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Havok e Nvidia juntas no desenvolvimento de GPU


gandalfnho

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Parece que a Ageia vai estar em maus lençóis. Acontece que a NVidia e a Havok juntaram-se na concepção de uma nova GPU contendo um avançado sistema de cálculo de física. Trata-se do novo Havok FX, sistema de cálculo de colisão de corpos rígidos calculando fatores como colisão, gravidade, massa e velocidade, tudo isso dependendo da forma dos corpos.

A novidade estará presente durante a GDC deste ano (Game Developers Conference) que acontece essa semana em San Jose.

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É sempre assim, uma em presa menos conhecida (Ageia) inventa um troço e daí uma grande vai lá e CRÉU (no bom sentido :P) pega a ideia e faz uma melhor... mas e de que importa? isso é problema deles... e sempre lembrando: CONCORRNCIA = PREÇO BAIXO!!!! :D :palmas:

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  • Membro VIP

Na realidade deixar os cálculos de física por conta do VPU/GPU já era possível desde o lançamento da Radeon 9700PRO, que segundo os manda chuvas da ATi poderia muito bem tomar conta da responsabilidade por causa de sua alta programabilidade.

A nVidia está fazendo justamente isso, desenvolvendo uma maneira de deixar os cálculos por conta de suas placas, não é preciso ela lançar novos modelos com tal suporte, ela só precisa fazer com que as GeForces das suas séries mais novas (6x00 e 7x00) façam uso do recurso, ou seja, não é como alguns pensam por aí, ela não vai lançar novas placas, apenas vai programar as atuais para que possam calcular os processos, retirando assim a função que hoje é desempenhada pelo CPU.

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  • Membro VIP

Bom, quanto a ser pior que o PhysX da AGEIA, isso deve mesmo ser verídico, porque é bem diferente ter um processador com uso compartilhado e ter uma dedicação exclusiva para um recurso.

É bom lembrar que além dos cálculos o GPU estará também fazendo a função de renderizar as imagens.

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perdendo ou não para a Ageia tendo a PPU na própria GPU provavelmente terá custo e consume reduzidos... mesmo porque desembolçar 250U$$ para uma placa "extra" ta fora do meu orçamento....

e será que se for assim (Ageia, card a parte) e havokFX(pacotão) a Nvidia continuara mandando no mercado por pegar principalmente o mercado de mid-end?

Afinal, custoX beneficio é que manda , ou todos aqui estão usando SLI em suas maquinas?

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Na demonstração da Ageia o desempenho da PPU + Placa nVidia foi umas 5 ou 6 vezes melhor que Placa da nVidia + Placa da nVidia. Coisa de SLI rodar a 10 fps um jogo!!! Enquanto um sistema com a PPU rodar a 60 fps.

Pra quem não sabe havok é um software, também compatível com ATI diga-se de passagem, que irá consumir CPU e GPU pra fazer um trabalho que não se compara com o PhysX. Não tem como competir, com seus GPUs "adaptados" pra fazerem física não chegam perto de um processador feito desde sua base SOMENTE pra física.

Isso tudo pra nVidia não ficar fora de um mercado que ela sabe que não tem espaço pra ela, AINDA! E a ATI vai entrar na roda ... tudo isso pra não perderem domínio de mercado, realmente triste.

Isso tudo deve até atrapalhar esse lance de fazer "física" nos jogos, pois com cada empresa fazendo sua própria solução, sem um padrão (poderia ser um OpenPL), vai ficar ruim.

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Postado Originalmente por cedric@23 de março de 2006, 22:40

A cada dia que passa eu desisto de um lançamento pra esperar por outro.. tamanha é a rapidez com que surgem...

:zoio:

O post mais inteligente que vi nas ultimas semanas! Disse tudo rapaz! É mesmo impossivel acompanhar a evolução a não ser que seu alvo de compra seja placas top.

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  • Membro VIP

É obvio que o desempenho de uma placa dedicada a função de fisica será superior a mesma função sendo executada pela vga ou pelo processador, é o mesmo caso de rodar um jogo em modo software(em que o processador cuida de tudo) e comparar o mesmo sendo rodado em modo de hardware(em que a vga cuida do processamento de efeitos e texturas) a performance de uma solução dedicada, é sempre superior a mesma sendo feita por um dispositivo que faz varias funções.

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  • mês depois...

Isso me lembra o tempo que os PCs não tinham coprocessador aritmético ( x387), que tinha que ser comprado a parte, e que só pegou mesmo depois que ele foi integrado à CPU. O resultado foi o 486, que era, grosseiramente, um 386 com 387 e cache integrados.

Esse Ageia é uma boa ideia, deve funcionar muito bem, mas tem tudo pra ser um fracasso comercial. É hardware caro (próximo a mil reais, fora os 60% impostos e frete) ( a venda aqui ) , consome um slot pci, tem poucos jogos suportados, cobram U$50.000,00 (isso mesmo: Cinquenta mil dólares!!!) pra um título dar suporte ao sistema Ageiane por ai vai. Não dá pra saber o que eles querem, se é vender hardware ou vender software, no caso a API que dá suporte ao sistema DELES.

Isso numa época em que quase ninguém compra mais placas de som, algo impensável por um gamer a 3, 4 anos atrás.

E não roda em notebooks*...

Esse combo da NVidia e da Havok tem tudo pra dar certo por vários motivos: A nvidia pode incorporar suporte ao software Havok nos drivers com um pé nas costas; pode usar esse novos processadores cavalos que ela tem agora pra rodar pelo menos parte na GPU. No site developer.nvidia.com tá cheio de exemplos de uso dos processadores de shader pra fazer estravagancias não relacionadas diretamente a 3D. Tem um exemplo de calculo de FFT (Transformada Rápida de Fourier, usado em decomposicao de sinais de radio e som) todo feito na GPU aqui : FFT na GPU NVidia. Na mesma pagina eles mostram o usa da GPU pra resolver equações diferenciais , equações Navier Stokes (para movimentos de fluidos e partículas), etc.

Claro que a ATI pode fazer quase tudo que a NVidia faz usando a GPU dela....

Alem de rodar em notebooks* :D.

Tem ainda esses novos Intel Duo e AMD X2 chegando com força a tendencia é que eles suportem com tranquilidade um eventual carga extra de processamento (Tudo que a intel e a amd desejam na vida pra justificar upgrades de processador ;) )

* Notebooks representam um percentual significativo dos computadores vendidos hoje.

Aqui no Brasil ainda é tímido, mas logo logo esses caixotes que temos em casa serao peça de museu.

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  • Membro VIP

Isso me lembra o tempo que os PCs não tinham coprocessador aritmético ( x387), que tinha que ser comprado a parte, e que só pegou mesmo depois que ele foi integrado à CPU. O resultado foi o 486, que era, grosseiramente, um 386 com 387 e cache integrados.

Esse Ageia é uma boa ideia, deve funcionar muito bem, mas tem tudo pra ser um fracasso comercial. É hardware caro (próximo a mil reais, fora os 60% impostos e frete) ( a venda aqui ) , consome um slot pci, tem poucos jogos suportados, cobram U$50.000,00 (isso mesmo: Cinquenta mil dólares!!!) pra um título dar suporte ao sistema Ageiane por ai vai. Não dá pra saber o que eles querem, se é vender hardware ou vender software, no caso a API que dá suporte ao sistema DELES.

Isso numa época em que quase ninguém compra mais placas de som, algo impensável por um gamer a 3, 4 anos atrás.

O que são 50 mil dolares para uma desenvolvedora de games?, para você ter ideia, a licença para produzir jogos usando a cryengine(do Far Cry)é 1 milhão de dólares...

e eu acho que tem uma grande chance de pegar, em vez de comparar com o co-processador, compare com as aceleradoras 3d, elas tambem no inicio apesar de não ser obrigatorias, elas melhoravam consideravelmente a qualidade dos jogos, a proposta da ageia faz o mesmo, só que na parte de fisica do jogo...

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  • 2 meses depois...

Bruno, realmente as PPU's são meio inúteis agora. Mas é uma tecnologia um tanto quanto promissora. Digo que chega até a ser meio que uma revolução. Assim como foram as primeiras placas de vídeo. . . Depois de bem programadas(isto vai demorar), vão dar um realismo incrível nos jogos!

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concordo MDG, será uma revolução mesmo, mas eu queria q fosse PCI-E 1 ou 4x e não PCI normal, poxa não tenho nada pra usar no PCI-E 1 e 4x da minha placa-mãe :-(

claro, isso QUANDO e C eu for comprar uma PPU hueh.... na verdade poderiam implementar o PPU na vga logo como a nVidia disse q iria fazer... pois ai valeria a pena uma placa 512mb, 256mb pro video e 256mb pra fisica ;-)

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