Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de soldar.

Jim Clark

Posts recomendados

Amigos da eletrônica.

Desculpem me pela pergunta banal, mas como não sou da area da eletrica/

eletrônica, estou em duvida de uma questão:

Preciso soldar uns fios no varicap (parte de baixo) de um video-cassete (placa magica),

e me indicaram que devo usar um ferro de solda de 30 watts.

Como só tenho um de 40w, se usar este para fazer as soldas dos

fiozinhos, será que há perigo de se danificar o varicap, pelo calor, etc. ?

Se houver um tecnico de plantão hoje e puder me tirar a duvida rapidamente,lhes agradeço.

Vou ver se faço estas soldas nesta madrugada.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim você pode soldar o varicap com esse ferro de soldar...mas tem de ter em atenção a questão do calor, mas desde que seja uma coisa rapida não haverá nenhum problema...nem que você em vez de soldar ele por completo de uma vez ...soldar ele aos poucos isso é soldar um perno, deixar arrenfecer, etc...

[[]] :-BEER

Link para o comentário

Postado Originalmente por marquimvfs@01 de maio de 2006, 01:22

ferros de solda com potencia elevada em algum casos podem ocasionar danos a placa do aparelho (ex: ropimento de trilha)portanto cuidado com o uso de ferros com potencia miuto alta. :-BEER

o mesmo para ferros de baixa potencia, pois eu comprei um de 30W da ###### da TOYO que na verdade so tem 17 W <_< não consigo soldar nada com ele nem um CI de estão fraco e por causa disso você pode acxabr permanecendo muito tempo com o ferro encostado no componente , já com um ferro de 50W q estou utilizando nunca keimei trilha e uso ate para Cis pois rapidamente encosto e ele derrete a solda.

tenho 3 ferros um de 30, 40 e 50w HIKARI e so utilizo o de 50W,

Link para o comentário

• 2 anos depois...

Um bom ferro de solda, com um potencia legal, 50, 60W você consegue derreter a solda por completo e com rapidez adequada. Um ferro mais "frio" você vai demorar muito temo, trocando calor com o componente e vai "cozinhar" a solda, aí fica aquela meleca sem brilho (solda fria).

Não trabalho com isso, mas sou técnico eletrônico e meu professor de Lab sempre enfatizou muito o cuidado com solda, deve derreter a solda o mais rápido possível e retirar o ferro. Outro detalhe que não se deve derreter a solda no bico do ferro e depois levar ao componete, você deve encostar as 3 peças (ferro, componente e solda) de preferência enconstando o ferro no borne (temrinal) e o solda no borne. Uma boa solda deve ser lizinha e brilhante, se a solda começar a embolar e ficar opaca, pode-se ter uma solda fria e mal contato.

Link para o comentário

Mas tb é ruim você usar um ferro, com potencia elevado e ele até evapora o estanho ai você não solda nada, e pode soltar trilhas......

Para quem não trabalha no dia a dia com soldagem de componentes o ideal é um ferro de solda entre 30W e 40W, para evitar o problema que o ISO9K disse

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!