Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre LED's


Quicky

Posts recomendados

Primeiramente desculpem-me moderadores e administradores por está postando o mesmo tópico agora nessa seção. Mas acho que aqui também posso obter uma resposta boa.

Bom... vamos lá

Eu e uns amigos players de cs tivemos uma ideia de criar nosso próprio mouse pad

como nós curtimos luzes em geral, eu sugeri a inserçao de led's de auto brilho pra ficar r0x...

bem.. o projeto é assim:

Materiais:

- Barra de acrílico num tamanho desejado, tendo espessura de uns 1,5 a 2 cm. Emfim, o suficiente para que não rache com pequenos furos nas laterais

- Borracha em U cromada para acabamento

- 5 ou + Led's de auto-brilho.

- Fita isolante

- Fio

Bom, o que a gente pensou, é em pegar uma barra de acrílico, com expessura o suficiente para se fazer pequenos furos nas extremidades dele, para que possa ser "socada" uma led de auto brilho. Seria feito então 5 furos, 1 em cada extremidade e um lado com 2. Logo em seguida, as "pernas" das led's seriam abertas de forma igualada, tendo uma extremidade positiva (em todas as led's, ou seja, pro mesmo lado) e a outra negativa. Tipo aquele esquema da régua de led's.

Ok.. passamos então um fio duplo com um lado pro lado + e outro pro -

Depois de ligadas, isolamos com fita isolante. Fazemos um "furo" na borracha pra passar o fio. E colocamos a borracha em u par tampar a fita isolante.

Bom.. até aí tudo bem. Mas aí que começa o problema. Nós não entendemos muito de casemod, e minha fonte não tem molex sobrando. Então teriamos de ligar o mousepad ne outra fonte.. Então eu pensei na tomada mesmo... Então aí que está o problema. Ha ou não risco de queimar as led's. Se houver, por favor, apontem um solução, questionem e tal. Vamos lá..

Ajudem 5 jovens players de cs :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Quicky@09 de março de 2006, 23:34

opaaa....

cara, a ideia da usb me atraiu..

seria mais ou menos como? sou iniciante em eletrônica xD

poderia explicar bem easy aí pra mim? por favor, senão for muito incomodo ^^

a ligaçao mais correcta a meu ver sera a ligar os diodos em serie

poupa corrente e pode ligar mais leds .

quanto a usar ou usb pode fazer mas sinceramente não aconselho pois se cometer algum erro pode provocar danos no mb

sera conveniente ver o numero de leds que quer ligar e verificar a corrente dos mesmos .

depois é fácil dizer como monta isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum...

acho que entendi o circuito do linuxer

só uma coisa.. pode ter aproximadamente quantas led's?

tendo em vista que são de auto brilho obviamente e com ums 5000mcd

ah... e outra.. que danos poderiam trazer isso pra placa?

tipo.. eu até então pensava qu não haveria problema. Pode haver queima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quicky

o numero de leds como disse depende da tensão alimentaçao que usar edos propriods leds

aqui tem as especificaoes de dois tipos

NICHIA Pure White - 15,000mcd

Specification:

Emitting Color: White

Peak wavelength: 525nm

Luminosity: 15000mcd @ 20mA

Viewing Angles: ±10 degrees

DC Forward Current: 30mA max

DC Forward Voltage: 3.3V typical

Reverse Voltage: 5V max

Soldering Temp.: 260 °C for 5 secs

Turn On/Off Time: ~100 nS

Ledlec

Emitting Color: White

Peak wavelength: 525nm

Luminosity: 1100 to 2200 mcd @ 20mA

Viewing Angles: ±12 degrees

DC Forward Current: 200mA max pulsed

DC Forward Voltage: 3.5 to 4 V

se reparar a tensão de trabalho e de cerca de 3,5V

no entanto podem trabalhar perfeitamente a 3V

logo poderá ligar 4 leds em serie deste tipo com uma resistencia de 10 ohm como protecçao e ligar aos +12V do computador

assim o consumo sera de cerca de 20 mA , consumo insignificante para a fonte

note que mesmo usando 40 leds ,com 10 circuitos montados assim,o consumo seria de 200ma o que nada afecta o seu pc

+12 --- rrr -- led1---led2-- led3--.led4 -- gnd

-------------------------------------------------------

quanto aos problemas no board se usar usb podem surgir se ao fazer a ligaçoes ou testes por exemplo provocar curto-circuitos e os resultados podem ser maus para o seu mb o que me parece deve evitar

por outro lado porque usar os +5v do usb se tem a mesme tensão na fonte directo e tem tambem os +12v .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Quicky@10 de março de 2006, 11:40

hum...

acho que entendi o circuito do linuxer

só uma coisa.. pode ter aproximadamente quantas led's?

tendo em vista que são de auto brilho obviamente e com ums 5000mcd

ah... e outra.. que danos poderiam trazer isso pra placa?

tipo.. eu até então pensava qu não haveria problema. Pode haver queima?

Editei o esquema lá, já que havia esquecido de mencionar que os cálculos levam em consideração leds com 'voltage drop' de 3,3V (azul, verde, branco, lilás ...).

Desde que observe a capacidade de corrente da controladora usb, que normalmente é de 500mA, pode instalar quantos leds quiser, devidamente provido de resistor limitador devidamente dimensionado. Cada controladora normalmente tem 2 ou mais portas 'físicas'. Cuidado com controladora 'vagabundas', elas podem não fornecer 500mA, e sim bem menos...

Note que esses 500mA são para alimentar todos os dispositivos que estiverem conectados à mesma controladora, então se você já tiver conectado um ou mais dispositivos, consumindo muita corrente, vai ter pouca capacidade 'sobrando'.

Cada led, na configuração que eu sugerí, drena aproximadamente 20mA. O que significa que se você tiver uma controladora 'exclusiva', poderá ter até, digamos 20 leds, para termos alguma tolerância.

Certos leds de alto-brilho demandam mais corrente, até 40mA, para emitirem brilho máximo, porém, nesse caso teríamos que consultar a ficha técnica dele para termos certeza. 20mA é genérico e seguro (não vai queimar o led) e emite um bom brilho.

Antes de ligar o bagulho à porta usb, certifique-se de que não há erros, faça um teste ligando-o a uma fonte 'segura' de 5v, pode ser pilhas, para não ter surpresas desagradáveis depois.

[ ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...