Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC ñ aceita Windows


thiagonfn

Posts recomendados

Estou com um pc aqui que veio com o linux estes pcs de loja para ser mais especifico da CCE estes novos e o cliete pediu para apagar o linux e instalar o Xp mas quanto vou começar a instalar desliga o pc, isto acontece também com o 98, fiz algumas pesquisas e descobri que este pc pode ser travado para não aceitar o windows, para fazer ele aceitar teria que formatar a bios e reinstal, será que é isto mesmo, Alguém já passou por isto?????

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiagonfn@08 de abril de 2006, 13:53

Estou com um pc aqui que veio com o linux estes pcs de loja para ser mais especifico da CCE estes novos e o cliete pediu para apagar o linux e instalar o Xp mas quanto vou começar a instalar desliga o pc, aí fui tentar colocar o 98 e disse que tem que ativar um tal de LBA mas procurei na bios e nada, fiz algumas pesquisas e descobri que este pc pode ser travado para não aceitar o windows, para fazer ele aceitar teria que formatar a bios e reinstal, será que é isto mesmo, Alguém já passou por isto?????

Obrigado.

Gente...que absurdo...máquina é máquina...tanto faz linux ou windows...já que ambos rodam em PC. LBA seria um parâmetro do Hd na bios...E como assim "formatar a BIOS"? Se isso acontecer...o micro não liga mais.

O que você poderia fazer seria dar um CLEAR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não sabia q o governo tinha pegado tão pesado nessa questão do computador para todos. mas quer saber? isso é bom por um lado. o cara compra um micro mais barato só pra instalar um windows pirata. porque quem tem grana pra micro melhor já compra com o xp instalado. agora quem comprar o micro aproveitando as isenções fiscais (q o povo paga) já sabe o q tem q levar

ah, complementando, acho q o clear sugerido pelo ferreira pode resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal Obrigado pela atenção

Mas vamos la a maquina é nova é aquele novo pc da CCE

já formatei o HD em fat 32 e ntfs e tentei colocar o windows e nada.

em relação a formatar a bios seria formatala e instala-la de novo foi um tecnico aqui que me falou a respeito disso

sobre o LBA esta é a a parte em que entra a formatação da BIOS veja só

quando vou instalar o windows e pede para ativar o LBA ou contatar o fabricante, aí beleza na minha placa ASUS A8N-E da para ativar ou destivar este LBA mas nesta placa do cliente ou suposto computador do Governo não da esta travado na bios ou seja aí para destravar presisaria formatar a bios ou atualizar ela.

o que devo fazer agora????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se trava ao entrar na bios, aí pode ser problema da mesma...na verdade você poderia tentar checar no manual da placa-mãe do seu cliente todos os jumpers que tem ligação com bios, config e procurar coisas que possam travar/bloquear alterações. De um clear na bios também. Se isso não resolver, você também poderia ver a possibilidade de uma atualização de bios. Todos os computadores desses populares (com linux) que eu vi, foi possível a instalação do windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consigo acessar a bios tranquilo mas não posso mexer no LBA do disco entende o que o fabricante definiu esta definido.

por isso que acho que seria bom uma atualização de bios.

Estranho isto mesmo sempre consegui instalar o windows em maquina que vieram com o Linux numa boa mas esta esta dando o que falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, falei com uma vendedora e diga-se, de passagem muito objetiva e simpatica, do extraeltro. ela me explico q o pc do governo, q desconfio ser do nosso amigo, não tem trava alguma e pode ser instalado o windows, necessitando so de uma chave, mas não explico qual chave. foi sucinta pois é uma vendedora de variados produtos. com certeza você não esta formatando o pc como deveria. o windows não reconhce as particoes linux, mas o linuxreconhece o win. pra passsa oo hd pro win tenta usa um particionador ou descubra o modelo e fabricante da placa-mãe e atualiza o bios. boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo!

Eu mesmo tenho um PC CCE, deste que você citou!

Comprei para minha esposa (que só usa XP). Formatei e instalei o Windows tranquilamente.

Utilizei o fdsk, NTFS, Windows XP.

Não precisei de chave, ou programas específicos para isso ou aquilo, somente um CD com o SO.

Agora vamos a uma alternativa: Tente colocar um CD (bootavel) do Linux (qqer distribuição), em seguida acesse o particionador e faça as alterações pertinentes. Reinicie a máquina com boot do CD XP e veja o que acontece.

As opções de Clear CMOS e instalação em outro micro com o mesmo HD são muito interessantes.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por opera@11 de abril de 2006, 18:41

Caro amigo!

Eu mesmo tenho um PC CCE, deste que você citou!

Comprei para minha esposa (que só usa XP). Formatei e instalei o Windows tranquilamente.

Utilizei o fdsk, NTFS, Windows XP.

Não precisei de chave, ou programas específicos para isso ou aquilo, somente um CD com o SO.

Agora vamos a uma alternativa: Tente colocar um CD (bootavel) do Linux (qqer distribuição), em seguida acesse o particionador e faça as alterações pertinentes. Reinicie a máquina com boot do CD XP e veja o que acontece.

As opções de Clear CMOS e instalação em outro micro com o mesmo HD são muito interessantes.

Espero ter ajudado!

sobre esta dica bom o pc é de um cliente quando inicio com o cd do linux o que veio com o pc da cce ele pede uma senha e o meu cliente disse que num tem num veio nada e aí ???? o que fazer????

eu particionei o hd em fat 32 e fui instalar o 98 ele começa a instalar e desliga, ele vai até o inicio quando começa a copiar os arquivos para o hd. o pc achei que pudesse ser a fonte então copiei os arquivos para o hd e desativei o cd-rom então deu o mesmo problema eu não pude trocar de fonte porque o pc esta com lacre aí perderia a garantia, este problema acontece também no Xp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A menos q eles deparem com um problema igual ao nosso acho q não vão entende o que acontece, Ai pessoal eu sei q SO e tudo igual, e q normalmente e só formata e instala outro, mas essas maquinas sao diferentes, dai vem alguns nos dizer mexa no Fdisk..... boma gente já tento de tudo, não acredito o problemas esteja na bios mas e uma hipotese, acho q o problema esta no hd mesmo ele e q deve estar bloqueado, se alguem pqga uma dessas makinas e acha a solução dai sim posta o resutado aqui se nauma cho q nem adianta fica sitando pra formata, pega algum programa tipo pqmagic etc... acreditem essas coisas a gente já testou e não funciona, valeu ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como o lordzerox disse que não adianta formatar, porque o problema não é de partição etc... Eu acho que o que deveria ser feito primeiro é dar um curto na bateria, zerar a bios e checar. Se não der certo, pega um outro hd, colocar na máquina e instalar outro so nela pra ver se a instalação passa e funciona normal. Se isso acontecer, fica descartada qualquer alteração de BIOS. Se descartado um problema com a BIOS, sobra o HD em si. Seria interessante dar checkdisk, só para ver o estado físico do HD que pode estar com algum dano. Se o teste passar liso, ai eu recomendo um cd de Linux, com fdisk do próprio ou o diskdruid, mata as partições com ele e instala o WIN normal. Aconteceu comigo certa vez tentar matar uma partição ntfs com fdisk da MS e a partição não morria por causa do ntfs. Só depois que matei a partição com o diskdruid é que a coisa funcionou. Depois peguei o Fdisk da MS, dei um fdisk/MBR, criei uma nova partição usando o HD todo e instalei novamente o WIn, que era na época o W98, Não sei se ai vai funcionar ai, mas comigo deu certo. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz sentido o que vocês falaram sobre o hd sim, eu estava agora pouco mexendo no hd formatando e tal aí apaguei todas as partições e ia reiniciar com o linux e esqueci de colocar o cd quando o pc inicia a tele de boot do linux para escolher qual sistema iniciar mas eu nem tinha montado nenhuma partição ainda, então é mais uma coisa poara se ver

alguem sabe como apagar ou restaura a padrão do a hd a tal de MBR acho que é isso ou modifica-la sei la????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse comando é dado junto com o comando Fdisk. A sintaxe é fdisk/MBR. MBR significa MASTER BOOT RECORD. O MBR informa que tipo de alocação de arquivo existe na HD. Se é FAT, NTF, NTFS, etc. Quando instala o Linux, acho que é NTF, e este tipo de alocação agarra na hd de uma maneira que é ######! Pra matar esta partição, só com o fdisk do Linux mesmo. Eu particularmente prefiro o diskdruid que vem em algumas distribuições. Depois que você mata essa partição, vai com o boot do win e usa primeiro o comando fdisk/mbr. Depois é só usar o fdisk do win, criar uma partição nova e instalar o SO normalmente. Pelo menos comigo já funcionou. E não esqueça de dar um curto na bateria pra limpar a bios, pelo sim pelo não. Tem um outro lance interessante que aconteceu comigo também. Quando fui instalar a primeira versão do win95, lá pelos idos de 1995, a instalação começava normal, depois dava uma tela preta e parava. Depois de muito procurar, vi que a bios estava com aquela opção de antivirus ligada. Ai a bios achava que o win era um vírus e parava a instalação. É bom dar uma checada nisso também. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Questor@14 de abril de 2006, 13:19

Esse comando é dado junto com o comando Fdisk. A sintaxe é fdisk/MBR. MBR significa MASTER BOOT RECORD.  O MBR informa que tipo de alocação de arquivo existe na HD. Se é FAT, NTF, NTFS, etc. Quando instala o Linux, acho que é NTF, e este tipo de alocação agarra na hd de uma maneira que é ######! Pra matar esta partição, só com o fdisk do Linux mesmo. Eu particularmente prefiro o diskdruid que vem em algumas distribuições. Depois que você mata essa partição, vai com o boot do win e usa primeiro o comando fdisk/mbr. Depois é só usar o fdisk do win, criar uma partição nova e instalar o SO normalmente. Pelo menos comigo já funcionou. E não esqueça de dar um curto na bateria pra limpar a bios, pelo sim pelo não. Tem um outro lance interessante que aconteceu comigo também. Quando fui instalar a primeira versão do win95, lá pelos idos de 1995, a instalação começava normal, depois dava uma tela preta e parava. Depois de muito procurar, vi que a bios estava com aquela opção de antivirus ligada. Ai a bios achava que o win era um vírus e parava a instalação. É bom dar uma checada nisso também. Espero ter ajudado.

Obrigado Questor pelas dicas vou testare e assim que tiver realizado os testes posto o resultado.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza pessoal ai vai uma dica filé pra quem tem o micro CCE ou computador para todos, para instalar o XP você tem que ir no setup, no primeiro menu tem o hd se você der enter está tudo auto, siga as seguintes instruções: lba mode - LBA, DMA desativado, e HARD DISCK também desativado e depois dê o boot pelo cd do XP e pronto é só instalar, acabei de fazer isso e deu certo ok. abraços

Emmanuel - Fortaleza-Ce - suporte técnico de informática-

CELERON 2.13, 256MB e HD 40gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por febs2307@14 de abril de 2006, 19:45

beleza pessoal ai vai uma dica filé pra quem tem o micro CCE ou computador para todos, para instalar o XP você tem que ir no setup, no primeiro menu tem o hd se você der enter está tudo auto, siga as seguintes instruções: lba mode - LBA, DMA desativado, e HARD DISCK também desativado e depois dê o boot pelo cd do XP e pronto é só instalar, acabei de fazer isso e deu certo ok. abraços

Emmanuel - Fortaleza-Ce - suporte técnico de informática-

CELERON 2.13, 256MB e HD 40gb

bom realizei exatamente como você falou na bios estava assim:

LBA/LARGE MODE..................AUTO

DMA MODE............................AUTO

HARDDISK SMART ................AUTO

aí DEIXEI ASSIM

LBA/LARGE MODE..................LBA

DMA MODE............................AUTO

HARDDISK SMART ................DISABLE

isto eu fiz clicando no HD mesmo e não no Cd-rom.

------------ ------------- ------------- -----------

Bom fiz outro teste também de restaurar a MBR do hd também não deu certo restaurei e nada continua dando os mesmos problemas.

não vejo outra solução a não ser atualizar a bios mesmo mas vou continuar tentando para ver se não existe mesmo outra maneira de instalar o windows.

obrigado a todos que estão colaborando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente você deve reiniciar o computador pelo cd do windows. apos o mesmo dar inicio você devera deletar as particoes criadas para o linux e em seguida criar um nova particao ntsf (pode ser a rapida) automaticamente o programa de instalacao cria e formata o seu hd para prepara lo para instalação do mesmo. caso tenha mas alguma duvida pode ligar para o meu cel: 9907-3140

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhuuuuuuuu

Agora deu certo fiz como o nosso amigo falou o FEBS2307

Fiz da seguinte forma

Padrão na bios

LBA/LARGE MODE..................AUTO

DMA MODE............................AUTO

HARDDISK SMART ................AUTO

aí DEIXEI ASSIM

LBA/LARGE MODE..................LBA

DMA MODE............................DISABLE

HARDDISK SMART ................DISABLE

aí consegui instalar o windows Normalmente

Muito Obrigado ao FEBS2307 e a todos que deram atenção a este forum

Um forte abraço e t+.

Thiago L. Sarnovski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem.. peguei pc desses com a missão de instalar o XP nele, não foi fácil, ao que me pareceu, o mbr , estava de alguma forma protegido, excluia as partições, mas elas voltavam, então resolvo utilizar o velho diskedit. da Symantec, (funciona sob DOS), preenchi com zeros, do setor zero ao 128. Só então consegui instalar o XP sem traumas. Talvez qualquer sft que tenha a capacidade de realmente zerar o mbr possa cumprir a tarefe.

Saudações....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...