Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus p5vd1-x com PCI-Express e AGP8x


Peter Leth

Posts recomendados

Pessoal estou pensando em fazer um up no meu PC sem ter q mandar embora minha VGA q é AGP mas pensando futuramente em troca-la por uma PCI-Express...

???Mas minha dúvida é se o slot AGP dela não tem problemas de compatibilidade e desempenho baixo

o que vocês tem a dizer??? também aceito sugestões de outras placas q possuam os dois slots.

valeu

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fuja desta combo com pci-e x16 e agp 8x, sempre um dos dois funciona a meia boca.

As que tem chipset com tecnologia pci-e x16, os fabricantes transformaram dois barramentos pci em um agp, ajustando a freqüência e a tensão de trabalho para que seja compativel com placas de video agp, mas não com o mesmo desempenho.

As que tem chipset com tecnologia agp 8x, eles instalaram um chip auxiliar com suporte ao pci-e x4 e não o pci-e 16x como deveria ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André_Maia:

Agora fiquei na dúvida...o cara que me vendeu essa placa é de confiança. Já confiei nele várias vezes e nunca me arrependi. Ele me disse que os 2 slots trabalham na velocidade normal deles. Já tinha visto outras placas que tem os 2 slots, pci-x e agp. Nesse caso, era o agp que era deficiente. Como o AGP da minha funciona tão bem quanto ao da minha antiga placa, será que meu pci-x é deficiente? você viu isso que você falou em algum lugar? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Peter Leth@17 de abril de 2006, 19:16

Danelon, o que você tem a dizer sobre essa placa??? correspondeu as suas expectativas???Realmente esquenta muito???

:-BEER

Olha colega, fiquei até um pouco assustado com a sua pergunta. Não sabia que ela tinha fama de esquentar demais. Verifiquei a temperatura aqui e fica estável, mesmo depois de jogando jogos pesados(Fear, NFSMW), em 35 graus. Não sei se isso é muito pra uma placa mãe. No mais a placa é excelente e nunca me deu problemas. Mas o meu gabinete é bem refrigerado por causa do meu antigo processador( P4 3.2ghz HT Prescott). A minha única dúvida é a respeito do slot Pci-X. Mas acho que ele deve funcionar na velocidade normal mesmo. Acho que esse negócio de um dos 2 slots(agp e pci-x) serem capados, acontecia só nas primeiras placas que vinham com eles dois. Mas por enquanto a placa é 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Peter Leth@17 de abril de 2006, 19:38

Na verdade a fama de esquentar muito são desses P4, e no caso me disseram q não era aconselhavel pegar tal placa já q poderia esquentar demais...mais 35 graus tá excelente.

Sobre o PCI-Express...não seria possível você fazer um test aí, e fazer uma comparação???

falou  :-BEER

Posso até tentar, mais o negócio é que não tenho nenhuma placa pci-x pra testar...E a respeito de P4 esquenar, esquece. Esse P4 soquete lga775 não esquenta. Em full o meu fica a 40 graus em dias quentes. O prescott(meu antigo) é que esquentava, mas mesmo nele eu não tinha problema por causa do meu gabinete. Fiz uma operação nele e ficou muito bom, mas nesse P4 lga775 não teria sido necessária operação nenhuma.

EDIT: gostaria de uma opinião que não fosse na base do achismo a respeito do Pci-X...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André_Maia:

Agora fiquei na dúvida...o cara que me vendeu essa placa é de confiança. Já confiei nele várias vezes e nunca me arrependi. Ele me disse que os 2 slots trabalham na velocidade normal deles. Já tinha visto outras placas que tem os 2 slots, pci-x e agp. Nesse caso, era o agp que era deficiente. Como o AGP da minha funciona tão bem quanto ao da minha antiga placa, será que meu pci-x é deficiente? você viu isso que você falou em algum lugar? Valeu!

Cara eu não achei o modelo da placa no site da Asus Brasil, então procurei no de Portugal para descobrir alguma informação sobre a placa, olha o que achei:

Esta motherboard suporta slots PCI Express x16 e AGP8X para oferecer uma ótima flexibilidade para a actualização da placa gráfica. A slot PCI Express x16 a funcionar a x4 de velocidade tem uma melhor performance que o interface PCI graças à sua excepcional largura de banda de 2GB/s.

Segue o link para conferir Asus P5VD1-X.

Olha este artigo do clube, tem uma tabela, que mostra que a banda de 2GB/s é o pci-e x4 (1GB/s ida + 1GB/s Volta).

Barramento PCI Express

Realmente é melhor que o pci (normal), mas não creio que o vendedor tenha agido de má fé, ele tambêm pode estar mal informado, eu constatei isto porque sou técnico em elétro-eletrônica e de manutenção de hardware, me interesso por estes apectos mais técnicos, sempre faço uma analise das caracteristicas técnicas, não só do preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por André_Maia@16 de abril de 2006, 02:07

Fuja desta combo com pci-e x16 e agp 8x, sempre um dos dois funciona a meia boca.

As que tem chipset com tecnologia pci-e x16, os fabricantes transformaram dois barramentos pci em um agp, ajustando a freqüência e a tensão de trabalho para que seja compativel com placas de video agp, mas não com o mesmo desempenho.

As que tem chipset com tecnologia agp 8x, eles instalaram um chip auxiliar com suporte ao pci-e x4 e não o pci-e 16x como deveria ser.

Não sei das placas-mãe Pentium, mas a Asrock 939 SATA2 tem os dois Slots com suas velocidades originais. Não há gambiarras. E seu chipset tem o mesmo desempenho do NForce 4 Ultra e capacidade de OC excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q andei olhando pelos links q o André Mais postou, essa P5VD1-X é no minimo um ótimo quebra galho...pois se o PCI-X dela funciona com uma taxa de transferência de 2Gb/s quer dizer q ela terá na verdade um desempenho PCI-X 8X certo??? e não 4X q seria 1Gb/s...me corrijam se estiver errado...mas creio q a diferença no desempenho será pequena em relação ao 16X, pois se você for comparar um slot AGP4X com um 8X, a diferença é pouca.

o que acho estranho é ela possuir um slot 16X e funcionar numa velocidade inferior ao mesmo, sendo q os slots PCI-X são definidos por tamanho, diferente do AGP q tanto 4X quanto 8X são iguais...é um pouco confuso...é como se tivesse capando metade do potencial da placa de vídeo.

E me digam uma coisa: uma placa de video PCI-X 16X pode trabalhar a 4X ou 8X??? Se fosse assim porque existiriam slots de tamanho diferente pra cada um deles???Contraditório isso não acham???

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Peter Leth@18 de abril de 2006, 19:35

Me interessei por essas Asrock...mais não as encontro em lugar algum  :cry:

Alguém sabe onde encontrá-las??? :help:

Só pedindo para importar mesmo. Mas já conversei com um conhecido e chega por menos de R$300,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi a placa é pci-e x4, seria mais ou menos isso 2Gb/s = 1GB/s ida + 1GB/s volta.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1060/3

Dem uma olhada neste artigo, se a placa tiver 4 pistas ela é pci-e x4, mas os fabricantes calculam o desempenho com o caminho de ida e volta, dobrando o valor dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quero dizer é o seguinte, o fabricante diz que uma pci-e x4 funciona a 2GB/s, sabemos que ela trabalha a 1GB/s na ida e 1GB/s na volta de um ponto ao outro, somando da os 2GB/s que são transferidos de ponto a ponto.

O certo é que 1GB/s é o valor máximo total entre o caminho de ida e volta somado das quatro pistas, mas o fabricante dá a entender que a transferencia é de 1GB/s em cada sentido da pista.

O pci-e x1 tem uma pista de ida e outra de volta.

O pci-e x2 tem duas pistas, o pci-e x4 tem quatro pistas e assim por diante.

Pelo que vi a pci-e da placa que eu havia citado tem 4 pistas, sendo então pci-e x4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCI-express x16 funcionando a x4, ou pci-express x16 funcionando normalmente não tem diferença por enquanto. Nem a 7900gtx consegue usar todo o barramento do Pci-express pra ter ume perda de desempenho por rodar apenas a x4.

Detalhe que placas com SLI ou Crossfire usam pci-express x16 funcionando com x8. ninguém ia fazer uma placa de SLI pra perder desempenho, não acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão não é diferença ou não no desempenho.

Vai que lançam uma placa de video que utiliza toda a capacidade do pci-e 16, mas por limitação fica em x4, quando o cara comprou acho que queria pci-x x16 com a real capacidade não só no tamanho.

Qual a graça de ter uma nova tecnologia que te faz gastar dinheiro se tu vai ter o mesmo resultado da anterior. Isto não é evolução e sim enrolação.

Quando fizeram os primeiros SLI intenção era de poder usar duas placas, tanto que as placas mais recentes vem com dois slots de expansão pci-e x16 somando juntos 32, para não haver mais este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta OShakal e André_Maia...

Eu ainda não sabia que as placas não utilizam toda a capacidade do Pci-X, mas como disse o Andre_Maia, vai que uma hora lançam uma placa que utilize todo o poder do Pci-X x16....se eu quiser uma dessas, vou ficar a pé...

OShakal: não que eu esteja duvidando do que você disse, mas você viu em algum lugar esse negócio das placas ainda não utilizarem todo o poder do pci-x x16?

Será mesmo que uma placa tipo a 7900GTX só utiliza o Pci-X a x4? Ou seja, de acordo com o que você disse, eu não irei ter nenhuma perda de desempenho por enquanto...Apenas queria ter certeza, porque pretendo comprar uma placa pci-x em breve(uma 6800GS ou 7600GT, dependendo do preço...). Valeu aí cara. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Danelon@19 de abril de 2006, 20:19

Valeu pela resposta OShakal e André_Maia...

Eu ainda não sabia que as placas não utilizam toda a capacidade do Pci-X, mas como disse o Andre_Maia, vai que uma hora lançam uma placa que utilize todo o poder do Pci-X x16....se eu quiser uma dessas, vou ficar a pé...

OShakal: não que eu esteja duvidando do que você disse, mas você viu em algum lugar esse negócio das placas ainda não utilizarem todo o poder do pci-x x16?

Será mesmo que uma placa tipo a 7900GTX só utiliza o Pci-X a x4? Ou seja, de acordo com o que você disse, eu não irei ter nenhuma perda de desempenho por enquanto...Apenas queria ter certeza, porque pretendo comprar uma placa pci-x em breve(uma 6800GS ou 7600GT, dependendo do preço...). Valeu aí cara. :-BEER

Por enquanto, o desempenho do PCI-E é igual ao do AGP8X que é igual ao AGP4X. Mas atualmente, vale mais à pena investir em PCI-E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...