Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravação por canal

Posts recomendados

saudações a todos,

comprei recentemente um pctv (celerum d-315) e gostaria de fazer, em casa, gravações com voz e violão (mas com voz sobre voz).

gostaria de dicas de que tipo de placa do som deveria comprar, além de quais outros equipamentos e programas.

sou leigo. só o que sei fazer é cantar e tocar.

agradeço a atenção, um abraço <_< do tamanho do rio grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Eaee cara beleza?!?!

NTaum, acho que essa placa de som é compatível sim...

Mais então, dá pra você grava um por um, mas também é bom grava dois de uma vez, só por experiencia... uma placa de dois canais, portanto, é o ideal para um estudiozinho kaseiro sossegado... Uma boa dessas está por volta di 1.200 reais...

E um programa que seria muito útil pra você são aqueles da Sonic Foundry, tem vários, eu uso o Sound forge e o Vegas... ( o vegas pra gravar e o sound forge pra edita...)

Mais se você quer um programa de primeira, aconselho então o PRO Tools, esse é realmente muito bom... mas claro que o sound forge é indispensável na hora de editar!!!

aí quando você tiver com o programa em mãos, ele com crtz terá de reconheçer sua placa de som e então é só você colocar pra gravar que ele vai grava em um canal... aí você adiciona outro canal e grava outro instrumento... aí é só você alinhar os dois nos seus determinados tempos (o programa tem uma espécie de linha do tmpo da música...) e quando tiver todos os canais prontos, é só você salvar o projeto em um arquivo de som, como wav, wma, avi, etc!!

hehehe.. espero ter ajudado...!!!

Floww cara!!

Boa Sortee!!!

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
saudações a todos,

comprei recentemente um pctv (celerum d-315) e gostaria de fazer, em casa, gravações com voz e violão (mas com voz sobre voz).

gostaria de dicas de que tipo de placa do som deveria comprar, além de quais outros equipamentos e programas.

sou leigo. só o que sei fazer é cantar e tocar.

agradeço a atenção, um abraço do tamanho do rio grande.

voce não precisa de placa de som cara para fazer sua gravações e produzir ate um CD existem programaas que simulal multiplos canais que é o que voce precisa para montar sua musica, no final de tudo vai ficar com 2 canais como no CD padrão.

O que voce precisa é uma mesa de som simples 4 ou 8m canais ou mesmo um mixer que tenha entrada para violão, teclado e microfone, pode ate ligar teclado e microfone direto na placa de som mas ficara muito limitado, existem alguns programas multicanais o que eu conheço e ate fiz um tutor básico veja AQUI

Link para o comentário

• 3 meses depois...

fala amigao....beleza....eu faço o seguinte...custo zero....ligo o violao.....faço a base da musica....gravei....depois....c/ se fosse gravar um outro canal..mantenho a base e gravo em outra pista..ou faixa...como você queira chamar....gravo o solo.....depois....faço a mesma coisa e gravo a voz....e assim faço as gravações....eu uso o adobe audition......q eu acho q e o mais fácil de usar no meu ponto de vista....e mais leve q o sound force....e também achei esse sound force mais difícil...tanto q nunca consegui gravar voz e violao depois....mas isso.....e gosto de cada um....alem disso....o adobe q eu uso....tem efeitos q eu uso....e gosto....você quem sabe....se você baixar o adobe....mas so se você quiser mesmo ... lembre-se q você tem q escolher o q mais lhe agrade....mas se optar por ele.....eu posso te dar alguma pouca ajuda. boa sorte. abraço.

Link para o comentário

vamos por parte....

PEDRODAGAMA

em q nível tu pretende chegar?

só pra brincar em casa?

tu vais precisar de pelo menos uma placa de som meia boca, um microfone meia boca, um fone de ouvido meia boca e uma mesa de som ou algum tipo de pré-amplificador meia boca.

huahuahauha

ANDRENASMENT

esta placa q tu citou já é meia boca. dá pra começar com ela

DIGOLE

ProTools só funciona em hardware específico

não é uma boa solução pro nosso camarada. vai ter q ir atrás de algum programa dedicado, o q é chato

legal tu ter citado os da Sony (antiga Sonic Foundry, pois foi comprada). eu gosto do ACID e, claro, Soud Forge

CABECE

se ele não tiver uma placa de som, como vai fazer entrar o som no PC e jogar pro programa? hehehehe

acho q estás te referindo aos programas multipista, ou multicanal, pra gravação e mixagem

KELAS

não. não é possível.

até tem algumas coisas q se consegue fazer, como suprimir a voz, apagar algumas frequências pra gravar por cima, mas o resultado nunca é tão satisfatório.

se tu pensa em pegar uma música pronta de um CD e "escolher" o baixo pra separar, não tem como. nem pra guitarra, píanos, bateria....

lêmbre-se q no CD a onda sonora (na real a imagem numérica dela) já está toda misturada e não teria como separar os bits do baixo dos bits da guitarra

WAGNER SILVINO PESSOA

processo correto este. gravar por etapas. até pra não ter vazamentos pras trilhas dos outros instrumentos

só q tu não consegue mesmo gravar em trilhas no Sound Forge porque ele não permite isso! ele é um software de edição e masterização de faixas e não de mixagem, como o Audition!

pra fazer isso também pode-se usar o ACID, o Pro Tools, Sonar, Logic..... todos programas multipista pra gravação e mixagem!

abraço pra galera!

Link para o comentário

é assim cara.....

quando se faz uma gravação, além de querer mostrar os instrumentos se faz com que eles pareçam estar sendo tocados pra ti. a chamada impressão musical

e como as fontes sonoras nunca estão no mesmo ponto, e sim dispostas umas mais pra tras outras mais pros lados, mais pra cima, mais pra baixo.... as gravações tem as mixagens querendo imitar isso.

nada mais q o conhecido SOM ESTÉREOFÔNICO

a voz, como geralmente é o elemento mais focado das músicas, tem a sua disposição na mixagem no centro. daí é facinho de fazer o "mute" dela.

o processo, na teoria, é simples.

como o espectro referente a voz é algo relativamente curto (tipo dos 800Hz até os 8KHz) é só pegar esta frequência central, inverter a fase da onde e sobrepor na onda original.

só q com isso comprometemos todo o espectro médio de sons q estão "casados" nas mesmas frequências.

alguma coisa da batera, violão, guitarras, piano e outros vai se perder, porque compartilha o mesmo espectro.

e é por isso q o resultado nunca é realmente bom

já com instrumentos, pra REMOVER eles da música, além de ter q fazer tudo isso, temos q saber ONDE ele foi disposto na mixagem (tipo... 50% pra esquerda, 20% pra direita, etc).

e como sempre temos a gravação feita com PANs (distribuição) diferentes, não tem como se fazer isso.

ou se perde muita coisa dos outros instrumentos, ou não se retira tudo o que queremos (quase sempre se perde o que não queremos e não se tira o que queremos!!!!)

sacou o drama?

:P

existem programas q tentam fazer isso automaticamente, mas o bom seria tu fazer "na mão" mesmo

tendo um bom software multipista e um pouco de conhecimento dá pra ir removendo mais ou menos frequências a ponto de poder optar por uma maior ou menor remoção das ondas q se quer.

só q não pense em querer SEPARAR os instrumentos

isso NUNCA vai ser possível depois de se ter masterizado uma música, fazendo um monte de trilhas separadas virarem uma só.

Link para o comentário

temq usar equalizadores e inversão de fase de ondas.

depois tem q fazer a mix entre elas.

talvez seja mais fácil fazer num multipista, por ter controle simultâneo indivudual e ir escutando passo a passo o q se mexeu

não é trabalho fácil não

tenta achar algum plugin tipo VOCAL REMOVER q ele faz isso (ou tenta) com a voz

Link para o comentário

Eu gosto do Vegas Video, que é primo do Sound Forge (os dois da ex sonic foundry que foi comprada pela sony).

Como o Cristiano epxlicou bem o sound forge não trabalha com trilhas, já o vegas video sim.

Aqui eu uso pra gravar de brincadeira, posso gravar por ex o violão, depois o teclado, flauta, microfone, microfone de novo, etc. E ter as trilhas separadas para poder trabalhar cada uma individualmente.

E é bom que dá pra ouvir a base enquanto grava. Por exemplo eu posso ouvir o violão tocando enquanto canto no microfone, pra dar a sincronia certa no tempo, nem precisa ficar tentando acertar depois.

Eu uso os recursos mais básicos, mas ainda não achei nada que o sound forge faça que o vegas video não faça. Mesmo os efeitos e plugins do soung forge podem ser aplicados pelo vegas video também.

Se você vai gravar um canal de cada vez acho q uma mesa de som não faz muita falta, basta ligar direto na placa de som. Quanto a placa de som, se você está usando onboard recomendo procurar os drivers fornecidos pelo fabricante do codec (chip) de áudio, costumam ter melhores resultados que os drivers fornecidos pelo site da placa mãe.

Com placas de som melhores naturalmente o resultado será melhor, daí tem q ver a sua necessiade.

Abraços!

Link para o comentário

• 2 anos depois...

To tentado gravar uma trilha de cada vez no vegas 7.0, mas depois que eu gravo em uma trilha ai eu coloco o fone de ouvido pra gravar em outra trilha e escutando a trilha que eu ja gravei pra eu tocar a outra parada na outra trilha, mas quando eu vou fazer isso tudo que eu gravei nas outras trilhas aparecem também na trilha que eu estou grando junto com o que eu vou gravar no microfone.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!