Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
salles2000

diagnostico de rede

Recommended Posts

Olá Turma,

Gostaria de algumas indicações de equipamento e/ou software para diagnosticar o desempenho da rede.

Mas o motivo do post é que fiz um estudo para conseguir este diagnostico usando apenas o comando "ping". Mas antes de disponibilizar meu estudo para quem tiver interesse gostaria de saber se é certo dizer que uma rede local de 100mbps (mega bits por segundo) tem capacidade para "teóricamente" trafegar 12,5 megabytes por segundo?

Quando digo teóricamente é porque, sei que temos que levar em consideração uma série de fatores que inteferem no desempenho da rede, impedindo que ela alcance a velocidade máxima.

Mas se a afirmação de 12,5MB p/ segundo estiver correta, que é a base da planilha que desenvolvi para analisar o resultado do comando "ping", a planilha poderá ser útil em determinar a velocidade da rede.

Num teste preliminar, obtive um resultado de 38mpbs na minha rede, ou seja está bem longe dos 100mbps, mas também não é tão lenta.

Acredito que um fator determinante para aumentar a velocidade da minha rede, seria substituir o "hub" por um "switch", pois o switch tem tratamento por porta, e pode garantir 100mbps em cada porta, já um hub não tem este tratamento e a velocidade não é garantida por porta, e sim compartilhada entre as portas.

Não sou um expert no assunto, mas espero que a troca de opiniões neste post, possa ajudar a esclarecer algumas dúvidas, e aumentar o conhecimento.

Um forte abraço!

Salles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complementando.....

Como fiz este cálculo?

100mbps / 8 bits = 12,5 mega bytes

acho meio complicado entender, por isto segue uma tabela:

bits byte

8 = 1

1024 = 128

1024 bits = kbit

--------------------------------

kbits kbyte

8 = 1

1024 = 128

1024 kbits = 1 megabits

--------------------------------

mbps mbyte

8 = 1

80 = 10

100 = 12,5

---------------------------------

Fiz testes na minha rede, e na rede de um amigo que trabalha numa empresa de porte médio/grande e usa switchs de primeira linha e os resultados foram de no máximo 45mbps.

Também fiz teste usando apenas duas máquinas ligadas diretamentes através de um cabo crossover, para não haver broadcast e a velocidade foi de 38mpbs.

Se pingar direto no IP da própria placa de rede da maq. a velocidade atinge 250mbps, mas isto não vem ao caso, pois não tem utilidade nenhuma.

Minha conclusão é que 40mbps por segundo é uma boa velocidade, e que para atingir velocidades maiores talvez sejam preciso placas de redes de marcas renomadas, assim como os demais equipamentos switch, etc... (no meu caso, as ethernets são on-board).

Aguardo opiniões!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado plea ajuda.

 

Levei um susto quando eu vi que minha rede estava passando apenas 10mb/s, achei que eu estava com um baita de um problema na mão, por sorte esse post me deu a luz que eu precisava, por um breve momento havia me esquecido dessa conversão que é feito.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×