Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe não reconhece HD SATA no primeiro boot..


Pedro Bellini

Posts recomendados

Estou com um HD da Seagate de 80 GB SATA, uma placa-mãe ASUS A7V400-MX SE e estou com o seguinte problema....todas as vezes que eu desligo o computador e ligo novamente.....no primeiro boot, a placa-mãe não recohece o HD, mas assim que eu reinicio o PC ela o reconhece normalmente.....ai o problema para...tipo é só quando eu ligo o Micro pela primeira vez que acontece isso...eu já troquei os cabos de energia e de dados, e também mudei de controlador....mas não resolveu...alguém sabe o que poderia ser e tem uma sugestão para me ajudar???

obrigado!!!

aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize a BIOS da sua placa que normalmente esse problema para de acontecer, além disso é bom você atualizar os drivers da controladora SATA da sua placa porque o problema com certeza esta em um desses dois dispositivos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Bellini@08 de março de 2006, 15:40

todas as vezes que eu desligo o computador e ligo novamente.....no primeiro boot, a placa-mãe não recohece o HD, mas assim que eu reinicio o PC ela o reconhece normalmente.....ai o problema para...tipo é só quando eu ligo o Micro pela primeira vez que acontece isso...eu já troquei os cabos de energia e de dados, e também mudei de controlador....mas não resolveu...alguém sabe o que poderia ser e tem uma sugestão para me ajudar?

Como você chegou a conclusão de que a placa mãe não reconhece o HD?

Qual é a mensagem de erro?

De mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Bellini@09 de março de 2006, 13:24

Bom isso é porque simplesmente quando eu ligo o Micro pela primeira vez não aparece o HD no POST  se você entrar na Bios também não aparece e na hora do boot ele aparece INSERT DISK BOOTING.....ai depois que eu reinicio o pc...fica normal

Pode ser que não tenha nada a ver, mas já tentou trocar a bateria da placa mãe ou ver se ela não está com mau contato?

As configurações de data e hora estão corretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte do seu computador já tem o alimentador de força SATA ou você utiliza um adaptador??? Se você utilizar um adaptador pode ser ele que esteja com algum defeito. Sei que é bem difícil mas como você disse eu já vi de tudo no mundo da informatica. Pode ser também as memórias da sua maquina com algum defeito, só para você ter uma ideia o meu word estava travando toda as vezes que eu utilizava o comando "Salvar como" depois de tentar tudo o possivel descobri que era um modulo de memória que estava causando o erro e o pior é que esse modulo não estava com defeito tanto que esta instalado em outra maquina que nunca apresentou problemas era apanas uma incompatibilidade com a minha placa mãe.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsss...pois é cara eu também já vi muita coisa estranha nesse mundo da informática....mas a respeito do hd eu estava usando sim um adaptador...tanto q havia trocado ele também, até mudei ele de conector de energia, mas nada....mas eu já troquei a placa-mãe e nessa outra placa uma K8V-MX ele funcionou normal, reconhece sem problema.....agora vou continuar fazendo uns testes com um outro hd nessa A7V400 pra ver se o problema vai perssistir...se eu descobrir eu posto a solução aqui beleza....

Muito obrigado pela atenção de vocês e pelas sugestões.....mas podem continuar postando mais algumas idéias, afinal eu ainda vou fazer + uns testes na placa..

Atenciosamente: Pedro Bellini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente comprei um HD SATA 250 Gb Seagate Barracuda, nada da minha placa-mãe detectar, ela é uma MSI K7N2 Delta ILSR.

Fiz de tudo para detectar o maldito, troquei os cabos flat, jumpeamento. Nada. Até poderiam dizer o mesmo que foi dito acima, mas o problema também acontecia em outra máquina com uma placa-mãe Asus A7V8X, que possui a mesma controladora de RAID.

O HD simplesmente não era detectado, provavelmente algum conflito. Na dúvida, troquei por um HD de 200 Gb IDE, que foi detectado perfeitamente nas duas placas-mãe sem problemas.

Podem acontecer esses conflitos malucos sem explicação, e nem sempre é problema com as placas-mãe ou com o HD, é uma incompatibilidade.

Da mesma forma que um HD de 120 Gb que tenho e que funcionava muito bem na placa-mãe K7N2 Delta ao ser colocado na A7V8X com outro de 80 Gb simplesmente trava. Vai tentar compreender porque acontece isto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Marcio_USB@09 de março de 2006, 23:22

Amigo, neste momento também estou com o mesmo problema quase, estou com a mesma placa mãe (Asus A7V400MX SE), comprei um hd seagate sata 120Gb e nada da placa reconhecer o HD, já fiz vários testes e nada, agora amanhã vou testar o HD em outra máquina..beleza  :angry:

Aqui também aconteceu a mesma coisa... Comprei recentemente esta placa para o PC do meu irmão e um HD idêntico ao seu (se for SATA300, então é igual :) ). Logo quando instalei o HD aqui também tive a mesma dificuldade do pessoal: o HD não queria ser reconhecido de jeito nenhum... E não é conector de energia (pois tenho 3 desses adaptadores e com todos apresentou o mesmo problema), cabo de dados (também tenho 3, mas só testei com 1), nada disso, tem a ver com a controladora SATA da VIA mesmo. Meu HD já sofreu demais nessa semana santa de tanto eu ficar ligando e desligando ele por conta dessa falta de reconhecimento do dispositivo por parte da bios...

Já mudei de portas, nada. Coloquei o jumper pra limitar a taxa de transferência para SATA150, nada. Liguei o HD IDE que tenho aqui na placa-mãe e foi ai que o HD SATA veio dar uma luz no fim do túnel, mas percebi que esse fator também não influenciou o reconhecimento do HD, pois estou com o mesmo desligado e o HD SATA está aqui, funcionando que é uma beleza...

Acho que foi de tanto eu ficar ligando e desligando o PC que o HD acabou sendo reconhecido. E como já disseram que mesmo atualizando a bios e o driver da controladora o problema persiste, eu nem vou tentar fazer isso...

Só instalei esse HD aqui porque estava experimentando problemas com ele na minha AN7 e, pelo visto, o problema não é causado por ele, mas sim pela controladora SATA onboard: fica dando tela azul, às vezes o HD não é reconhecido na ROM da controladora (basta eu usar o PC e reiniciar que acontece isso, ai tenho que desligar e trocar o cabo de dados de conector e às vezes nem isso funciona...), travando naquela posição e até mesmo o PC nem chega a reiniciar, dando erro de POST nº 25. Daí, só resetando a bios pra voltar ao normal... A controladora é aquela da Silicon Image, modelo 3112. Será que é alguma espécide de conflito com o HD e ela ou ela está bichada mesmo? Existe alguma atualização para a firmware da mesma?

É, pelo visto vou ter que providenciar a compra de uma controladora SATA PCI mesmo :( Alguém conhece algum modelo bom e barato?

Agradeço pela atenção.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio_USB@09 de março de 2006, 23:22

Amigo, neste momento também estou com o mesmo problema quase, estou com a mesma placa mãe (Asus A7V400MX SE), comprei um hd seagate sata 120Gb e nada da placa reconhecer o HD, já fiz vários testes e nada, agora amanhã vou testar o HD em outra máquina..beleza  :angry:

Se o HD não for reconhecido no primeiro boot e nem mesmo depois de você ter resetado o PC, significa que seu HD é SATA-300, assim como o meu, e que é necessário a instalação de um jumper para limitar a taxa de transferência de 3gbps para 1.5gbps. Esse jumper existe porque tem algumas controladoras (a onboard da ponte sul da VIA) que não são capazes de fazer o reconhecimento de HDs SATA-300 e limitar a sua velocidade de transferência para a taxa nativa que a mesma utiliza, no caso, 150MB/s.

Eu também tive os mesmos problemas com essa A7V400 aqui, de o HD não ser reconhecido mesmo com reset e só foi colocando esse jumper que a controladora reconheceu de boa... Refiz até o teste ligando o pc com a ausência desse jumper no HD e o mesmo realmente não foi reconhecido de jeito nenhum, comprovando a teoria. O local de instalação do jumper são nos dois primeiros pinos da direita para a esquerda, isso na visao de trás do HD. Basta encaixar e fechar o circuito daqueles 2 pinos e pronto, seu HD será reconhecido :D

Consegui resolver o meu caso com a AN7... Era simplesmente conflito de IRQ do gerenciador do sistema PCI do chipset nForce com a minha segunda placa de rede!! :ahh: Até eu descobri isso foi uma luta... Deu até "corrupção" de bios, onde tive que executar um procedimento de clear por mais de 15min até que eu conseguisse ligar a placa... Depois que eu vi que mesmo sem o HD SATA instalado, o code 25 (referente ao PCI) ainda dava e que também a placa de rede foi finalmente reconhecida pelo seu nome e instalada, mas que dizia que não tinha recursos suficientes para operar (devido ao IRQ, deduzi), só fiz retirá-la do PC para que o erro 25 não desse mais e o PC reiniciasse normalmente... <_<:bravo::muro:

Ainda vou fazer o último teste: reiniciar o PC. Se nele, o HD tiver sido reconhecido normalmente e parar de dá tela azul, então já posso concluir que tudo voltou ao normal! :palmas:

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...