Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo mesmo comprar um iBook?


Carla_Gi

Posts recomendados

Sou arquiteta e urbanista e minha breve experiência com computadores não inclui o uso das máquinas da Apple. Sempre usei PCs e agora estou prestes a adquirir um novo computador.

Vi em postagens anteriores pessoas indagando que estão em situação semelhante, mas ainda assim quis postar este tópico pela especificidade dos programas que pretendo usar no computador e por causa das dúvidas e inseguranças em mudar. Quero comprar um notebook da Apple (estou totalmente seduzida pelos iBooks e Powerbooks...), mas quero me certificar de que não será uma aquisição arriscada e cara para quem a vida inteira só trabalhou com Windows.

Trabalho com programas simples (porém imprescindíveis) do Windows como: CorelDRAW, CorelPHOTOPAINT, Microsoft Office (sobretudo Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Powerpoint), e com alguns mais específicos, como: AutoCAD, ArchiCAD, 3D Studio MAX, Combustion e outros programas de renderização e computação gráfica. Além destes programas, pretendo usar eventualmente programas de música, como Sibelius, SoundForge, Cubase e Reason. O meu Pentium 4 atualmente suporta todos esses programas, mas anda sobrecarregado.

:goff: Então, que riscos eu estaria correndo se adquirisse um iBook G4, por exemplo? Os iBooks atenderiam a esta demanda?

Considerando que o menor preço de um iBook no Brasil é R$ 4.899,00 e que um simples mouse custa a bagatela de R$ 295,00 :ahh: , eu posso ter a garantia de um computador que teria um desempenho superior ao de um PC com a mesma configuração? E ainda: posso ter certeza de que um iBook não me deixará na mão?

E mais: qual a facilidade de conseguir programas para Mac? E sobre a assistência técnica, em caso de problemas: é fácil resolver as "panes" eventuais de um iBook?

E sobre as diferenças entre o Windows e o Mac OS X: quais as dificuldades enfrentadas por um "marinheiro de primeira viagem"? É fácil se adaptar a um Apple? As diferenças são mesmo tantas assim? Existe versão do Mac OS X em português? :huh:

Bom... Creio que as dúvidas e os "medos" são, basicamente, estes. E além dos esclarecimentos das minhas dúvidas, gostaria também que os usuários de computadores Apple deixassem suas opiniões sobre o desempenho e o grau de satisfação com o produto adquirido.

Agradeço antecipadamente pela ajuda... Preciso muito saber se estou fazendo a escolha certa! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Carla_Gi@10 de março de 2006, 23:38

Sou arquiteta e urbanista e minha breve experiência com computadores não inclui o uso das máquinas da Apple. Sempre usei PCs e agora estou prestes a adquirir um novo computador.

Vi em postagens anteriores pessoas indagando que estão em situação semelhante, mas ainda assim quis postar este tópico pela especificidade dos programas que pretendo usar no computador e por causa das dúvidas e inseguranças em mudar. Quero comprar um notebook da Apple (estou totalmente seduzida pelos iBooks e Powerbooks...), mas quero me certificar de que não será uma aquisição arriscada e cara para quem a vida inteira só trabalhou com Windows.

Trabalho com programas simples (porém imprescindíveis) do Windows como: CorelDRAW, CorelPHOTOPAINT, Microsoft Office (sobretudo Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Powerpoint), e com alguns mais específicos, como: AutoCAD, ArchiCAD, 3D Studio MAX, Combustion e outros programas de renderização e computação gráfica. Além destes programas, pretendo usar eventualmente programas de música, como Sibelius, SoundForge, Cubase e Reason. O meu Pentium 4 atualmente suporta todos esses programas, mas anda sobrecarregado.

:goff: Então, que riscos eu estaria correndo se adquirisse um iBook G4, por exemplo? Os iBooks atenderiam a esta demanda?

Considerando que o menor preço de um iBook no Brasil é R$ 4.899,00 e que um simples mouse custa a bagatela de R$ 295,00 :ahh: , eu posso ter a garantia de um computador que teria um desempenho superior ao de um PC com a mesma configuração? E ainda: posso ter certeza de que um iBook não me deixará na mão?

E mais: qual a facilidade de conseguir programas para Mac? E sobre a assistência técnica, em caso de problemas: é fácil resolver as "panes" eventuais de um iBook?

E sobre as diferenças entre o Windows e o Mac OS X: quais as dificuldades enfrentadas por um "marinheiro de primeira viagem"? É fácil se adaptar a um Apple? As diferenças são mesmo tantas assim? Existe versão do Mac OS X em português? :huh:

Bom... Creio que as dúvidas e os "medos" são, basicamente, estes. E além dos esclarecimentos das minhas dúvidas, gostaria também que os usuários de computadores Apple deixassem suas opiniões sobre o desempenho e o grau de satisfação com o produto adquirido.

Agradeço antecipadamente pela ajuda... Preciso muito saber se estou fazendo a escolha certa! :rolleyes:

então amiga respondendo algumas da sua duvidas primeiro um ´ibook ou powerbok´ sao uma maravilha e segundo sao melhores qeu um pc normal sao o bixu mesmo....agora para tirar você que usa o windows vai migrar pra mac os vai se adptar muito rrapido ao sistema do mac pois ele e bem interativvo e fácil de se usar,você ai ter poucas dificuldades,agora em relaço ao ofice dele e o mesmo do windows,agora você que usa corel draw não se preocupe pois o corel do windows funciona no mac,agora isso qeu você falo de o mause custar cerca de 290 reais não e bem assim exixtem mauses no mercado que sao genericos e funcionam perfeitamente no mac,não precisa ser o original o generico também funciona...a o mac os so existe em inglês mais temo mac os x phanter que em portgues tipo pra você ter um bom apple você dever ter no minino de configuração um g3 ou g4 ou g5 copm no minimo de 512 mb ram 1.5 giga hz e gravadora de dvd dua layer si pra salvar os dados e cer ca d e 80 giga de hd espeor ter te ajudado um pouco

post-54809-13884906729322_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra você ter um bom apple você dever ter no minino de configuração um g3 ou g4 ou g5 copm no minimo de 512 mb ram 1.5 giga hz e gravadora de dvd dua layer si pra salvar os dados e cer ca d e 80 giga de hd espeor ter te ajudado um pouco

:looka: Na verdade, o iBook que estou em condições de adquirir no momento é o que custa R$ 4.899,00 e tem a seguinte configuração:

M9846LZ/A

12.1-inch TFT Display

1024x768 Resolução

1.33GHz Apple PowerPC G4

512K L2 cache 1.33GHZ

512MB (DDR333 SDRAM)

ATI Radeon 9550 32MB DDR

40GB Ultra ATA hard drive

Combo Drive (DVD-ROM/CD-RW)

AirPort Extreme

Bluetooth 2.0Bluetooth 2.0

Continuo na dúvida se a máquina realmente conseguirá "dar conta do recado"... Vou esperar mais comentários a respeito... Algumas dúvidas permanecem.

Mas, valeu pela ajuda!! Foi muito bem-vinda!! Obrigadão... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Carla,

Da lista de programas que você informou, alguns não possuem versão para Mac, como por exemplo, o Auto CAD, Sound Forge, 3D Max, Cubase, Corel Draw (mais atual)... Alguns desse programas podem ser substituídos por outros, mas nem sempre isso é tão trivial.

O Mac OS X possui suporte a vários idiomas, inclusive o português.

Como qualquer computador, os Macs são suscetíveis a problemas, mas exclua dessa lista, problemas relacionados a vírus, spywares e afins. O Mac OS X é um sistema fantástico, muito intuitivo, poderoso e estável, e em muitos aspectos esté bem a frente do Windows.

Bem, baseado nesse ótimo site, podemos definir:

Corel Draw ---> Parou na versão 10, não possui mais atualizações para Mac, mas é facilmente substituído pelo Adobe CS2

Office ---> Posssui versão para Mac, com exceção do Visio e Project.

Auto CAD ---> Tem algumas opções, mas você precisaria testá-las para definir se os programas atenderiam suas necessidades.

ArchiCAD ---> Tem versão para Mac.

3D Max ---> Tem algumas opções, mas você precisaria testá-las para definir se os programas atenderiam suas necessidades.

Sibelius ---> Tem versão para Mac.

Sound Forge --> Eu também uso o SF, e em minha opinião não há nenhum programa no mesmo nível para Mac... De qualquer forma, procure aqui.

Cubase ---> Pod e ser substituído pelo Logic, da própria Apple.

Reason ---> Tem versão para Mac.

Bem, os programas que você precisa rodar são bem pesados e irão exigir muito da máquina. Acho que o iBook talvez não renda o que você espera em termos de performance.

O ideal seria um PowerBook G4 1.5 GHz, ou até mesmo um MacBook Pro, desde que todos os programas que você quer já tenham versões Universais.

Aqui cabe um aparte. A Apple está mudando a tecnologia dos seus processadores de PowerPC (G4, G5), para Intel. Durante essa transição, alguns fabricantes ainda não portaram seus programas atuais de PPC para versões Universais (programas que rodam em PPC e Intel). Esses programas ainda não portados, em sua grande maioria, rodam nos novos Macs com processadores Intel (MacBook Pro, por exemplo), mas com a performance comprometida devido à tecnologia de emulação usada.

Em suma, só compre um Mac com processador Intel caso os programas que você usa já tenham versões Universais, ou que tais versões sejam lançadas muito em breve. Consulte a lista aqui.

Um outro detalhe que eu recomendo, qualquer qye seja o Mac que você compre, é colocar pelo menos 1 GB de RAM. Isso ajudará muito na performance final.

Qualquer dúvida, pergunte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carla

Trabalho com edição de video e autoração multimidia. Trabalho com dois G4 e posso dizer que esse processador já era. O bichinho da conta de coisa pequena, engasgando quando precisa mostrar mais potencia. Outra coisa- 512 de memoria so vão lhe dar dor de cabeça. No G4, rodando OSX, programas 3d so dãõ vexame. Sei pois trabalho com After Effects e já senti a inhaca de trabalhar com 512mb.

então, fora a discussao que o Rodrigo levantou sobre os programas, se voce não tem grana pra bancar um G5, compre um PC turbinado. voce vai ganhar em grana e em tempo, pois não vai precisar passar pelo stress de se familiarizar com uma plataforma diferente.

Abraço

Nani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

Antes de tudo, gostaria de agradecer pelas informações que você reuniu e me passou na sua mensagem!! :D Os sites são realmente muito bons e resolvem grande parte dos meus problemas.

Quando resolvi criar este tópico, queria justamente ouvir de gente com mais experiência no assunto as implicações de adquirir um Mac levando em conta os programas com os quais trabalho.

É bem verdade que eu poderia trabalhar com somente alguns desses programas no Mac e continuar exigindo que o meu PC rodasse os demais programas, mas não seria o ideal. Às vezes estou trabalhando com vários desses programas ao mesmo tempo e poderia, por exemplo, deixar de lado os programas de música (Reason, Sibelius, Sound Forge e Cubase)... Mas não seria interessante, por exemplo, trabalhar com o AutoCAD (ou programa similar) sem ter na mesma máquina o CorelDRAW e o 3D Studio Max (ou similar), entende?

Bem, os programas que você precisa rodar são bem pesados e irão exigir muito da máquina. Acho que o iBook talvez não renda o que você espera em termos de performance.

O ideal seria um PowerBook G4 1.5 GHz, ou até mesmo um MacBook Pro, desde que todos os programas que você quer já tenham versões Universais.

Quanto à questão acima o que pesa muito é o valor altíssimo dos computadores. Tenho freqüentemente visitado o site da Apple, e os preços das máquinas (sobretudo o Powerbook e o MacBook Pro, que você sugeriu) são muito altos. É impossível pra mim, no momento, escolher um computador de alta performance, por causa dos preços... Preciso tentar adequar o computador ao orçamento... e é mais ou menos esta a proposta do iBook: um Mac mais acessível que os demais.

Qualquer dúvida, pergunte!

Vou refletir sobre todas as questões colocadas antes de comprar meu computador, viu? E certamente farei ainda muitas perguntas até que a decisão final seja tomada... :D

E, desde já, deixo uma pergunta sobre a loja virtual "MundoMac Informática", na qual pretendo adquirir o computador... Alguém já ouviu falar no site ou já comprou algum Mac nessa loja? Alguém sabe se é confiável?

Nani:

(...) Trabalho com dois G4 e posso dizer que esse processador já era. O bichinho da conta de coisa pequena, engasgando quando precisa mostrar mais potencia. Outra coisa- 512 de memoria so vão lhe dar dor de cabeça. No G4, rodando OSX, programas 3d so dãõ vexame.

(...) então, fora a discussao que o Rodrigo levantou sobre os programas, se voce não tem grana pra bancar um G5, compre um PC turbinado. voce vai ganhar em grana e em tempo, pois não vai precisar passar pelo stress de se familiarizar com uma plataforma diferente.

Também ficarei ligada nas dicas que você me passou... É bem verdade que tenho receio dessa coisa de me familiarizar com uma nova plataforma, e talvez este seja um dos maiores motivos de eu não ter (ainda) me decidido sobre comprar mesmo um Mac... mas não gostaria de desistir do computador só por causa disso, entende?

No entanto, é claro que o desempenho conta, e muuuuito!! Confesso que (antes de ler as respostas do Fórum) eu esperava mais de um Mac. Não sei se foi a propaganda da Apple que me convenceu ou a fidelidade absurda dos macmaníacos, mas o fato é que eu realmente acreditava que o Mac resolveria todos os meus problemas... o que não parece ser totalmente verdade...

Valeu, pessoal, pelas dicas... Preciso conferir os sites indicados pelo Rodrigo e as dicas de Nani (e as implicações financeiras das alterações de configuração propostas por vocês no preço da máquina)... e aí sim resolverei o que fazer. Em breve apareço com mais dúvidas ou com alguma resolução. Valeu... Até mais!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os programas que você precisa, sem dúvida rodariam em um iBook, mas definitivamente você teria problemas de performance como disse a Nani.

Um PowerBook ou um Mac Book, com mais memória e levando em conta aquele aparte, seriam opções bem mais interessantes que o iBook.

Não conheço a loja que você mencionou, mas no site da própria Apple ela é indicada como revenda oficial. Procure aqui para mais opções.

Eu pessoalmente não me preocuparia com o questão da familiarização da interface, já que ela é bem intuitiva e o sistema é bem inteligente. Mas de qualquer forma eu recomendo um test drive em alguma loja, antes de você cair de cabeça no mundinho Mac!

Cara, esquece essa de que o Mac é a plataforma milagrosa que alguns Mac xiitas afirmam. A plataforma é espetacular, principalmente em algumas soluções de edição/produção multimídia (odeio essa palavra...), mas mesmo assim possui suas limitações, como qualquer outra plataforma.

Se tiver mais dúvidas, apareça mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carla,

Pessoalmente eu já fui na MundoMac, fui muito bem atendido, meu mac não comprei nessa revenda, mas nessa sexta-feira irei buscar um mac para minha amiga, se caso você pretender ou tiver duvidas pode acompanhar agente e você já visualiza a loja e como tudo funciona...

Estamos ai, qualquer coisa é só falar, tambem sou de São Paulo capital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Lonkeys...

Pessoalmente eu já fui na MundoMac, fui muito bem atendido, meu mac não comprei nessa revenda, mas nessa sexta-feira irei buscar um mac para minha amiga, se caso você pretender ou tiver duvidas pode acompanhar agente e você já visualiza a loja e como tudo funciona...

Estamos ai, qualquer coisa é só falar, tambem sou de São Paulo capital.

Eu não moro em São Paulo não... Moro muuuuito longe daí... hehehe... :looka:

Eu tive conhecimento da revenda MundoMac pelo site da Apple e pretendo fazer a compra pela internet ou por telefone (eles enviam o produto pelo correio). O que me chamou atenção foram os preços de lá, que em alguns casos estão abaixo dos preços sugeridos pelo próprio site da Apple... :P

Por causa dessa coisa de fazer a compra online é que eu estava preocupada em saber se o site era realmente seguro. Andei vendo no jornal esta semana uma reportagem sobre sites não seguros de compra online...

Mas, agradeço demais pela disposição em ajudar e já fico mais tranqüila por saber que a loja realmente existe (hehehe) e que o pessoal de lá é realmente sério, profissional. :D

Valeu mesmo!! Um abração... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi pessoal...

Estou de volta ao Fórum, porque ainda me restam algumas dúvidas antes de comprar o Mac... :blink:

Andei pesquisando muito por aí em diversos sites (MacPress, MacNews Brasil, Macmania), visitando fóruns sobre o assunto, lendo artigos especializados e tudo isso me fez entender um pouco melhor o “mundo mac”, mas também duvidar da sua infalibilidade.

Algo que vi muito por aí foram queixas sobre os portáteis, sobretudo o mais acessível de todos: o iBook G4. Uns falam que o teclado esquenta tanto a ponto de ser necessário conectar um teclado externo para poder trabalhar. Outros se queixam da extrema luminosidade da tela. Há ainda aqueles que reclamam que o branco “encarde”, e é preciso estar a todo momento limpando o computador... Coisa pequena, mas que no dia-a-dia do usuário doméstico faz toda a diferença!

Além disso, há outra inquietação que considero mais grave, relacionada às opções de processadores: PowerPC ou Intel? Li algo sobre o lançamento do iBook com processador Intel agora, em junho... E aí? Será que vale a pena esperar, ou ainda é uma boa pedida adquirir um G4? Se a escolha for um Mac com processador Intel, a saída é mesmo esperar pelas versões universais dos programas para poder trabalhar satisfatoriamente?

Mas, no final das contas, tudo isso complica ainda mais a escolha... O que vocês do Fórum acham de tudo isso? A melhor saída ainda é um iBook ou PowerBook G4 ou o desempenho dos computadores tem sido mais satisfatório com processadores Intel, como é o caso do MacBook Pro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi Carla,

Como eu já havio dito, esqueça o iBook. Ele é muito inferior ao PowerBook e "inferior ao quadrado" em relação ao MacBook.

Os iBooks de fato esquentam um pouco, mas nada tão extremo que obrigue a usar um teclado USB.

A tela também não é tão brilhante assim, muito pelo contrário, acho até que os displays de todos os portáteis da Apple (com exceção do MacBook) poderiam ter mais brilho.

Agora o lance dele sujar todo é verdade. O plástico do top case é meio poroso, e fica encardido facilmente...

A minha escolha atual é entre PowerBook e MacBook, levando em consideração o que eu disse sobre os programas universais.

O iBook Intel deve sair nos próximos meses mesmo, se der para você segurar um pouquinho mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Rodrigo...

Mais uma vez você salvando a pátria, não é? :D

Obrigada pelos comentários...

Acho que vou mesmo esperar por um portátil com processador Intel... embora fique um pouco temerosa, porque a mudança é muito recente. Será que não pode ser arriscado apostar nos Macs com processadores Intel antes de verificar se seu desempenho é realmente satisfatório??

A insistência com o iBook é somente porque o preço dele é o mais acessível pra mim, que não tenho tanto capital assim para investir no momento... Um MacBook Pro, por mais atraente que seja, está fora de cogitação no momento porque custa muito caro! Até mesmo o mais barato dos PowerBooks é caro pra mim! :blush:

Sobre os programas e a necessidade de encontrar versões universais: Ando buscando por aí programas que possam substituir satisfatoriamente aqueles que costumo usar no Windows... Adquirir um Mac agora é questão de honra!! hehehe... e creio que não me desfarei desta ideia até conseguir um!!

Valeu novamente pela atenção e presteza em responder!!

Um abraço,

Carla ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Talvez, ou certamente, estou meio atrasado neste tópico..

Vejo que as últimas postagens foram feitas hás mais de 4 meses..

De qualquer forma, gostaria de colocar minhas dúvidas aqui, que são bem semelhantes as do início do tópico.

Estou a procura de um notebook. Inicialmente nem me passava pela cabeça um Macintosh. Eu nunca tive a oportunidade de ver um, muito menos utilizar.

Preciso de um computador pra rodar pelo menos os programas CFX (Software de simulação da Ansys), SolidWorks e MatLAB.

Estive olhando notebooks com a configuração básica: Intel Core Duo 1.66GHz / 1Gb / 15" / 80Gb / Gravador DVD, sem me preocupar com marca. Os valores correm em torno de R$3.500,00.

No entanto, neste fim de semana me foi lembrado a existencia dos Macintosh..hehe

Estive olhando e achei uns Macbooks Pro com configurações extremamente interessantes.

Encontrei um Macbook Pro com a seguinte configuração: 2.16 GHz Intel Core 2 Duo Processor (se não me engando é núcleo duplo e trabalha a 64bits, fora os 4Mb de cache) / 1Gb / 15" / 120Gb que sai por uns R$5.500,00. Valor muito maior, mas acredito que o benefício possa ser muito maior ainda. Não quero mudar o foco do tópico, mas achei esse valor pro Macbook Pro num site que manda dos USA. Mas esqueçamos deste detalhe.

Pra resumir, gostaria de informações a respeito dos programas que eu mencionei. Eles rodam no Macbook?

Outra coisa. Consigo instalar um Windows XP no Macbook e selecionar o sistema operacional quando ligar a máquina? Rodando o Windows XP no Macbook (se possível), consigo utilizar tudo que tenho num PC convencional?

Por favor me ajudem..

Obrigado.

PS: Sou o maior leigo com relação a Macintosh. Tudo que diz respeito é novidade pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...