Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivos em Unix

ceseti

Posts recomendados

Postado Originalmente por ceseti@18 de abril de 2006, 14:02

Gostaria de saber se tem alguem que me dá uma dica de como fazer copia dos arquivos que estão em OS. Unix e se é possivel usar um gravador de CD.

Obrigado

oi...tudo bem?

é possível sim fazer cópias de arquivos usando um gravador de CD em Unix....

a maioria das distros já vem com o pacote cdrecord instalado....

kernels mais antigos, como o 2.4 (que não é tão antigo assim) tratam os gravadores de CD como drives SCSI...logo, para você poder usá-lo com esse kernel, você tem que passar um parâmetro na inicialzação do sistema para que o loinux entenda que o gravador é um drive SCSI (acho que é isso)....o parâmetro é "hdX=ide-scsi", onde hdX é o dispositivo do seu gravador de CD...esse parâmetro deve ser colocado no arquivo de configuração do boot-loader...

já no kernel 2.6 você não precisa passar esse parâmetro....

pois bem, com o gravador configurado, é hora de gravar os arquivos...

em linux, você precisa gerar uma imagem de disco antes para gravá-lo (você não faz isso em linuz, porque o nero faz automaticamente)...

o programa que você deve usar para gerar a imagem é o mkisofs....

coloque seus arquivos em uma pasta qualquer e, como root, digite

#mkisofs -o nome_da_imagem.iso -JrT caminho_da_pasta

os parâmetros -JrT são necessários para que o cd gravado seja lido tanto em linux quanto em windows....

gerada a imagem, agora é só gravar...

se o seu kernel é 2.6, digite:

#cdrecord -v speed=X dev=/dev/hdX -data -eject nome_da_imagem.iso -blank=fast

speed -> velocidade de gravação

dev -> dispositivo

-data -> especifica que está se gravando arquivos de dados

-eject -> ejeta o cd no final da gravação

-blank=fast -> caso o cd seja rw gravado, esse parâmetro vai apagar o rw antes de gravá-lo...

se o seu kernel é 2.4, é necessário rodar o cdrecord com o parâmetro -scanbus para descobrir o endereço do gravador

#cdrecord -scanbus

ele vai gerar uma saída com alguns números (estou sem linux aqui para averiguar :P )

o endereço do gravador é da forma X,X,X...é só dar uma olhada que você descobre...

pois bem, descoberto o número, coloque-o no parâmetro dev do comando para gravar cd...

dev=X,X,X

e aí? ajudei?

qualquer dúvida, poste aqui, que eu responderei, se puder...

caso alguém ache algum erro, sinta-se a vontade para consertar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!