Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha traseira de gabinete


Dr Hardware

Posts recomendados

:Z  Galera, eu tinha um K6-II com uma fonte Troni 300w, só que ela parou de funcionar daí eu troquei e guardei essa queimada. Eu vendi meu K6-II a um tempo e agora desmontei a fonte e tive uma ideia maluca : Eu vi aquela ventoinha de 80mm e logo pensei em utiliza-la, já que ela ainda estava funcionando... Eu tirei os parafusos e cortei os fios dela (2> preto e vermelho/neutro e fase) e peguei um cabo de periféricos e fiz as ligações assim:

Fio Vermelho > No fio amarelo do conector dos periféricos

Fio Preto > No fio preto mais próximo do amarelo no conector dos periféricos

 Eu acho que tá certo, já que a ventoinha é 12v certo ? Daí eu a prendi na trseira do meu gabinete, liguei os fios, parafusei com uns parafusos de caixas de som e verifiquei se não tinha nada travando... Até então deu tudo certo, mas, eu acho que a ventoinha é muito lerda, puxa pouco ar (um pouco menos que a da minha fonte) e gostaria de saber se está tudo certo... acho que o fio amarelo não é o de 12v e sim o vermelho... sei lá... me ajuda aí galera !!!!!!!!

falou .. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente está tudo certo, as ligações estão corretas (amarelo 12v, vermelho 5v e preto 0v). Eu mesmo usava três ventiladores de fontes queimadas. O problema é que esse ventilador pode estar sujo ou desgastado, por isso de estar girando aquém do que deveria. Se possível, tente ver com outro ventilador. Veja também os fios, de repente, eles estão quebrados e aumentam muito a resitência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erimouse1@07 Set. 2002,10:07

Tecnicamente está tudo certo, as ligações estão corretas (amarelo 12v, vermelho 5v e preto 0v). Eu mesmo usava três ventiladores de fontes queimadas. O problema é que esse ventilador pode estar sujo ou desgastado, por isso de estar girando aquém do que deveria. Se possível, tente ver com outro ventilador. Veja também os fios, de repente, eles estão quebrados e aumentam muito a resitência.

:Z  Aonde devo limpa-la ? Eu peguei um pincel e limpei tudo que estava "à mostra" e bem limpinho.... será q devo passar um óleosinho WD40 nela ? Aonde ? Já quanto ao desgaste, tenho essa fonte desde de final de 98 até Maio deste ano... ela pode estra bem desgastada sim porque além disso, eu usava ele pelo menos 3h por dia.... Os cabos eu prendi bem e soldei, porém a solda não ficou muito bem, ela não grudava .... pode ser isso....

falou ... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos pontos em que você soldou. Aproveite e veja se tem alguma resistencia entre eles. Ela deve ser infinita, mas se tiver muito alta pode ser o motivo da perda de tensão (se o problema for esse). Faça um teste bem simples: gire as hélices com o dedo ou com um soprão, se as pás demorarem a parar, ainda tem chance, se pararem muito rápido, é porque etá desgatado ou emperrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O óleo só vale se o problema for atrito! Mas pinga aí, piorar não vai. Eu não sei, mas dizem que grafite em pó é melhor pra isso. Você arranca o selinho por trás do ventilador e vê o eixo e dá um pingo ou dois.

Tirar os furinhos e por a grade é uma boa, pois melhora o fluxo de ar e diminui o ruído. A questão é uma dremel ou tico-tico pra tirar a tela e comprar a grade, mas isso é com você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erimouse1@07 Set. 2002,21:45

Nos pontos em que você soldou. Aproveite e veja se tem alguma resistencia entre eles. Ela deve ser infinita, mas se tiver muito alta pode ser o motivo da perda de tensão (se o problema for esse). Faça um teste bem simples: gire as hélices com o dedo ou com um soprão, se as pás demorarem a parar, ainda tem chance, se pararem muito rápido, é porque etá desgatado ou emperrado.

:Z  Que q é essa parada de resistência ??? É pra testar essa paradinha com o multimetro ?

falou .. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai cara. moleza, faz o seguinte. primeiro esses ventiladores geralmente estão faltando lubrificacao pois sao slave e usam graxa, não oleo. então desmonta a bichinha e mete graxa sem do (graxa de alta rotacao pode ser de mecanica mesmo, eu uso graxa de turbina de alta rotacao de dentista, já vem em seringa apolicador, mais fácil) no eixo do ventilador. depois testa numa fonte 12v (pode ser aquela de paraguai com varias voltagens) se funcionar bem ótimo, se não joga fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!

Meu questionamento pode ser *****, mas vamos lá:

Também retirar a ventoinha de uma fonte queimada e pretendo usa-lá no meu monstrinho, minha dúvida é para que ar frio entre em vez de retirar o ar quente é só inverter a posição da ventoinha no gabinete ou não?

valeu

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por klaus2001@10 Set. 2002,07:27

Olá Amigos!

Meu questionamento pode ser *****, mas vamos lá:

Também retirar a ventoinha de uma fonte queimada e pretendo usa-lá no meu monstrinho, minha dúvida é para que ar frio entre em vez de retirar o ar quente é só inverter a posição da ventoinha no gabinete ou não?

valeu

:**

:Z  Depende da ventoinha não dá... ela pega no metal.. você vai ter de usar (nesses casos) umas arruelas ou borrachinhas entre o parafuso da ventoinha e o gabinete...

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LaLaCO@10 Set. 2002,15:03

Já tive essa ideia, tenho duas ventoninhas de fonte aqui... uma roda beleza... a outra não esta funcionando...

tentei até desmonta-lá pra fazer o esquema do LED, mas n consegui... tem alguma tecnica?!

:Z  Alguma técnica pra q ? Pra desmonta-la ? Se for deve ter, e , até eu quero saber, porque tentei em duas e .... quebrei as duas !!! Já era !!!!!

falou ... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai cara em relação a pintar as ventoinha rola sim :** (os meus aqui eu vou pintar de azul frança)

você pode pintalas com aquelas tintas esmalte sintético aquelas de pinta portão(isso c você tiver acesso aum compressor) já q na ventoinha ela mesma não vai ter contato com nada ai não tem perigo de arranhar mesmo assim ela não e fraca so basta deixala secar bem

o meu gabinete mesmo eu pintei com esmalte sintetico

e ficou muito bom pintei ele de preto brilhante ele ta igual a um espelho

tipo q tive q pintalo logo porque ele era rosa  9-N  

comprei na mão dun cara aqui em bh q a loja dele teve problemas com os federais

ai ele estava passandu uns trekos ai eu o peguei porque era o unico q estava novo so q veio sem fonte ai comprei uma da satellite pra p4 so q não sei c ela e boa

ei alguem ai sabe o endereço da satellite ai não?

aé c você for pintar de spray de smalte sintético

aqui em bh c acha + e

color jet (renner)

krilon (e americana so q a renner q fabrika aqui e a mesma m*rd*)

uma q tem um jogador de futebol (importada)

uma q tem uma bike um carro(importada)

colorgin DECOR spray

e colorgin ESMALTE SINTÉTICO (recomendo essa porque as outras são muito ralas)

aqui no meu bairro elas estão en torno de 6 conto

tipo q tem automotivas também soq são + caras e eu acho q no seu caso q so vai pintar ventoinha e jogar dinheiro fora

mas c você preferir c pega a colorgin automotiva(ela é um pouco menor e tem um calhanbeke no rótulo)

espero ter ajudado

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, fiz os os esquema que cvs estão falando, meus coolers sao pintados e com led, pintei com colorgin cromo e dourado, leds eu pus como citei no forum a respeito de leds em ventoinha. Fiz um arquivo word ensinando passo a passo com fotos para por led no cooler. se quiser e so pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sergiotf@11 Set. 2002,08:08

Ai pessoal, fiz os os esquema que cvs estão falando, meus coolers sao pintados e com led, pintei com colorgin cromo e dourado, leds eu pus como citei no forum a respeito de leds em ventoinha. Fiz um arquivo word ensinando passo a passo com fotos para por led no cooler. se quiser e so pedir.

88-)  Caramba... eu quero !!!!!

falou ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:;): ai cara eu também gostaria c tiver fotos

tipo q essa colorgin chomo q c pintou ai e cromada mesmo

ou e so um tipo de prata?

porque eu também to procurando esse tipo de tinta

tanto pra pegar em superficie metalica

quanto pra superficie plastica

ai tem alguem entendido de tintas pra me ajudar aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh cara compressor é uma makininha muito louca q sopra um ar ai numa pistola de pintura :P

tipo q c mora em bh né?

eu tenho um compressor aqui velho c c quiser c compra as tintas e o solvente q eu pinto elas pra você

so q c vai ter q vir aqui na minha casa

c quiser liga pra mim q agente resolve 91467411

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!!

Ontem instalei a ventoinha da fonte que estava sobrando!!

Ficou uma beleza, to até afim de comprar mais fontes queimadas para usar as ventoinhas como ventilador!huahuahuahua, brincaderinha!!

Agora só falta cortar o gab. para ficar um trabalho perfeito, pois a ventoinha eu instalei dentro do monstrinho, soprando ar frio para cima do processador!!

até

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...