Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Operacional (calculos) ajudem!


_wag_

Posts recomendados

Galera beleza?

A questão é a seguinte:

Estudei eletrônica há um tempo atrás e agora estou precisando resolver alguns calculos sobre o amplificadores operacionais, pois na pratica nunca trabalhei com amplificadores, então por ficar algum tempo sem estudar não me recordo mais de como fazer esses calculos... alguem se diponibiliza a me ajudar?

link abaixo contem as configurações dos Amplificadores :bandeira:

http://img.photobucket.com/albums/v315/wag...nalCalculos.jpg

Grato, a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que por esta formula v0 = Vi (Rx/5R), no circuito da imagem anexa, se tivermos 1V na entrada, teremos vou = 1V :tantan:

Já pela formula correta vou = Vi(1+(RX/5R)), o resultado será vou = 2V. Não precisa ser muito esperto pra deduzir que uma destas fórmulas é totalmente inválida!

:tantan:

[ ]s

post-28654-13884907672644_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor ainda: Sugiro que você faça os cálculos, para o circuito abaixo, um típico circuito da 'vida real', devidamente compensado quanto à Vio.

Se tivermos 1V na entrada, qual será a tensão na saída?

Use a sua fórmula v0 = Vi (Rx/5R), e depois a fórmula 'convencional' vou = Vi(1+(RX/5R)) e tire suas conclusões.

Para facilitar, passo os dados do AD823, valores típicos:

Input offset voltage: 0.2mV

Input bias current: 3pA

Input offset current: 0.5nA

Não sei de onde você tirou essa formula v0 = Vi (Rx/5R), mas é totalmente sem cabimento, não sei porque uma pessoa 'inteligente' como você insiste tanto nisso...

[ ]s

post-28654-13884907676815_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não discordei em nenhum momento quanto à Vio e seus efeitos.

Porque você não coloca o circuito que eu sugerí no post anterior no seu simulador e vê o resultado?

Veja que na 'vida real' não se deixa a entrada positiva 'flutuando', se você já projetou algo com amp op sabe muito bem disso.

O meu ponto é que a formula sua v0 = Vi (Rx/5R) não se aplica à essa configuração.

A fórmula correta é vou = Vi(1+(RX/R5)), ou seja, vou = Vi(1+(R7/R8)) se levarmos em conta os nomes na imagem que postei.

Se você virar as costas, dizendo que o tópico está encerrado, perderá uma boa oportunidade de aprender algo interessante, a não ser que não se interesse por eletrônica...

"Ninguém é tão burro a ponto de não poder ensinar nada,

e ninguém é tão esperto que não tenha mais nada a aprender..."

[ ]s

Editado:

O post ao qual me refiro foi editado pelo autor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...