que o Sempron 754... Por que?

Acontece é que o Celeron D depende MUITO do CONJUNTO...

Eu montei um Celeron D 320  2.26ghz em uma placa-mãe com FSB800 e dual channel, não lembo o modelo, mas era ASUS.

Sem mexer no Vcore eu setei o FSB pra 800 e ele ficou a 3,4ghz... Com as memorias em dual channel...

Só sei que eu fiz uns testes basicos e pro Sempron E6 3000+ que eu tenho aqui tive que acelerar ele a 2.6ghz pra ficar equivalente com o Celeron D [email protected]...

Pra mim isso é mais custoxbeneficio, fora que o Sempron não é qualquer 1 que chega a 2,6ghz com vcore original, já o Celeron D 3,4ghz é fixinha pra ele.

mas perai, que testes você fez? o overclock estava bem feito?

em testes sintéticos os processadores Intel se saem melhores mas em testes reais, tipo jogos, super-pi os amd saem na frente, tem vários reviews que provam isso

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/amd%20sempron%203300_041805120401/7252.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/amd%20sempron%203300_041805120401/7226.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Aqui está o link completo do teste, veja a riqueza de detalhes que o site passa:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2395&p=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Celeron D é um processador excelente mesmo. O FSB de 533MHz acaba até ajudando no overclock. Consegui fazer um over de um Celeron D315 para 2.6GHz sem esforço, sem experiência (Foi o meu primeiro over) e era um Positivo Celeron, com Cooler Box e gabinete Mini-ATX! A temperatura ficou em 45 graus, só não fiz mais por que não sabia muito e tinha medo de danificar.

Com um P5WD2-E, esse Celeron D (Principalmente se for um Cedar Mill, com 512KB de cache L2) literalmente voa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@02 de março de 2006, 23:21

Kickass, esse teste que você fez não prova absolutamente nada. Tá na cara que a placa de vídeo gargalou tudo, 1000 pontos para o 3dmark 2003 é pouco demais, praticamente nada.

você teria que realizar outro teste com a mesma placa mãe, mesma memória e mesmo O.S. (nas mesmas condições) só assim você poderia chegar a um veredito. Ah e faltou dizer usar outros programas para benchmark.

1) 1000 pontos em 3dmark 2003 não é pouco. Uma ATI 9250 128MB marca 800 pontos neste teste e a 9250 roda muito jogo fino.

2) O objetivo do teste não é demonstrar uma super máquina para jogo e sim comparar 2 processadores utilizando exatamente a mesma máquina (mesma placa mãe, mesma memória e mesmo O.S. (nas mesmas condições) )

Eu mostrei testes onde o Celeron D 2.8 ganha de longe do Pentium 4 (755) 2.66

To vendo um monte de opinião pessoal baseadas em "achismo". Quero ver fatos ! Provas! . Números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@03 de março de 2006, 16:48

mas perai, que testes você fez? o overclock estava bem feito?

em testes sintéticos os processadores Intel se saem melhores mas em testes reais, tipo jogos, super-pi os amd saem na frente, tem vários reviews que provam isso

A placa mãe foi uma Gigabyte GA-8I915ME-GL Chipset Intel 915.

O teste foi feito sem nenhum tipo de overclock.

Tudo foi mantido. Apenas o processador foi trocado.

Sugira testes que vou tentar fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por SpellForce@03 de março de 2006, 15:27

acho que o celeron ganhou aí foi por alguma coisa tp a latência do cachê l2,porque quanto mais cachê mais lento o cachê fica,talvez o cachê do celeron rode numa latência mais baixa que o do p4....

Não necessariamente, um A64 com 1 MB tem a mesma latência de um Sempron com 128kb,

O problema dos Intel é que a cada novo núcleo a latência do L2 aumenta, mas não diminui quando eles capam o L2 para fazer o Celeron...

Kickass,

O teste 3D não diz absolutamente nada, apenas testou a placa 3D, o resultado seria o mesmo com um A64 FX 2.8GHz ou Pentium 4 EE 3.73GHz,

O PCMark é um bench sintético, não diz muita coisa, nesses benchs geralmente os clocks mais altos vencem, independente de HT, cache, FSB, ou o que for, e o clock de um Celeron 2.8GHz é maior que o de um Pentium 4 2.66GHz.

Para dizer que o Pentium 4 é enganação você devia rodar os programas para os quais ele foi projetado e ver se o Celeron ganha, já testou o desempenho de um banco de dados? Criação de videos a partir de um GC? OCR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EduardoS@03 de março de 2006, 19:10

Kickass,

O teste 3D não diz absolutamente nada, apenas testou a placa 3D, o resultado seria o mesmo com um A64 FX 2.8GHz ou Pentium 4 EE 3.73GHz,

Todo processamento 3D (jogos, etc) utiliza o processador, em menor escala que a placa de vídeo mas não é despresível. A prova disso é que o teste muda bastante o resultado se voce mantem a placa de vídeo e altera o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Plateu@04 de março de 2006, 15:37

Concluindo: Compra AMD

Plateu,

Eu sempre tive AMD inclusive até hoje minha máquina é AMD. São ótimos processadores e eu simpatizo mais com a AMD do que com a Intel, mas precisamos ter a mente aberta. Opinar sobre processador igual opinamos sobre time de futebol só pelo entusiasmo é errado. A questão não é AMD x Intel, ambas tem ótimos produtos e que podem ser comparados por modelos.

Se quer defender o Sempron ou Athlon, manda os números. Vamos comparar dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o que variou foi o processador, acho que testes sintéticos sobre o processador também deveriam ser levados em conta e não apenas o 3DMark

Outro teste interessante de se realizar é fazer o teste com aplicativos... fazer o Photoshop aplicar um filtro, BAPCO, WinRar (ou outro aplicativo de compactação), tarefas mais próximas do cotidiano de muitos.

(Olha, vai dar trabalho... mas você queria uma coisa justa. :P )

Eu realmente gosto do Celeron, ele justifica seu custoxbenefício, mas a verdade é que a Intel tem perdido pontos neste quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@03 de março de 2006, 16:48

mas perai, que testes você fez? o overclock estava bem feito?

em testes sintéticos os processadores Intel se saem melhores mas em testes reais, tipo jogos, super-pi os amd saem na frente, tem vários reviews que provam isso

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/amd%20sempron%203300_041805120401/7252.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/amd%20sempron%203300_041805120401/7226.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Aqui está o link completo do teste, veja a riqueza de detalhes que o site passa:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2395&p=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por prescott3.0ht@05 de março de 2006, 23:00

Foram utilizados aplicativos para testar a placa de vídeo e não o processador diretamente. Refaça o testes com aplicativos que vão dar mais  enfazer ao PROCESSADOR, por ex. o SuperPI

PCMark não é um teste sintético como o SuperPI que testa basicamente capacidade aritimética da CPU.

Celeron D336 de 2.80Ghz = 3711 pontos no PCMark 04

Pentium 4 506 de 2.66Ghz = 3611 pontos no PCMark 04

PCMark 04 é um software de testes que simula operação real de uma máquina (http://www.3dmark.com/products/pcmark04/?tests)

O PCMark 04 faz testes de:

"

File compression

File decompression

File encryption

File decryption

Virus scanning

Grammar check

Audio conversion

Image processing

Web page rendering

WMV video compression

DivX video compression

Physics calculation and 3D

"

O resultado do teste dele é muito muito próximo do que se obtem na operação de uma máquina.

PS. Quem quiser comparar, faz o download do software e testa seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...