Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me ajudem a escolher uma distribuição


wnd

Posts recomendados

Olá,

Eu gostaria da ajuda de vocês para escolher uma distribuição Linux q atenda as minhas necessidades...

Primeiramente eu tenho um PC Intel Celeron D 2.1Ghz com 256Mb de RAM e HD 40Gb e atualmente to usando Conectiva 9 mas achei muito pesado pois demora muito pra iniciar o KDE e pra desligar também demora um tempão.

Portanto eu gostaria de uma distribuição leve q rode rápido no meu PC e como eu to afim de aprender eu não queria uma distribuiçao cheia de coisa... queria poder baixar e instalar os programas de minha escolha... por exemplo... estava olhando uns sites de distribuiççao e tem algumas q vem em 5 ou 6 cds... não precisa de tudo isso! queria uma coisa leve e pratica onde eu possa instalar meus aplicativos favoritos.

PS.: Eu já estou baixando as distribuições: Kurumin, Ubuntu e Gentoo.

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS.: Eu já estou baixando as distribuições: Kurumin, Ubuntu e Gentoo.

Antes de mais nada, espero que você tenha lido a documentação oficial das distros que está baixando, principalmente o kurumin (pois sua doc é bem completa) e o Gentoo (pois é uma das distribuições mais difíceis de instalar).

Se você que uma distribuição rápida e apenas com os programas que realmente vai usar, então você está no caminho certo, o Gentoo é uma das distribuição mais rápidas que existe. Entretanto, você terá que compilar todos os programas e bibliotecas do sistema (é o que faz essa distro ser rápida pois todos os programas serão otimizados para o seu pc) e a instalação pode levar dias, não é brincadeira... além disso, você terá que configurar todo o seu hardware manualmente.

Boa sorte.

Obs: A distro conectiva 9 é velha e já foi descontinuada.

ATENÇÃO: Evite fazer esse tipo de pergunta, o pessoal vai leva em conta suas preferências pessoais na hora de responder e vai ter deixar completamente desorientado. Quando tiver esse tipo de dúvida faça uma pesquisa nos foruns e google, é mais confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, a sugestão sempre é pessoal.

Mas não é isso que a inviabiliza.

Se você é iniciante:

Gentoo, LFS, Debian, Slackware...

Não são aconselháveis! Elas são ruins?! De modo algum, são todas excelentes! Porém, se não tiver uma boa experiência em GNU/Linux você irá apenas passar raiva!

Um CD do DSL ou da Dizinha, para mim é fundamental ter! São LiveCDs muito leves, e por isso, excelente para voltar aquelas configurações que você mudou e sua distro instalada não boota mais!

E para iniciante, é Kurumin ou Knoppix! ( Preciso dizer que isto é apenas minha opnião?! Acredito que isto já esteja subentendido.)

Kurumin é em português e é baseado no Knoppix!

Knoppix é uma distro alemâ, baseada no Debian, e para mais é mais completa, mais estável e mais leve.

Heheh, outro ponto que considero importante! Compre uma penca de cds virgens e vai gravando as distros que você for encontrando e achando que combina com você! Existem milhares distribuições, e a medida que você for experimentando... é quando estará melhor escolhendo!

Aqui tem os links! http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=387712

Boa sorte!

:bandeira:

( Você falou que quer ir escolhendo o que você quer instalar... Eu no começo também disse isso! Qual é o problema disto?! Primeiro devemos conhecer o funcionamento do sistema, para depois podermos configurá-lo. Ir instalando às cegas e "configurando" aquilo que não se conhece é muito difícil! A distro para você fazer isso... [ na verdade, pode ser qualquer uma...] é a Debian NetInstall ! Mas eu acho que tá cedo ainda! o # apt-get update e depois # apt-get install "o nome do programa sem as aspas" , é o que busca! Mas vá com calma! É melhor do que passar raiva depois! E se desistimular! Com o Knoppix dá pra fazer isso! ( Mas uma dica... #apt-get upgrade ! Nunca faça isso numa distro... faça isso se voc que tiver criado o seu sistema! Em todos que eu fiz, só #$%@¨! com o meu sistema! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo! Gostei das dicas :D

Das distribuições q eu já tinha gostei da Ubuntu.

Já baixei a DSL só não tive tempo pra testa-la direito... mas pelo q eu andei lendo (e vendo) acho q vou ficar com a DSL e instalar um outro Gerenciador de Janelas... Gostei bastante do IceWM, será q vai ficar uma boa combinação? DSL + IceWM?

E essa tal de Dizinha? É bem flexivel? E com que Gerenciador de janelas ela vem?

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wnd@19 de abril de 2006, 17:56

Valeu mesmo! Gostei das dicas :D

Das distribuições q eu já tinha gostei da Ubuntu.

Já baixei a DSL só não tive tempo pra testa-la direito... mas pelo q eu andei lendo (e vendo) acho q vou ficar com a DSL e instalar um outro Gerenciador de Janelas... Gostei bastante do IceWM, será q vai ficar uma boa combinação? DSL + IceWM?

E essa tal de Dizinha? É bem flexivel? E com que Gerenciador de janelas ela vem?

Obrigado desde já!

O Dizinha é baseado no Kurumin. E vem o ICEWM, se a memória não falha! Eu pelo menos usava ele quando instalei...

DSL e Dizinha são bastantes leves. Porém, considero o Knoppix melhor por já vir instalado muito mais coisa, ou seja, você usará menos da sua conexão e terá um sistema instalado mais rápido.

De qualquer maneira, com DSL e o Dizinha, o comando:

# apt-get install "nome do programa sem as aspas"

Após ter feito o comando:

#apt-get update

Irá lhe permitir instalar o programa que quiser!

No Knoppix, só instalei o emelfm, dillo e amsn através do apt-get. Rápido e fácil!

E tive que instalar o flash manualmente...

Porém, o Knoppix possui o defeito de ser muito mais pesado!

E a minha instalação do Debian NetInstall nunca entrou no modo gráfico! eheh Só no Links e Lynx! hehehe - Na verdade, não é difícil, meu pc é que é ruim! hehe

Mas boa sorte aí! O link de cima é massa!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí cara,

Já sou meio batido em linux e já uso intensamente a algum tempo e de tanto testar linux posso dizer que minha distribuição preferida é o slackware.

Mas para que você não instale uma distribuição porque disseram que é melhor ou pior e nunca mais queira saber de linux eu recomendo para você baixar os 5 cds (vale a pena) do Suse 10 e instala-lo. Eu tinha uma certo preconceito, mas fiz isso a pouco tempo e gostei muito do sistema.

A instalação é bem simples, rápida e os pacotes que vem instalados são os necessarios. Ainda existe o YAST, que é um tipo de "painel de controle" no windows e é muito interessante.

Boa sorte! :D

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza... Já to testando várias distribuições... mas ainda tenho algumas dúvidas e conclusoes:

Gentoo é muito difícil de se trabalhar pra quem é iniciante no Linux, kurumin não rodou :( da um erro "kmserver couldn't be started" acho q é porque eu baixei a versão 6 beta :(

DSL é boa... mas só se deu algum problema no SO atual e tiver q iniciar por outro pra arrumar alguma coisa...

E o Ubuntu... tem um problema... não consegui instalar ele atraves do live-cd... sera que alguem poderia me ajudar nessa questão?

PS: To seguindo as dicas e to baixando o Dizinha e o Knoppix 4.0, mas em relação a Dizinha não sei se baixo a 1.0 Full ou a 2.0 Alpha po ser mais atualizada...

Era isso!

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wnd@20 de abril de 2006, 19:02

Gentoo é muito difícil de se trabalhar pra quem é iniciante no Linux, kurumin não rodou :( da um erro "kmserver couldn't be started" acho q é porque eu baixei a versão 6 beta :(

DSL é boa... mas só se deu algum problema no SO atual e tiver q iniciar por outro pra arrumar alguma coisa...

E o Ubuntu... tem um problema... não consegui instalar ele atraves do live-cd... sera que alguem poderia me ajudar nessa questão?

PS: To seguindo as dicas e to baixando o Dizinha e o Knoppix 4.0, mas em relação a Dizinha não sei se baixo a 1.0 Full ou a 2.0 Alpha po ser mais atualizada...

Era isso!

Obrigado desde já!

Por agora, vamos deixar o Gentoo na geladeira.

Eu particularmente, prefiro sempre as versões ESTÁVEIS! (Stable ). porque?!

porque eu sou iniciante e se der problema, eu não sei resolver!

Versão de teste é muito bom para quem entende e pode contribuir de algum modo para a melhoria da distro.

SE eu não sei nem como explicar o erro que deu... não dá para eu contribuir!

Eu tenho o Dizinha 1.0Full e o Knoppix 4.0.2!

Prefiro o Knoppix por ser mais completo, apesar de ser mais pesado!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...