Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como funcionam as caches?


FilipiBh

Posts recomendados

Entendi cara, obrigado!

Agora aproveitando os posts sobre bits, eu queria saber como é o funcionamento entre processador 32bits(ou 64bits) e S.O. 32bits(ou64 bits) (exatamente a relação entre eles).

E porque dá incompatibilidade se os bits do S.O. for maior do que os bits do processador? Já que ao contrário funciona normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os x86 possuem alguns modos de operação, o x64 é uma extensão do set de instruções x86 que é ativada em um dos modos de operação (o "Long Mode"), depois que a BIOS inicia o PC ela passa o controle para o SO, o SO então decide algumas configurações entre elas o modo de operação, se o SO for 32bits ele vai pedir o "Protected Mode", os processadores 64bits possuem esse modo já que o x64 é apenas uma extensão então tudo funciona bem, se o SO for 64 bits ele vai pedir o "Long Mode", se o processador for 32bits esse modo não existe, ai não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _Zarathos_@27 de abril de 2006, 01:44

Ok! Mas enquanto a programação... Se eu desenvolver uma pequena aplicação na plataforma windows XP de 32bits. Ao transferir essa aplicação para windows XP 64bits vai funcionar?

E o que deve ser mudado no modo de programar numa plataforma 64bits?(que será a nova era).

Imagino que quase nada... deverá apenas recompilá-lo para a plataforma.

É muito provável que o tamanho das variáveis mudem...

Por exemplo, em C...

Se você compilar em modo real(16) INT, FLOAT... são espaços menores do que o mesmo código em 32bits!

Acredito que só mude isso...

Por isso a importância da função Sizeof().

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _Zarathos_@27 de abril de 2006, 01:44

Ok! Mas enquanto a programação... Se eu desenvolver uma pequena aplicação na plataforma windows XP de 32bits. Ao transferir essa aplicação para windows XP 64bits vai funcionar?

E o que deve ser mudado no modo de programar numa plataforma 64bits?(que será a nova era).

Uma aplicação compilada em 32bits funciona bem no XP 64...

Se você programa em C++ programar para 64 bits continua igual, a diferença é poder usar as "long long" sem medo e o ganho de desempnho depois de compilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma aplicação em 64 bits,possui um tamanho um pouco maior (os compiladores geralmente aproveitam os novos registradores e tal para aumentar o desempenho) mas não deve passar de 15% na maioria dos programas,mas alguns outros tenho até dó de quem souber do aumento do arquivo.

Uma pessoa que quer um programa no Win 64 pode muito bem compilar o programa em 16 bits sem problema,claro,restrições e mais restrições além do desempenho que diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoS, uma coisa que eu analisei sobre processadores de 64 bits, é que na programação (em C por exemplo), o programador que trabalha com o tipo da viariável unsigned long int que equivale até 4.294.967.295 (2³²), poderá trabalhar nos CPU de 64 bits a 18.446.744.073.709.551.616 (2^64). O mesmo vale para o endereçamento de memória. Só que ai já calculado tamanho de bytes. 32bits (4 GigaBytes) e 64bits (18 EtaBytes). Pelo menos é isso que eu acho que ocorre e/ou acorrerá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _Zarathos_@28 de abril de 2006, 16:03

EduardoS, uma coisa que eu analisei sobre processadores de 64 bits, é que na programação (em C por exemplo), o programador que trabalha com o tipo da viariável unsigned long int que equivale até 4.294.967.295 (2³²), poderá trabalhar nos CPU de 64 bits a 18.446.744.073.709.551.616 (2^64). O mesmo vale para o endereçamento de memória. Só que ai já calculado tamanho de bytes. 32bits (4 GigaBytes) e 64bits (18 EtaBytes). Pelo menos é isso que eu acho que ocorre e/ou acorrerá.

Sim, o trabalho sera recompilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...