Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desinstalar LINUX


jcgarces

Posts recomendados

Por exemplo ,esses computadores novos a maioria tão vindo com linux,nunca vi alguem explicando com se desinstala esse SO para se instalar o windows por exemplo. Perguntei isso só por curiosidade , já que tenho o cd do kurumin e do fedora mas só testo sem instalar rodando direto do cd , e até agora não conseguir entrar na net com eles, pois meu modem é AGERE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de computadores que vem só com o linux instalado basta fazer a instalação normal do windows, o linux será removido sem problemas.

Mas se foi o usuário que instalou o linux em dual boot:

Depende do caso, para desinstalar o linux você teria que retirar o menu de inicialização (lilo ou Grub), apagar a partição do linux e formatar esta com um sistema de arquivos que o Windows reconheça.

Para retirar o menu conheço dois modos, caso tenha instalado o lilo (OBS: ESSE PROCEDOMENTO SÓ FUNCIONA CASO VOC TENHA INSTALADO O WINDOWS, DEPOIS INSTALADO O LINUX E QUEIRA RETIRAR O LINUX) basta abrir um terminal como root e digitar lilo -u , de outro modo você pode usar o CD de instalação do windows, entrar no modo de recuperação e fazer um fixmbr e depois um fixboot, novamente o windows deve estar instalado para que isso funcione (OBS: ALGUNS USUÁRIOS TIVERAM PROBLEMAS COM ESSE PROCEDIMENTO, LOGO TENHA CERTEZA DE LER TUDO QUE ESTIVER NA TELA E LEMBRE-SE FICA TUDO POR SUA CONTA E RISCO :P ).

Para apagar e formatar a partição basta usar o gerenciador de disco do windows ou o seu particionador preferido.

Falô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jcgarces@26 de março de 2006, 15:50

Por exemplo ,esses computadores novos a maioria tão vindo com linux,nunca vi alguem explicando com se desinstala esse SO para se instalar o windows  por exemplo. Perguntei isso só por curiosidade , já que tenho o cd do kurumin e do fedora mas só testo sem instalar rodando direto do cd , e até agora não conseguir entrar na net com eles, pois meu modem é AGERE.

Perfeito, agora compreendi sua pergunta!

É bem simples.

E existem várias maneiras...

Mas antes só fazer uma resalva! Um sistema operacional... não se DESINSTA-la!

Certo?!

Ou Instala-se Por CIMA, ou APAGA TUDO!.

Certo!?

(...)

Temos em geral, duas situações... Apagar TUDO e instalar outro SO

ou

Manter um pedaço do S.O. antigo, reparticionar o HD e instalar outro SO em outra Partição!

(...)

Para apagar... é muito simples.

Temos o programa ZAP, por exemplo. Se usá-lo, ele irá apagar qualquer Sistema de arquivo que existir. Ele só apaga os primeiro setores inicias, por isso, é tão rápido.

Temos o Particion Magic ou o Paragon Particion... os dois são muito bons! Com eles podemos APAGAR, CRIAR ou REDIMENSINAR uma partição e logo depois ainda podemos FORMATA-las!

Particionar é diferente de Formatar, irei supor que já saiba. Se tem dúvidas, pergunte.

Temos os CDs de instalação de qualquer Sistema Operacional, que em geral só basta usá-los.

(...)

Vamos a um exemplo.

Tinha uma Distro Linux instalada e você decidiu instalar o MS-Windows XP SP2.

Coloque o CD para "bootar", e quando aparecer a Partição... ou a destrua ( o que é mais indicado ) ou espera para Formatar com outro sistema de arquivo. ( Isso fará perder todos os arquivos. )

E depois, é só continuar com a instalação.

(...)

Entendeu?!

Felicidades!

:bandeira:

(Obs.: Acabei de instalar o Dizinha num Penthium MMX 96MB de SIMM72 EDO 60ns VGA SIS6215. Eu gosto das coisas leves! ehehe )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que vocês entraro nesse assunto de desinstalar linux, eu to com um prob, eu instalei linux pra faze um trabalho, mas não tenho a intençao

de ficar com ele já que não conseguir instala modem, se alguem souber instala eu até mudaria de ideia, é um modem adsl interno

xpeed 400, protocolo pppoE, turbonet gvt com usuario e senha,

voltando ao assunto, tenho um HD particionado, no c: tem windows xp e no d: tem linux ubuntu, eu formatei a parte D: mas o grub ainda tenta dar o boot no linux ai eu não consigo mais entra no windows,

ai eu tive que instala de novo o linux, alguem me explica como remover esse grub =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única forma de desintalar um sistema operacional é formatar a partição onde o sistema está instalado, se você tiver um sistema dual boot com Windows XP fica fácil, é clicar com o botão direito do mouse em cima de Meu Computador e clicar em Gerenciar, na seção Armazenamento clique na partição onde o Linux ta instalado e exclua a partição.

Agora se você tem um sistema numa partição única, fica um pouco mais complicado, até você ter as ferramentas certas, como um diquete de inicialização do windows 98 por exemplo, é so dar boot com ele e entrar no FDISK, aí excluir a partição, pronto, tudo vai junto com ela! Ou se algum amigo tiver o Partition Magic 8 instalado você pode criar dois disketes de emergencia e rodar o Partition Magic a partir dos disketes e excluir, formatar, e criar novas partições, tudo em DOS... Facinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nerdsr0x@30 de março de 2006, 13:32

alguem me explica como remover esse grub =(

O modo mais fácil de remover o grub é usando o CD de instalação do Win XP e entrar no modo de recuperação, como descrevi acima, mas pesquise antes de tentar, alguns usuários tiveram problemas com o procedimento, mas já fiz isso várias vezes e nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

O modo mais fácil de remover o grub é usando o CD de instalação do Win XP e entrar no modo de recuperação, como descrevi acima, mas pesquise antes de tentar, alguns usuários tiveram problemas com o procedimento, mas já fiz isso várias vezes e nunca tive problemas.

Este é o jeito correto. Se você excluir a partição o Grub ainda estará sendo reconhecido... e o windows se tornará inacessível. Parece q ele fica gravado (pelo menos a parte essencial) na própria MBR. Sei disso porque exclui minha partição linux ontem.. com o paragon partition manager 8. E o windows se tornaou inacessivel. Simplesmente fiz o q o usuário acima mencionou..

Boot CD WinXP -> modo de recuperação -> FIXMBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas.

A minha duvida e muito parecida, eu tenho o SuSE no meu pc e o Windows XP e quero desinstalar o linux, sem formatar o disco. Mas o que é mais complicado, é que eu tenho (por incrivel que pareca) o SuSE e TRÊS Windows XP( dois Pro e um Media Center ) tudo num unico disco!! Para desinstalar o linux faco como já foi indicado? Ou isso vai gerar-me mais problemas? :help:

Obrigado pela vossa atenção, e por favor respondam-me o mais depressa possível (que já estou ficando sem espaco no disco que e só de 120GB!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal.

Estou muito encrencado. Muito mesmo.:(

Bom, é o seguinte. O meu computador veio com Vista premium.

É um Acer Aspire 5920.

Como queria aprender PHP, procurei instalar ele no Vista. Negativo. Não consegui e a maioria dos programadores disse: Esquece, instala o XP que é melhor.

Como vieram muitos programas ótimos junto com o Vista, não pude formatar a máquina para instalar o XP. O disco estava particionado em C: onde está o Vista e D:, para dados.

Então pensei: bom, o linux roda o PHP, então, vou instalar o linux no D: e não perderei o Vista.

Um amigo meu instalou o Debian no D:, mas, fazer uma migração desta é por demais arriscada. Como marinheiro de primeira viagem, boiava na interface do linux. Aí, aconteceu um problema. O PHP rodava perfeitamente nele, contudo, sem chance de tentar isso com o Flash. O barraco tava armado. Acabou minha paz. Tentei instalar os plugins do Flash. O browser lia os sites em flash normalmente. Aí, caí em um artigo onde seu escritor dizia para instalar um tal de Gnome no linux pois ele trazia uma interface melhor, mais bonita. Cai na dança e fui ver se melhorava a interface.

Ao instalar o tal Gnome sumiu foi é tudo...

Agora, o linux já não reinicia mais. Pelo vista, no gerenciador do computador, a Unidade D: já não existe mais, somente a C:, onde está o Vista e o Linux.

Então, percebi que não teria sucesso nem com linux nem com vista aí decidi formatar o hd e instalar o bom e velho xp. E aí eu vi a enrascada que me coloquei. Para fazer um cd de instalação dos programas de fábrica da Acer, o programa faz uma cópia no D: e depois vai para o DVD. Isso é o padrão e não tem como modificar, não aceita alteração na unidade de destino para gravar a cópia. Somente a D: e, como disse, a D:, infelizmente, virou lenda.

Eis minha situação: Preciso colocar em meu hd uma partição chamada D: para poder gerar os arquivos de instalação que serão após isso também gerados em 2 dvds para enfim, depois de tudo certo, formatar, instalar o xp e reinstalar no xp os programas da acer que foram gravados nos 2 dvds.

Alguém por favor:mellow: pode me ajudar. :unsure:

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Então, instalei aqui o Ubuntu porque resolvi que tinha que aprender a usar outro SO que não o Windows.

O problema é o seguinte: até onde eu entendi, ele particionou a partição do Windows :S, e deixou esta com muito pouco espaço.

Não consigo enxergar a partição do Ubuntu pelo Windows, e quero tirar o Linux fora por algumas razões. O que faço? ._.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, instalei aqui o Ubuntu porque resolvi que tinha que aprender a usar outro SO que não o Windows.

O problema é o seguinte: até onde eu entendi, ele particionou a partição do Windows :S, e deixou esta com muito pouco espaço.

Não consigo enxergar a partição do Ubuntu pelo Windows, e quero tirar o Linux fora por algumas razões. O que faço? ._.

Para começar: O Windows não lê o tipo de "sistema de arquivos" do Linux. O Linux lê tudo. Então o Win não "exerga" o Linux mesmo não. O contrário é sempre verdade.

Bem, se você tiver algum arquivo que queira fazer back up na partição do Ubuntu, faça o BackUp. Aí você formata a partição em NTSF e pronto. Aí você tem 2 partições para usar com o Windows. Se quiser estudar um pouquinho, pesquise a respeito de "redimensionar partição". Aí você vai voltar a ter o HD inicial, pelo que eu entendi da sua situação. Depois pesquise sobre "restaurar grub" para que entre no Win direto, sem passar na telinha preta.

Obs: acredito que seja melhor você aprender a redimensionar a unidade, colocar mais GB pro Win para resolver sua situação de capacidade, e continuar com Ubuntu, para você aprender um pouco mais.

Abraços

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...