Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sleeving KIT - Instalação


Akatuka

Posts recomendados

Tratando-se de um acessório de casemod com certo grau de "trabalho" e por isso de "difícil" instalação, tentarei passar algumas dicas que me foram bastante úteis no procedimento, temos o tópico de um colega com o vídeo, vejam o link:

Sleeving Kit - Verde Reagente, vale a pena? - por blasTEr

Atualmente é muito difícil encontrar os Sleevings da Vantec, porém, pra quem ainda gosta ou quer utilizá-los existe um modelo da marca VIZO, encontrei disponível na loja e-armazem:

csb1.jpg

1º - Desmontando os plugs:

É interessante desmontar apenas um cabo por vez, assim, terá outros para servir como padrão e não haver troca de posições dos fios durante a remontagem.

Plug de 4 pinos:

46689338.jpg

Existe uma ferramente pra desmontar esse tipo de terminal (extrator de molex), na falta deste, um simples "clip" resolve o problema.

46692534.jpg

Olhe o plug de frente e veja que existem duas ABAS fixadoras, como mostra o detalhe de um terminal. Para sacar o fio basta "afundar" as abas e o terminal estará solto, para recolocá-lo basta voltar a aba para a posicão original (faça movimento cuidadosos a fim de não quebrar as abas) e encaixá-lo novamente no plug.

Plug 4 pinos (FDD) e 3 pinos (FAN):

46693198.jpg

Este procedimento serve para os dois plugs mencionados, perceba que o espaço assinalado possui uma trava pra fixar o terminal, basta fazer uma leve pressão (com um estilete ou chave de fenda pequena - aquelas de relógio) na fenda e puxar com cuidado o fio para fora.

Plug SATA:

46693392.jpg

A trava deste plug é diferente, sobre o terminal existe uma trava que faz a fixação, para soltá-la basta levantá-la e puxar o fio.

Plug força auxiliar (4 pinos):

Aqui é uma opção pessoal, não gosto de desmontar esse plug, é mais complicado, utilizo um dos sleeving mais largo, mais precisamente o segundo mais largo (3/8").

Continua>>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuação>>>>

2º - Preparando os Terminais:

Para evitar que o Sleeving enrosque nas pontas dos terminais e acabem desfiando é interessante cobrí-los com uma fita - eu utilizo fita crepe por ter boa aderência e resistência.

OBS: Alguns terminais SATA (por exemplo aqueles da Seventeam 420) são mais sensíveis e necessitam de um cuidado maior para ser "encapado".

46694490.jpg46694706.jpg

Feito isso podemos seguir para o próximo passo.

3º - Aplicação do Sleeving:

Faça uma medição aproximada dos pedaços, é importante medir com um pouco de folga, o sleeving tende a ficar um pouco mais curto quando aplicado, pois os cabos preenchem o espaço interno e ele acaba "engordando". Após medição deve-se cortar.

Antes de começar a aplicação é interessante queimar levemente a ponta do sleeving a fim de, novamente, evitar que desfie com facilidade, pois esse acessório nada mais é que um trançado de pequenos fios (como uma rede).

Comece a passar o cabo, o normal é que o sleeving deslize por todo o cabo sem maiores dificuldades.

Em geral uso a seguinte combinação:

- cabos da fonte com molex: 1/4" - não use este em fios mais finos.

- cabo extra de força: 3/8"

- cabo principal de força: 1/2" - esse cabo geralmente já vem com o preto.

- cabos de fan ou cabos mais finos: 1/8"

O kit comporta tranqüilamente os cabos de uma fonte normal, tenho uma TT 480W com mais cabos que o normal e foi possível encapá-la com apenas um kit, na Seventeam 420W sobrou uma quantidade significativa.

OBS: Caso o Sleeving "enrosque", é um momento de paciência, não faça movimentos bruscos, lembre-se de quando empinava seu "quadrado" (pipa) e ficava preso em uma árvore, tente com movimentos suave soltá-lo e continuar passando pelo cabo.

Continua>>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuação>>>>

4º - Fita Termo-retrátil:

Começa a fase de acabamento, ainda com a fita crepe, passe a fita termo-retrátil, não é necessário cortar um pedaço grande, entre 1~1,5cm, essa fita vem em quantidade pequena no kit e poderá faltar caso abuse do uso no início. Essa fita é encontrada com facilidade, em São Paulo, na Rua Santa Ifigênia, algumas lojas de Casemod como a SPON e lojas de eletrônicos em geral.

Passe a fita termo-retrátil até a ponta do sleeving já aplicado no cabo, como o nome diz, essa fita retrái quando aquecida e se molda no cabo e no sleeving, para tanto existem algumas possibilidades:

- Aquecedor semelhante ao utilizado na aplicação do insul-film - desaconselho por ser caro e não terá tanta utilizade;

- Usa um secador de cabelo, porém terá que ser profissional - desaconselho porque pode causar brigas em casa (mãe, esposa ou irmã);

- Minha recomendação é Usar um isqueiro - é a forma mais barata e de fácil utilização, mas exige alguns cuidados:

- não mantenha o fogo parado abaixo do cabo e fita, você poderá queimar o cabo, realize passadas rápidas e contínuas por baixo, até que a fita fique moldada.

- caso a fita fique escurecida, limpe-a após esfriar, evite colocar os dedos quando ainda estiver quente, se fizer isso com certeza ficará manchada, caso a fita não seja preta, mas nada que fique visível.

- fixe com abraçadeira de nylon para dar acabamento, elas acompanham o kit, porém não em quantidade satisfatória.

46697974.jpg46698172.jpg

Agora é só repetir a operação com os outros cabos. Procure sempre verificar o posicionamento dos fios, isso evitará problemas.

Continua>>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuação>>>>

5º - Acabamento do cabo próximo a fonte:

Eu não utilizo a fita térmo-retrátil na parte do cabo próximo da fonte, tenho utilizado espiraflex, preta ou na cor dos cabos, dão um bom acabamento e escondem eventuais erros de medida. Quem preferir poderá levar o sleeving até a parte interna da fonte, para um bom acabamento se faz necessário abrí-la.

Detalhes do acabamento:

46698852.jpg46699098.jpg

46699512.jpg

Consegui as imagens, acredito que dê a ideia que mencionei acima, vejam a saída dos cabos da fonte com a utilização do espiraflex preto sobre o sleeving, é possível utilizar espiraflex de silicone colorido, porém esses tem certa transparência e será possível notar se o sleeving ficou desfiado.

Verificarei erros de português e novas informações e atualizarei o tópico, espero que ajude, dúvidas ou sugestões, por favor!

ABS à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@21 de abril de 2006, 14:18

Akatuka, muito bom informativo. Parabéns...

Valeu cara, ainda faltam colocar alguns outros plugs e fotos de alguns detalhes, mas minha casa está em reforma e imagina como ficam as coisas, tudo bagunçado...rs... Aliás, mesmo com tudo fechado fico preocupado com o pó "circulante".

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Akatuka, gostaria de sua ajuda amigo.

No tópico Zalman do Sub-fórum Coolers e Dissipadores, você postou a imagem de um programa para cool n quiet cujo nome se podia ver "core center".

Já o procurei e nada, você poderia me passar o local onde posso baixá-lo? Ou o nome dele no e-mule.

Desde já muito obrigado!

post-65831-13884911052472_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jucatollabur@24 de abril de 2006, 00:33

Caro Akatuka, gostaria de sua ajuda amigo.

No tópico Zalman do Sub-fórum Coolers e Dissipadores, você postou a imagem de um programa para cool n quiet cujo nome se podia ver "core center".

Já o procurei e nada, você poderia me passar o local onde posso baixá-lo? Ou o nome dele no e-mule.

Desde já muito obrigado!

Amigo esse programa é da MSI e vem junto com o CD de instalação. Se sua placa-mãe for da MSI fatalmente terá esse programa, ok! Creio que em placas-mãe de outra marca ele não funcione ou não fará medidas corretas caso funcione.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akatuka,sei que voce tem aqueles cabos organizadores que ajudam na ventilação no gabinete(voce tem um amarelo se não me engano,são uvs?).

Comprarei o SATELLITE X-Blade,e estou na duvida quanto á esses cabos!

O gabinete tera coolers lateral,frontal,e traseira 8cm/12cm/12cm.Todos com LED azul.

Quantos cabos utilizarei para organizar ?Sei que é só para os fios do HD (só um) ,fonte,drive de DVD,disquete ou tem outros cabos?

qual vai combinar mais e ficar mais bonito?

Azul (UV):

Amarelo (não é UV):

Gabinete X-BLADE PRETO :

Qual o melhor material,silicone ect...?

Não pretento gastar muito!Os UV tem uma luz forte?Faz mal aos olhos?

Me endique,o material que irei dar uma pesquisada!

Quem quiser podem dar sua opiniões!

ABS!

post-46831-13884911360698_thumb.jpg

post-46831-13884911361027_thumb.jpg

post-46831-13884911361351_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Iron_Guns+27 de abril de 2006, 18:00-->
Akatuka,sei que voce tem aqueles cabos organizadores que ajudam na ventilação no gabinete(voce tem um amarelo se não me engano,são uvs?).

Comprarei o SATELLITE X-Blade,e estou na duvida quanto á esses cabos!

O gabinete tera coolers lateral,frontal,e traseira 8cm/12cm/12cm.Todos com LED azul.

Eu tenho sim, são reagentes mas não são de silicone, são Sleevings. Tenho amarelo em um e vermelho no outro, uso silicone apenas pra dar acabamento e em fios que tiro com freqüência, tipo os do cooler.

Pra esses organizadores reagirem precisam da luz UV e ser reagente, seja com um cold cathode, uma lâmpada de luz negra ou leds UV, como você irá utilizar fans com led azul é provável que interfiram na luz UV, digo por experiência própria, o bom é que a luz azul proporciona levemente um efeito reagente, mas nada comparado ao UV propriamente dito.

Se vai utilizar fans com led azul, acho que ficará melhor o silicone azul mesmo, mas isso vai de gosto, o que fica legal na minha visão pode não ser pra sua.

Postado Originalmente por Iron_Guns@27 de abril de 2006, 18:00

Quantos cabos utilizarei para organizar ?Sei que é só para os fios do HD (só um) ,fonte,drive de DVD,disquete ou tem outros cabos?

Esses cabos de silicone são vendidos por metro, então basta que tenha uma noção da metragem dos fios que quer encapar e comprar. Basicamente se utiliza pros cabos da fonte, fios das fans, enfim, qualquer tipo de cabo.

Iron_Guns@27 de abril de 2006, 18:00

qual vai combinar mais e ficar mais bonito?

Qual o melhor material,silicone ect...?

Como disse, vai de gosto, o ideal é tentar dar um contraste sem "descombinar" muito, tipo amarelo e azul, vermelho e laranja, amarelo e laranja, vai de gosto. Eu prefiro o sleeving, porém são mais caros e dão trabalho, no mais o silicone cumpre bem o objetivo, são baratos, maleáveis e fáceis de instalar, não é necessário desmotar o micro pra fazer a instalação.

Postado Originalmente por Iron_Guns@27 de abril de 2006, 18:00

Não pretento gastar muito!Os UV tem uma luz forte?Faz mal aos olhos?

O silicone não é caro quando comparado ao Sleeving, sem contar que a facilidade de instalar o silicone é muito maior. Tome cuidado que o silicone tem diferença de tamanho, 1/2" e 1/4".

A luz UV não é forte não, aliás, pra iluminação ela é péssima, a função dela e fazer reagir mesmo e não faz mal aos olhos não, mesmo porque você não ficará olhando diretamente pra ela, pois o micro geralmente fica de frente pro usuário.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza akatuka eu to com uma duvida essa fita termo-retrátil eu andei procurando em umas lojas aqi em brasilia (procurei um lojas de eletrônica) e não achei dela so achei foi cabo termo retratil e não parecia ser muito bom :blink:

e esse Sleeving onde posso achar dele p comprar porque ficou muito legal nos cabos q você passou pricipalmente os vermelhos, sera q tem dele pretos? :D

valeu

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por affjv@28 de abril de 2006, 02:58

beleza akatuka eu to com uma duvida essa fita termo-retrátil eu andei procurando em umas lojas aqi em brasilia (procurei um lojas de eletrônica) e não achei dela so achei foi cabo termo retratil e não parecia ser muito bom  :blink:

Essa fita termo retrátil é bem simples a que vem no kit é até mais espessa, quando se compra avulso é mais fina, é uma "capinha" simples, veja o link abaixo:

http://mauebia.com/loja/product_info.php?c...products_id=538

Postado Originalmente por affjv@28 de abril de 2006, 02:58

e esse Sleeving onde posso achar dele p comprar porque ficou muito legal nos cabos q você passou pricipalmente os vermelhos, sera q tem dele pretos? :D

valeu

ABS

Existem os pretos sim, independente da cor estão bem difíceis de achar, aliás qualquer produto da Vantec, sei que o pessoal da Mauebia traz um parecidos com o dá Vantec, dê um alô pra eles, o Maurício é gente boa!

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...