Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado bloqueado (Unlock Keyboard)


Posts recomendados

Olá, como estão?

Uma amiga resolveu desmontar o computador. Ao montar, se deparou com mensagens estranhas e não conseguiu utilizar mais a máquina. Me ligou, e a máquina está aqui.

É um K6-2, com 64 Mb de RAM. Abri e verifiquei que aparentemente não tinha nada trocado. Liguei-a, então.

Ao ligar a máquina, me deparei com o seguinte:

1) Contagem de memória

2) Após o POST, são exibidas as seguintes mensagens:

CMOS Checksum bad

Unlock Keyboard

Press F1 to run Setup

Abri a máquina e conferi todos os jumpers, seguindo o manual, os conectores, e tudo mais. Tudo certo. Ela me disse que achava que a bateria tinha problemas. Troquei-a por uma usada, para fazer um teste. Como ficou bem na mesma, resolvi comprar uma bateria nova. Com a bateria nova, a mensagem mudou:

CMOS Battery Low

Unlock Keyboard

Press F1 to run Setup

Nas duas situações, o teclado fica realmente sem funcionalidade, mesmo apertando F1, mesmo apertando Turbo + F11, depois F1, nada funciona.

Troquei, inclusive, a memória RAM, e tentei colocar uma controladora USB para alterar o teclado (que é Mini-DIMM), porém, não obtive nenhum resultado (acho que seria necessário acessar o Setup para configurá-la, de qualquer forma).

Também troquei o Jumper do CMOS, usando o modo Clear por algum tempo, e tudo continua na mesma.

Então, tenho um grande problema. A bateria nova não resolveu (inclusive continua falando que está fraca), fazer o reset da BIOS também não. A controladora para o teclado PS2 não foi detectada, e o teclado está congelado, e não consigo acessar o Setup (já troquei 3 teclados, os 3 funcionam perfeitamente em outras máquinas, mesmo usando Delete, F1, nada funciona).

Já li muita coisa que encontrei em sites internacionais e alguns nacionais, na maioria das vezes o problema bem parecido, sem nenhuma solução aparente.

Será que, ao desmontar a máquina, ela danificou algum componente?

Alguém tem alguma ideia de qual passo eu possa seguir?

O BIOS é AMIBIOS e a placa mãe é PC Chips M598MLR.

A controladora que usei, creio não ser para USB 2.0, ou seja, é um pouco mais antiga. Provavelmente posso conseguir uma mais nova para testes, acham que vale a pena (aí, trocaria o teclado para um USB, e não PS/2).

Muito obrigado, desde já, por qualquer informação.

Abraços,

João Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...