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alyssonr

O que é queda de tensao? Só ligar o chuveiro geralmente ...

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O que é queda de tensão? Por exemplo: usando as luzes, geladeira, televisor, e alguns outros eletrodomésticos em casa de repente ao ligar-se o chuveiro, por exemplo, há uma "queda da tensão", como dizem os eletricistas, como assim, cai de 110V pra menos que isso? Os outros aparelhos ligados todos ao mesmo tempo quase toda hora a todo dia, também diminuem a tensão quanto mais aparelhos ligarmos ao mesmo tempo?

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Olá, Alyssonr. Geralmente isso acontece quando:

1- Fiação (do poste até a casa, ou fiação do relógio de luz até o chuveiro) mal dimensionada

2- Transformador da rua (concessionária) "saturado", ultrapassado, para atender a demanda

3- Ligação clandestina, que atende à muitas casas ao mesmo tempo.

4- Mau contato na rede interna da casa ou até mesmo na caixa de ligação para o chuveiro.

beleza. :D

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Resposta à pergunta "o que é queda de tensão?"

Queda de tensão é o efeito que ocorre em instalações mal dimensionadas, onde por efeito de um equipamento de carga elevada, a tensão disponível "cai".

Basicamente, este efeito ocorre porque qualquer equipamento pode ser visto como uma resistência (isso de uma forma BEM GENÉRICA). Porém, os fios também são resistências, só que muito baixas. Porém, quando os fios do circuito não estão bem dimensionados, a resistência dos fios não são tão baixas quanto deveriam. Ao ligar equipamentos como chuveiro, microondas, ar condicionado, e etc., que são equipamentos de baixa resistência, uma parte da tensão da rede, que deveria estar nos equipamentos, fica nos fios. Isso é ruim, pois além de representar perdas, e atrapalhar o funcionamento de equipamentos, significa que está ocorrendo aquecimento dos fios, o que pode causar desde diminuição da vida útil dos fios, a ressecamento dos mesmos e a um possível curto-circuito.

Sempre que este fenômeno ocorre, é importante redimensionar os condutores, e refazer a instalação, para que os equipamentos funcione da maneira adequada e não ocorra riscos de curto-circuito.

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mas como saber qual fio colocar(espessura), tensão da casa, disjuntores, como dimensionar isso baseando-se nos aparelhos ligados na casa, tem formula pra isso?

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mas como saber qual fio colocar(espessura), tensão da casa, disjuntores, como dimensionar isso baseando-se nos aparelhos ligados na casa, tem formula pra isso?

Como eu postei naquele tópico da bateria, tem como dimensionar sim.

Um exemplo, sua cozinha:

Microondas = 900W

Geladeira = 1000W (quando ligada)

Forno elétrico = 2000W

Lava Louças = 1000W

Torneira aquecida = 1500W

Ralo elétrico = 500W

900 + 1000 + 2000 + 1000 + 1500 + 500 = 6900W

Supondo que vai ligado em 110V:

P = U.i => 6900 = 110.i => i = 62A.

Você pode colocar uma chave de 62A, usando o fio 10 ou 16.

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mas como saber qual fio colocar(espessura), tensão da casa, disjuntores, como dimensionar isso baseando-se nos aparelhos ligados na casa, tem formula pra isso?

Como foi dito pelo colega rsfjr, você precisará somar a potência de todos os aparelhos que ficarão ligados à mesma Fase (fio positivo) para saber a bitola do fio que será utilizado. Só não concordo que o mesmo colega tenha usado apenas a cozinha como exemplo, a menos que você use instalação bi ou trifásica e deixe uma Fase apenas para a cozinha. Você deve informar ao eletricista sobre os aparelhos mais potentes que você for utilizar em sua casa (chuveiro elétrico, torneira elétrica, ferro de passar, secador de cabelo, forno elétrico, freezer, etc.). Assim ele poderá utilizar as bitolas corretas para cada instalação.

rsfjr, acho que a geladeira que você utilizou como exemplo deve ser bem turbinada :D (1000W). Também considero 1500W pouco para uma torneira para água aquecida. Mas de qualquer forma, acredito que você tenha apenas citado exemplos de potências para demonstrar o tipo de bitola que deve ser usada para a potência final.

Abraços, pessoal :-BEER

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Como foi dito pelo colega rsfjr, você precisará somar a potência de todos os aparelhos que ficarão ligados à mesma Fase (fio positivo) para saber a bitola do fio que será utilizado. Só não concordo que o mesmo colega tenha usado apenas a cozinha como exemplo, a menos que você use instalação bi ou trifásica e deixe uma Fase apenas para a cozinha. Você deve informar ao eletricista sobre os aparelhos mais potentes que você for utilizar em sua casa (chuveiro elétrico, torneira elétrica, ferro de passar, secador de cabelo, forno elétrico, freezer, etc.). Assim ele poderá utilizar as bitolas corretas para cada instalação.

rsfjr, acho que a geladeira que você utilizou como exemplo deve ser bem turbinada :D (1000W). Também considero 1500W pouco para uma torneira para água aquecida. Mas de qualquer forma, acredito que você tenha apenas citado exemplos de potências para demonstrar o tipo de bitola que deve ser usada para a potência final.

Abraços, pessoal :-BEER

Olá,

Com certeza, foi apenas um exemplo, hehehehe, são aquelas geladeiras que fazem gêlo, servem café... :ahh:

Mas a torneira aqui de casa era de 1500W, ou 2500W? Mas era por aí.

O problema dos "eletricistas" é que eles acham que podem meter o fio 2,5 na casa toda.

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Como eu postei naquele tópico da bateria, tem como dimensionar sim.

Um exemplo, sua cozinha:

Microondas = 900W

Geladeira = 1000W (quando ligada)

Forno elétrico = 2000W

Lava Louças = 1000W

Torneira aquecida = 1500W

Ralo elétrico = 500W

900 + 1000 + 2000 + 1000 + 1500 + 500 = 6900W

Supondo que vai ligado em 110V:

P = U.i => 6900 = 110.i => i = 62A.

Você pode colocar uma chave de 62A, usando o fio 10 ou 16.

1 - Eu colocaria um disjuntor de 62A la no poste então pelo exemplo para a "parte" da rede de fios que ligariam esses aparelhos, por exemplo a rede da cozinha?

2 - E como chegar a bitola do fio, ou seja, 10 ou 16?? mm?!

3 - Se por acaso precisasse de uma tomada pra secador de cabelos em um banheiro, teria de dimensionar a "parte" da rede somando também chuveiro, torneira quente, lâmpadas, etc ...?

4 - Se usar um disjuntor de corrente menor supostamente haveria queda de tensão quando ligados todos os aparelhos ao mesmo tempo?

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1 - Eu colocaria um disjuntor de 62A la no poste então pelo exemplo para a "parte" da rede de fios que ligariam esses aparelhos, por exemplo a rede da cozinha?

Não, o disjuntor que vai no relógio é a soma de todos os disjuntores que vão na sua casa, por exemplo (supondo que sua casa só tem 1 quarto e 1 banheiro):

Cozinha = 62A

Lavanderia = 62A

Quarto = 20A

Banheiro 50A

Soma = 194A, podemos arredondar para 210A (um valor comercial).

Sabemos que você fez sua instalação elétrica com um engenheiro, então o engenheiro projetou a instalação de modo que todas as cargas de sua casa ficassem bem divididas entre as 3 fases. voce necessitará de um disjuntor TRIPOLAR de 210/3 = 70A.

OK?

2 - E como chegar a bitola do fio, ou seja, 10 ou 16?? mm?!

Eu te passei uma tabela em outro post, de sua autoria, aquele sobre a bateria:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=397978

3 - Se por acaso precisasse de uma tomada pra secador de cabelos em um banheiro, teria de dimensionar a "parte" da rede somando também chuveiro, torneira quente, lâmpadas, etc ...?

Com certeza!

4 - Se usar um disjuntor de corrente menor supostamente haveria queda de tensão quando ligados todos os aparelhos ao mesmo tempo?

Não haverá queda de tensão.

Um disjuntor é como um fusível.

Se você tem um fusível de 10A, e utilizar um aparelho que consuma 15A, o fusível queima.

Se você tem um disjuntor de 25A, e ligá-lo em um aparelho que consuma 30A, o disjuntor DESARMA.

Tudo certo?

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Não, o disjuntor que vai no relógio é a soma de todos os disjuntores que vão na sua casa, por exemplo (supondo que sua casa só tem 1 quarto e 1 banheiro):

Cozinha = 62A

Lavanderia = 62A

Quarto = 20A

Banheiro 50A

Soma = 194A, podemos arredondar para 210A (um valor comercial).

Sabemos que você fez sua instalação elétrica com um engenheiro, então o engenheiro projetou a instalação de modo que todas as cargas de sua casa ficassem bem divididas entre as 3 fases. voce necessitará de um disjuntor TRIPOLAR de 210/3 = 70A.

OK?

Tá, primeiro minha casa só tinha um quarto e uma cozinha, depois "aumentaram" pra cozinha, lavanderia, quarto, banheiro, ... ta melhorando, hehehe, mas independente disso, entendi o fato de ter que somar todas as amperagens de todos os cômodos e aí dimensionar o disjuntor, certo?

1 - Mas e ...

que todas as cargas de sua casa ficassem bem divididas entre as 3 fases
, como fica isso de divididas em 3 fases?? De onde?!

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Tá, primeiro minha casa só tinha um quarto e uma cozinha, depois "aumentaram" pra cozinha, lavanderia, quarto, banheiro, ... ta melhorando, hehehe, mas independente disso, entendi o fato de ter que somar todas as amperagens de todos os cômodos e aí dimensionar o disjuntor, certo?

Certo.

1 - Mas e ... , como fica isso de divididas em 3 fases?? De onde?!

Se você notar, do relógio de sua casa saem 4 fios.

3 desses fios são dotados de um potencial de 127V (ou 220V) e são chamados de fases. Isso que caracteriza a instalação trifásica (3 fases).

1 deles é o neutro.

Vamos dar nomes a cada fase: U, V, W.

Um bom eletricista fará uma distribuição similar a esta, de modo que nenhuma fase fique sobrecarregada.

Alimentação da Cozinha -> fase U;

Alimentação da Lavanderia -> fase V;

Alimentação do Banheiro -> fase W;

Alimentação do Quarto -> Fase W;

As cargas ficarão assim:

Fase U, possuirá uma carga de 62A.

Fase V, possuirá uma carga de 62A.

Fase W, possuirá uma carga de 70A (50 do banheiro + 20 do quarto).

Ficou balancedo, né?

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Se você notar, do relógio de sua casa saem 4 fios.

3 desses fios são dotados de um potencial de 127V (ou 220V) e são chamados de fases. Isso que caracteriza a instalação trifásica (3 fases).

1 deles é o neutro.

1 - Trifásica porém com uma tensão de 110V, existe isso?

2 - Quando é trifásico são 110V, 220V e 380V por exemplo, não é?!

3 - Se colocar fio Terra, como seria pra ligá-lo junto a rede da casa, nas tomadas por exemplo? Basta colocar as barras de cobre no chao do quintal perto do poste e ...... ?!!

Vamos dar nomes a cada fase: U, V, W.

Um bom eletricista fará uma distribuição similar a esta, de modo que nenhuma fase fique sobrecarregada.

Alimentação da Cozinha -> fase U;

Alimentação da Lavanderia -> fase V;

Alimentação do Banheiro -> fase W;

Alimentação do Quarto -> Fase W;

As cargas ficarão assim:

Fase U, possuirá uma carga de 62A.

Fase V, possuirá uma carga de 62A.

Fase W, possuirá uma carga de 70A (50 do banheiro + 20 do quarto).

4 - Esses seriam os valores dos disjuntores no relógio?

5 - Caso futuramente eu decida por outra tomada de energia na parede do quarto e adicionar ali um novo aparelho, por exemplo, mais uma TV, um Videocassete e um ventilador, teria de redimensionar o disjuntor do quarto e consequentemente o do banheiro numa tacada só?

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1 - Trifásica porém com uma tensão de 110V, existe isso?

Sim, se você tem uma instalação trifásica 110V em sua casa, você terá 3 fios com potencial de 110V

2 - Quando é trifásico são 110V, 220V e 380V por exemplo, não é?!

Quando você tem uma instalação trifásica é uma coisa. Quer dizer que entram 3 fios, com fases atrasadas em 120° umas com as outras.

Quando você tem uma tensão obtida por duas fases, é outra.

Em SP, para se obter 220V da tomada, liga-se, em cada polo da tomada, uma fase de 127V, né?

Como elas são atrasadas 120° umas das outras, você pode fazer a seguinte conta:

(127 + 127) * Seno(120°) = 254*0,866 =~ 220V

OK?

3 - Se colocar fio Terra, como seria pra ligá-lo junto a rede da casa, nas tomadas por exemplo? Basta colocar as barras de cobre no chao do quintal perto do poste e ...... ?!!

Você teria que aterrar as hastes de cobre, o mais longe do poste, e levar um fio até o 3° polo de suas tomadas.

4 - Esses seriam os valores dos disjuntores no relógio?

Sim, você teria que colocar um disjuntor tripolar de 70A.

5 - Caso futuramente eu decida por outra tomada de energia na parede do quarto e adicionar ali um novo aparelho, por exemplo, mais uma TV, um Videocassete e um ventilador, teria de redimensionar o disjuntor do quarto e consequentemente o do banheiro numa tacada só?

Não, porque os disjuntores do quarto e do banheiro são separados.

Agora, se você estiver se referindo ao disjuntor tripolar do relógio, ele tem uma tolerância alta. E você também, ao projetar, deve acrescentar uma tolerância.

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Só complementando a resposta do amigo rsfjr com relação a 5ª pergunta do alyssonr:

alyssonr, você não precisaria redimensionar o disjuntor caso os aparelhos que você fosse ligar nessa tomada adicional fossem esses que você citou. A potência desses aparelhos é muito baixa, logo a corrente também será.

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Eu colocaria um disjuntor de 62A la no poste então pelo exemplo para a "parte" da rede de fios que ligariam esses aparelhos, por exemplo a rede da cozinha?

Não, o disjuntor que vai no relógio é a soma de todos os disjuntores que vão na sua casa, por exemplo (supondo que sua casa só tem 1 quarto e 1 banheiro):

Cozinha = 62A

Lavanderia = 62A

Quarto = 20A

Banheiro 50A

Soma = 194A, podemos arredondar para 210A (um valor comercial).

Sabemos que você fez sua instalação elétrica com um engenheiro, então o engenheiro projetou a instalação de modo que todas as cargas de sua casa ficassem bem divididas entre as 3 fases. voce necessitará de um disjuntor TRIPOLAR de 210/3 = 70A.

1 - Se o disjuntor é a soma de todos os valores de todas as amperagens, o que dizer de relógios onde temos mais de um disjuntor para cada "parte/cômodo" da casa? São "########" de eletricistas ou precaução de no caso de queimar o disjuntor único a casa ficaria toda "apagada" e com disjuntores pra cada cômodo somente cairia a rede na parte da casa respectiva ao disjuntor?

2 - De onde você tirou esse lance de disjuntor TRIPOLAR? Existem outros tipos? E essa medidas e corrente do disjuntor de 210, porque essa sendo que o total medido foi 194A?

Só complementando a resposta do amigo rsfjr com relação a 5ª pergunta do alyssonr:

alyssonr, você não precisaria redimensionar o disjuntor caso os aparelhos que você fosse ligar nessa tomada adicional fossem esses que você citou. A potência desses aparelhos é muito baixa, logo a corrente também será.

3 - Como você sabe que estes aparelhos tem potencia baixa?? Conhecendo somente ou tem algum segredo?!

Quando você tem uma instalação trifásica é uma coisa. Quer dizer que entram 3 fios, com fases atrasadas em 120° umas com as outras.

Quando você tem uma tensão obtida por duas fases, é outra.

Em SP, para se obter 220V da tomada, liga-se, em cada polo da tomada, uma fase de 127V, né?

Como elas são atrasadas 120° umas das outras, você pode fazer a seguinte conta:

(127 + 127) * Seno(120°) = 254*0,866 =~ 220V

4 - Fases atrasadas em 120º, seno de 120, nossa! De onde isso??! Como assim, calculamos dessa forma sempre em qualquer cidade/bairro??

5 - Fase de 330V é igual? Fase de 330V são então 3 fios de 110V? Mas como são as tomadas então?

caros amigos sera que vocês pode mandar um email para esse endereço pedindo que horre nosso meio. É que essa pessoa estar em divida com " ccly " que é nosso colega do forumdoclebedohadware .

VAMOS AJUDAR " ccly " ! mande para todos colegas do forum

email do devedor ; ismael@barbacena.com.br

6 - O QUE SIGNIFICA ISSO AFINAL???!!!

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1 - Se o disjuntor é a soma de todos os valores de todas as amperagens, o que dizer de relógios onde temos mais de um disjuntor para cada "parte/cômodo" da casa? São "########" de eletricistas ou precaução de no caso de queimar o disjuntor único a casa ficaria toda "apagada" e com disjuntores pra cada cômodo somente cairia a rede na parte da casa respectiva ao disjuntor?

Eu não entendi a sua pergunta...

O disjuntor no seu relógio é a CHAVE GERAL. É por isso que o valor dela tem que ser a soma de todos os disjuntores de sua casa.

2 - De onde você tirou esse lance de disjuntor TRIPOLAR? Existem outros tipos? E essa medidas e corrente do disjuntor de 210, porque essa sendo que o total medido foi 194A?

Esse "lance" de disjuntor TRIPOLAR são os disjuntores utilizados para 3 fases. Pense no seguinte, são 3 disjuntores MONOPOLARES (aqueles comuns) funcionando com a mesma alavanca.

Existem disjuntores MONOPOLARES (comuns), BIPOLARES (para 2 fases) e TRIPOLARES (3 fases).

Não EXISTEM disjuntores de 194A, então você pega o valor comercial mais próximo, arredondando para cima.

3 - Como você sabe que estes aparelhos tem potencia baixa?? Conhecendo somente ou tem algum segredo?!

É só você olhar nas especificações do aparelho, tem lá:

Consumo: XXX Watts

Até 300W, em 220V, a potência não é tão significativa.

Até 150W, em 110V, a potência não é tão significativa.

4 - Fases atrasadas em 120º, seno de 120, nossa! De onde isso??! Como assim, calculamos dessa forma sempre em qualquer cidade/bairro??

Isso aí só são informações.

Mas em qualquer bairro funciona.

Em SP, a distribuição é de 127V.

Geralmente, faz-se instalações BIFÁSICAS para chuveiros, então você utiliza 2 fases, para obter 220V. Ao invés de 1 fase e 1 neutro.

5 - Fase de 330V é igual? Fase de 330V são então 3 fios de 110V? Mas como são as tomadas então?

Como assim, fase de 330V é igual?

Como assim, fase de 330V são 3 fios?

330V não existem, mas se existissem, você teria um transformador específico para isso.

As tomadas tem 1 pólo com FASE de 110V e 1 pólo com NEUTRO.

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Vide post acima.

Eu fiz uns desenhos, vê se você entende:

LIGAÇÃO MONOFÁSICA DE TOMADAS

monof9ds.jpg

LIGAÇÃO BIFÁSICA DE TOMADAS

bif1ob.jpg

DISJUNTORES:

disj3xh.jpg

Aquele tracejado que corta os disjuntores BI e TRIPOLARES significa que:

Se 1 ALAVANCA for DESLIGADA/LIGADA, TODAS as ALAVANCAS são DESLIGADAS/LIGADAS

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1 - Se o disjuntor é a soma de todos os valores de todas as amperagens, o que dizer de relógios onde temos mais de um disjuntor para cada "parte/cômodo" da casa? São "########" de eletricistas ou precaução de no caso de queimar o disjuntor único a casa ficaria toda "apagada" e com disjuntores pra cada cômodo somente cairia a rede na parte da casa respectiva ao disjuntor?

O disjuntor não é exatamente a soma de todos os valores de amperagens, pois seu valor geralmente é superior à soma dos valores de todos os aparelhos ligados a ele.

É interessante que você tenha disjuntores divididos para cada cômodo da casa (não é essencial, mas é interessante). Dessa forma você poderá fazer reparos e modificações nas instalações de cada cômodo sem precisar desligar totalmente a energia de sua residência.

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O disjuntor não é exatamente a soma de todos os valores de amperagens, pois seu valor geralmente é superior à soma dos valores de todos os aparelhos ligados a ele.

É interessante que você tenha disjuntores divididos para cada cômodo da casa (não é essencial, mas é interessante). Dessa forma você poderá fazer reparos e modificações nas instalações de cada cômodo sem precisar desligar totalmente a energia de sua residência.

Era ai que eu queria chegar, posso ter um disjuntor pra cada cômodo da casa então, pois essa era a ideia, se preciso for, desligo um comodo e faço manutencao e os demais continuam funcionando.

1 - Outro dia li que alguns micros servidores antigos(AT) tinha situações de usarem duas ou mais fontes no mesmo gabinete. Pode isso mesmo? E cairia no caso citado das ligaçoes "separadas", a exemplo do micro com mais de uma fonte poderia desligar uma das fontes e "trocar" uma peça ligada a ela enquanto a outra fonte funciona? Por exemplo, ligar uma fonte na placa-mãe somente e outra para os dispositivos IDE. Ao desligar a fonte do HD a memoria manteria o sistema rodando??

2 - Podemos "trocar" dispositivos com o micro ligado? já vi nas bios por aí que tem o tal SWAP FLOPPY DISK, que é pra isso né? já ouvi falar de SCSI que tem o mesmo recurso de troca com o micro ligado. Ao trocar o dispositivo, ou seja tira-lo do micro(FONTE de ENERGIA), por acaso haverá uma "sobra" de potencia pra fonte, mais ou menos assim, ela não terá de alimentar mais um dipositivo que antes estava no micro, agora fica mais "leve" pra alimentar os demais componentes. É possivel isso? Pergunto isso porque tem fontes que você liga ela aos dispositivos comuns do micro, hd, placa-mãe, cdrom, gravador e de repente coloca um dispositivo USB e o micro desliga, ou coloca mais um hd e o micro não liga mais, ou seja, parece que a fonte não tem FORÇA suficiente. já vi um site onde você dimensiona a fonte do seu micro de acordo com os componentes dele.

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Era ai que eu queria chegar, posso ter um disjuntor pra cada cômodo da casa então, pois essa era a ideia, se preciso for, desligo um comodo e faço manutencao e os demais continuam funcionando.

Mas isso é óbvio, ora bolas! :D

Pode ver que eu meus posts anteriores eu sempre mencionei "disjuntores" da cozinha, quarto...

1 - Outro dia li que alguns micros servidores antigos(AT) tinha situações de usarem duas ou mais fontes no mesmo gabinete. Pode isso mesmo? E cairia no caso citado das ligaçoes "separadas", a exemplo do micro com mais de uma fonte poderia desligar uma das fontes e "trocar" uma peça ligada a ela enquanto a outra fonte funciona? Por exemplo, ligar uma fonte na placa-mãe somente e outra para os dispositivos IDE. Ao desligar a fonte do HD a memoria manteria o sistema rodando??

Pode sim, até hoje existe.

Isso se chama "fonte redundante", pode funcionar com 2 ou mais fontes, ligadas em paralelo.

Elas funcionam da seguinte maneira:

Você tem a Fonte A e a Fonte B;

Quando a Fonte A passa um determinado tempo trabalhando, a Fonte B liga e, após a Fonte B ligar, a Fonte A desliga.

Entendeu? Então você nunca deixa o PC sem alimentação e nem causa estresses às fontes.

E a Fonte A e B alimentam exatamente os mesmos circuitos, já que são ligados em paralelo.

2 - Podemos "trocar" dispositivos com o micro ligado? já vi nas bios por aí que tem o tal SWAP FLOPPY DISK, que é pra isso né? já ouvi falar de SCSI que tem o mesmo recurso de troca com o micro ligado. Ao trocar o dispositivo, ou seja tira-lo do micro(FONTE de ENERGIA), por acaso haverá uma "sobra" de potencia pra fonte, mais ou menos assim, ela não terá de alimentar mais um dipositivo que antes estava no micro, agora fica mais "leve" pra alimentar os demais componentes. É possivel isso? Pergunto isso porque tem fontes que você liga ela aos dispositivos comuns do micro, hd, placa-mãe, cdrom, gravador e de repente coloca um dispositivo USB e o micro desliga, ou coloca mais um hd e o micro não liga mais, ou seja, parece que a fonte não tem FORÇA suficiente. já vi um site onde você dimensiona a fonte do seu micro de acordo com os componentes dele.

Não existe sobra de potência.

Para realizar o HOTSWAP (troca a quente, ou seja, troca enquanto o micro está ligado) de dispositivos do computador, você precisa de adaptadores específicos.

Por exemplo, para HDs SCSI você tem a gaveta HOTSWAP, o que ela faz é:

1-Quando você "pede" a troca a quente à gaveta, ela desliga os dispositivos dentro dela. (Como se você tivesse desligando o micro)

2-Após isso, ela dá o sinal verde, aí você pode retirar o HD SCSI e trocar por um outro.

3-Após a troca, você "pede" para a gaveta HOTSWAP religar o dispositivo, aí ela reconnecta o dispositivo ao PC.

Tudo certo?

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Outro dia li que alguns micros servidores antigos(AT) tinha situações de usarem duas ou mais fontes no mesmo gabinete. Pode isso mesmo? E cairia no caso citado das ligaçoes "separadas", a exemplo do micro com mais de uma fonte poderia desligar uma das fontes e "trocar" uma peça ligada a ela enquanto a outra fonte funciona? Por exemplo, ligar uma fonte na placa-mãe somente e outra para os dispositivos IDE. Ao desligar a fonte do HD a memoria manteria o sistema rodando??

Pode sim, até hoje existe.

Isso se chama "fonte redundante", pode funcionar com 2 ou mais fontes, ligadas em paralelo.

Elas funcionam da seguinte maneira:

Você tem a Fonte A e a Fonte B;

Quando a Fonte A passa um determinado tempo trabalhando, a Fonte B liga e, após a Fonte B ligar, a Fonte A desliga.

Entendeu? Então você nunca deixa o PC sem alimentação e nem causa estresses às fontes.

E a Fonte A e B alimentam exatamente os mesmos circuitos, já que são ligados em paralelo.

1 - Tem algum site onde eu possa ver isso funcionando? Ou algum esquema?!

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1 - Tem algum site onde eu possa ver isso funcionando? Ou algum esquema?!

Eu não conheço.

Mas tente procurar por:

Fontes Redundantes e HOTSWAP.

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Isso se chama "fonte redundante", pode funcionar com 2 ou mais fontes, ligadas em paralelo.

Elas funcionam da seguinte maneira:

Você tem a Fonte A e a Fonte B;

Quando a Fonte A passa um determinado tempo trabalhando, a Fonte B liga e, após a Fonte B ligar, a Fonte A desliga.

Entendeu? Então você nunca deixa o PC sem alimentação e nem causa estresses às fontes.

E a Fonte A e B alimentam exatamente os mesmos circuitos, já que são ligados em paralelo.

Não existe sobra de potência.

1 - Fontes sempre de mesmo formato, ou seja, duas ou mais AT`s ou duas ou mais ATX ou há a possibilidade de termos duas fontes sendo uma AT e outra ATX?

2 - Se ligam-se duas fontes em um mesmo micro, como liga-se elas às placas-mae? As duas ao mesmo tempo? Como? Em qual conector? Tem placa-mãe especialmente pra isso então?

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1 - Fontes sempre de mesmo formato, ou seja, duas ou mais AT`s ou duas ou mais ATX ou há a possibilidade de termos duas fontes sendo uma AT e outra ATX?

Essencialmente as fontes tem que ser do mesmo formato. Porém não há diferenças muito gritantes entre as fontes AT e ATX.

2 - Se ligam-se duas fontes em um mesmo micro, como liga-se elas às placas-mae? As duas ao mesmo tempo? Como? Em qual conector? Tem placa-mãe especialmente pra isso então?

Como eu já disse antes, as fontes são ligadas em PARALELO, então não há mistério.

fonte9op.gif

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Essencialmente as fontes tem que ser do mesmo formato. Porém não há diferenças muito gritantes entre as fontes AT e ATX.

1 - Podem ser do mesmo formato de potencias diferentes ....

Como eu já disse antes, as fontes são ligadas em PARALELO, então não há mistério.

fonte9op.gif

2 - Como é feita essa ligacao 0V, usando energia AC ou DC ...

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