Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Função SE + =hoje()


Posts recomendados

Senhores, bom dia

Estou tentando fazer uma fórmula em que possa incluir a fórmula HOJE dentro da fórmula SE.

Trata-se de uma planilha de cobrança, preciso de uma coluna onde possa informar SE determinada coluna com várias datas for maior que HOJE (=hoje()) me retorne a informação "a vencer". Ao contrário SE na coluna dos vencimentos eu tiver uma data menor que HOJE me retorne a informação "vencida".

Estou com um problema de sintaxe nessa fórmula e não consigo fazê-la. Alguém pode me explicar?

Menjol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Eu estou tentando utilizar essa função Hoje() também, só que eu gostaria que eu puxasse a data do computador e verificasse se no dia seguinte é ou não sábado,,, se for sábado, o sistema puxasse a data de segunda-feira, e se não fosse sábado, ele informasse a data de hoje mesmo.

Obrigado!

Thelis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • 5 meses depois...

Boa Tarde, 

Preciso controlar o vencimento e emissão de relatórios em uma planilha do excel. 

Criei uma condição "Se" Para me alertar se a data de envio de relatório estava próxima ou vencida, segue 

=SE(G16-HOJE()>30;"Prazo - Mais de 1 mês"; SE(G16=HOJE();"Hoje"; SE(G16<HOJE();"Venceu"; SE(G16-HOJE()<10;"Prazo - Menos de 10 dias"; SE(G16-HOJE()<15;"Prazo - Menos de 15 dias"; "Prazo - Menos de 1 Mês")))))

Porém queria criar uma condição nessa expressão com a coluna da data que os relatórios foram enviados, pois muitas vezes eles estão são enviando antes do vencimento. 

Que a condição satisfaze se Se na coluna (DATA LIMITE RT) for menor que o dia de HOJE() satisfazer todas aquelas condições criadas anteriormente, porém se na coluna (DATA ENVIO RELATÓRIO) estiver com a data de envio contar na mensagem "Relatório Enviado". 

 

exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

target 26 set 12am

=if(i11<0,"target "&text(today(),"dd mmm")&" 12am","")

 

target 26 set 12am ~~~> retorna "S" maiúsculo, é que este site continua com o velho problema de transformar as maiúsculas inseridas no post em minúsculas 🤬

=if(i11<0,"target "&proper(text(today(),"dd mmm"))&" 12am","")

 

target 26th set 12am ~~~> idem comentário acima

=if(i11<0,"target "&day(today())&choose(if(and(right(text(today(),"dd"),1)*1<>0,right(day(today()),1)<4,left(text(today(),"dd"),1)*1<>1),right(day(today()),1),4),"st ","nd ","rd ","th ")&proper(text(today(),"mmm"))&" 12am","")

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observação em relação à fórmula do amigo @osvaldomp no que diz respeito aos ordinais em inglês: os ordinais de 21, 22, 23 e 31 seguem a sequência equivalente à de 1, 2 e 3, ou seja, 21st, 22nd, 23rd e 31st e não o th.  Já os ordinais 11, 12 e 13 são exceção e não seguem essa regra.

Como sugestão:

=IF(I11<0,"target "&DAY(TODAY())&CHOOSE(SUMPRODUCT((DAY(TODAY())={1;21;31})*1+(DAY(TODAY())={2;22;0})*2+(DAY(TODAY())={3;23;0})*3)+1,"th ","st ","nd ","rd ")&PROPER(TEXT(TODAY(),"mmm"))&" 12am","")

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2020 às 20:19, Edson Luiz Branco disse:

Só uma observação em relação à fórmula do amigo @osvaldomp no que diz respeito aos ordinais em inglês: os ordinais de 21, 22, 23 e 31 seguem a sequência equivalente à de 1, 2 e 3, ou seja, 21st, 22nd, 23rd e 31st ~~~> sim, e se aplica também para 41, 42, 43, ... 51, 52, 53, ... 101, 102, 103, ... 701, 702, 703, ... isso já é sabido e previsto na fórmula que passei. A inconsistência é outra, a função CHOOSE() está recebendo o valor 4 para todos os dias do mês, e por isso retorna "th" para todos os dias. 😉

Segue abaixo a fórmula corrigida.

 

 

=IF(I11<0,"Target "&DAY(TODAY())&CHOOSE(IF(AND(LEFT(TEXT(TODAY(),"dd"),1)*1=0,RIGHT(DAY(TODAY()),1)*1<4),RIGHT(DAY(TODAY()),1)*1,IF(AND(LEFT(DAY(TODAY()),1)*1>1,RIGHT(DAY(TODAY()),1)*1<4,RIGHT(DAY(TODAY()),1)*1<>0),RIGHT(DAY(TODAY()),1)*1,4)),"st ","nd ","rd ","th ")&PROPER(TEXT(TODAY(),"mmm"))&" 12am","")

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Osvaldo e Edson, agradeço pela ajuda, funcionou perfeitamente aqui, só precisei trocar as vírgulas por pontos e vírgulas e irei deixar aqui a fórmula para quem quiser utilizar.

 

=IF(I4<0;"Target "&DAY(TODAY())&CHOOSE(SUMPRODUCT((DAY(TODAY())={1;21;31})*1+(DAY(TODAY())={2;22;0})*2+(DAY(TODAY())={3;23;0})*3)+1;"th ";"st ";"nd ";"rd ")&PROPER(TEXT(TODAY();"mmm"))&" 12am";"")

 

Só tenho mais uma dúvida... E acho que vocês podem me responder... Eu gostaria de saber se é possível por exemplo, "congelar" esta data, por exemplo, pela fórmula, ele vai retornar a data de hoje e isso está correto, mas há alguma possibilidade de ele continuar com a data de criação / modificação até ser atualizado?
Por exemplo, hoje é dia 28th, há alguma possibilidade de o excel me mostrar a data 28th quando eu abrir no dia 29th ou em qualquer outro dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Janderson Coelho disse:

Por exemplo, hoje é dia 28th, há alguma possibilidade de o excel me mostrar a data 28th quando eu abrir no dia 29th ou em qualquer outro dia?

 

E quanto ao mês? Por exemplo, em 10/out qual o resultado esperado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...