Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é queda de tensao? Só ligar o chuveiro geralmente ...


alyssonr

Posts recomendados

1 - Podem ser do mesmo formato de potencias diferentes ....

Não é bom você ligar fontes de potências diferentes. Mas pode ser feito.

2 - Como é feita essa ligacao 0V, usando energia AC ou DC ...

2 - A ligação 0V é chamada de massa ou terra.

No caso de fontes DC, você junta os fios de potencial 0V.

No caso de transformadores, com o secundário isolado do primário, você junta uma das pontas ou os center-taps (tomadas-centrais).

Vou dar exemplo com baterias e transformadores:

paral9yy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No caso de transformadores, com o secundário isolado do primário, você junta uma das pontas ou os center-taps (tomadas-centrais).

Vou dar exemplo com baterias e transformadores:

paral9yy.gif

Só pra complementar aqui, caso você queira ligar os terminais de um trafo como é exibido no desenho de rsfjr, você precisa saber a polaridade dos enrolamentos, se é subtrativa ou aditiva...Ok?!

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar aqui, caso você queira ligar os terminais de um trafo como é exibido no desenho de rsfjr, você precisa saber a polaridade dos enrolamentos, se é subtrativa ou aditiva...Ok?!

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Realmente, eu esqueci de citar.

Como o Ronil disse, eles não podem estar defasados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal!

Este tópico é eletro/eletrônica mas, vou tentar uma resposta para minha situação.

Não sou eletricista mas, fui indicado a ligar meu chuveiro com fio rígido de 6mm saindo de um disjuntor de 35A que está no quadro.

Fiz assim para acabar com o incômodo de ver a luz diminuir bastante quando eu ligo o chuveiro. Como se uma luz de 60w ficasse iluminando como uma de 40w. Cai bastante!

E o computador? Tenho medo de queima-lo.

Como corrigir esta queda?

Obrigado.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a questão se houver um engenheiro de plantão (brincadeirinha ! sei que aqui no CH todos tem um pouco de engenheiro em si ) por favor me tire uma duvida : Essa queda realmente é de tensão , corrente ou potência .

O que ocorre é que quando a corrente circula pelo condutor (o fio), encontra resistência. Assim, quanto mais fino for o fio utilizado num circuito onde circule alta corrente (num chuveiro elétrico, por exemplo), teremos o aquecimento do fio e queda na tensão.

Numa instalação deste tipo (fio muito fino e alta corrente) ocorre a queda na tensão (se medir com um voltímetro numa ponta e na outra da instalação, vai notar diferença na tensão indicada pelo voltímetro).

Olá pessoal!

Este tópico é eletro/eletrônica mas, vou tentar uma resposta para minha situação.

Não sou eletricista mas, fui indicado a ligar meu chuveiro com fio rígido de 6mm saindo de um disjuntor de 35A que está no quadro.

Fiz assim para acabar com o incômodo de ver a luz diminuir bastante quando eu ligo o chuveiro. Como se uma luz de 60w ficasse iluminando como uma de 40w. Cai bastante!

E o computador? Tenho medo de queima-lo.

Como corrigir esta queda?

Obrigado.

Wilson

Mesmo com o fio 6mm a tensão ainda cai?

Se cai, tem que verificar todo o resto da instalação, principalmente a entrada da força, tipo qual a bitola do fio que vem do medidor até o quadro? Pode ser que a queda de tensão esteja ocorrendo neste trecho da instalação...

Outras coisas que devem ser observadas:

1) A instalação para aparelhos de grande consumo deve ser em separado do restante (tanto a fase quanto o neutro!);

2) A bitola do fio utilizado deve observar não só o consumo do aparelho, mas também a distância deste até o quadro de distribuição;

3) Evitar emendas no fio;

4) Atentar para a correta utilização dos eletrodutos: existe uma ocupação máxima neles, portanto, não se deve passar muitos fios por um mesmo duto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vamos ver se estou bem como ex-engenheiro elétrico de energia e automação...(num curti e fui pra TI mesmo.)

O que faz a tensão cair não é o caso do fio de 6mm, mas da resistência do chuveiro em si, que tem valor muito grande e consequentemnte consome muita corrente(=consome muita potência). Pra ter uma ideia, um PC deve consumir algo na gradeza de uns 300W, lâmpadas podem consumim 60W, e um chuveiro pode consumir 2000W pra mais!

O valor de tensão que vem da rede elétrica, ou melhor da caixa de força, normalmente é relativamente estável, porém como o consumo de uma resistência de chuveiro é muito grande, e a corrente sobre tão abruptamente que a rede não "segura" a mudança e então a tensão cai e oscila por um momento.

Como resolver então?

Imagino que o item

1) A instalação para aparelhos de grande consumo deve ser em separado do restante (tanto a fase quanto o neutro!);

do amigo cabteixeira seria um a tomar mais cuidado. Mas seria bom pegar mais opiniões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faz a tensão cair não é o caso do fio de 6mm, mas da resistência do chuveiro em si, que tem valor muito grande e consequentemnte consome muita corrente(=consome muita potência). Pra ter uma ideia, um PC deve consumir algo na gradeza de uns 300W, lâmpadas podem consumim 60W, e um chuveiro pode consumir 2000W pra mais!

Retificando:

A resistência que fica dentro do chuveiro tem um valor ohmico muito PEQUENO!

Isto é um conceito básico da eletricidade, chamado Lei de Ohm:

I = V / R

Um chuveiro pode chegar na casa dos 5.400 W, e alguns a 7.500W.

O valor de tensão que vem da rede elétrica, ou melhor da caixa de força, normalmente é relativamente estável, porém como o consumo de uma resistência de chuveiro é muito grande, e a corrente sobre tão abruptamente que a rede não "segura" a mudança e então a tensão cai e oscila por um momento

Se a instalação for bem feita, a queda é mínima (desconsiderável). Se a instalação que vem do medidor de consumo até o quadro de distribuição ("caixa de força") não for bem feita, com o aumento da carga, ela pode variar. No caso, a queda não é tão momentânea assim: dura o mesmo tempo do banho da pessoa.

Quanto a instalação em separado para aparelhos com grande consumo... Bem... Assim diz a norma. Deve-se criar circuitos em separado para eles: um disjuntor separado, e tanto os fios da fase quanto do neutro devem sair do quadro e alimentar somente o equipamento em questão...

Mas por economia, tem gente que acha que é exagero... Depois reclama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, vamos ver se estou bem como ex-engenheiro elétrico de energia e automação...(num curti e fui pra TI mesmo.)

O que faz a tensão cair não é o caso do fio de 6mm, mas da resistência do chuveiro em si, que tem valor muito grande e consequentemnte consome muita corrente(=consome muita potência). Pra ter uma ideia, um PC deve consumir algo na gradeza de uns 300W, lâmpadas podem consumim 60W, e um chuveiro pode consumir 2000W pra mais!

O valor de tensão que vem da rede elétrica, ou melhor da caixa de força, normalmente é relativamente estável, porém como o consumo de uma resistência de chuveiro é muito grande, e a corrente sobre tão abruptamente que a rede não "segura" a mudança e então a tensão cai e oscila por um momento.

Como resolver então?

Imagino que o item

do amigo cabteixeira seria um a tomar mais cuidado. Mas seria bom pegar mais opiniões...

É, amigo. Ainda bem que mudou de profissão.

Esta tentativa de explicar além de equivocada está muito confusa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ocorre é que quando a corrente circula pelo condutor (o fio), encontra resistência. Assim, quanto mais fino for o fio utilizado num circuito onde circule alta corrente (num chuveiro elétrico, por exemplo), teremos o aquecimento do fio e queda na tensão.

Numa instalação deste tipo (fio muito fino e alta corrente) ocorre a queda na tensão (se medir com um voltímetro numa ponta e na outra da instalação, vai notar diferença na tensão indicada pelo voltímetro).

Mesmo com o fio 6mm a tensão ainda cai?

Se cai, tem que verificar todo o resto da instalação, principalmente a entrada da força, tipo qual a bitola do fio que vem do medidor até o quadro? Pode ser que a queda de tensão esteja ocorrendo neste trecho da instalação...

Outras coisas que devem ser observadas:

1) A instalação para aparelhos de grande consumo deve ser em separado do restante (tanto a fase quanto o neutro!);

2) A bitola do fio utilizado deve observar não só o consumo do aparelho, mas também a distância deste até o quadro de distribuição;

3) Evitar emendas no fio;

4) Atentar para a correta utilização dos eletrodutos: existe uma ocupação máxima neles, portanto, não se deve passar muitos fios por um mesmo duto.

cabteixeira,

obrigado pela resposta!

Se você permitir eu vou te explorar mais um pouco.

E peço sua compreensão por não poder pagar um profissional da área. A grana tá curta, então eu tento fazer o que sei, considerando que muita coisa eu não sei!

A "CEMIG"(Centrais Elétricas de Minas Gerais) ligou o meu padrão assim;

Monofásico:

1- Fio 10mm Preto(cabo grosso com 7 fiozinhos rígidos de 1mm) que liga no disjuntor(40) da caixa do Padrão. Deste disjuntor(40) sai um fio 6mm que liga no medidor(relógio).

2- Fio 10mm Azul(cabo grosso com 7 fiozinhos rígidos de 1mm) que vai para uma braçadeira e é enforcado junto com dois fios idênticos, porém, de cor Verde e mais um pedaço Azul que liga no medidor(relógio).

Um pedaço Verde aterra a caixa.

Outro pedaço verde aterra a haste de 3mts, enterrada à distância de 2,40 do padrão.

3- Do medidor(relógio), sai o fio azul e o preto de 6mm.

Da braçadeira sai um fio verde 6mm.

Os 3 fios de 6mm, Verde, Preto e Azul, terminam na caixinha 4x4 do Padrão.

4- Desta caixinha eu levei os 3 fios de 6mm para um quadro. Onde eu liguei o fio Preto 6mm num disjuntor(35) e levei direto para o chuveiro.

Distância de 9mts.

Tirei da régua metálica(negativo) do quadro, um fio de 6mm amarelo e levei direto para o chuveiro.

5- fixei um outro disjuntor(35) no quadro e liguei um pedacinho de fio 6mm, de um disjuntor para o outro(ponte).

Tirei da régua metálica(negativo) do quadro, outro fio de 6mm amarelo e liguei 4 tomadas e 4 lâmpadas, que nunca são usadas juntas.

6- Os fios do chuveiro não tem emendas.

7- Tomadas e lâmpadas sim, bem apertadas com alicate e fita isolante.

Onde estou cometendo o erro que causa a queda da luz quando eu ligo o chuveiro?

Obrigado.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só um detalhezinho bobo.....a queda de tensão SEMPRE ocorrerá, em maior ou menor índice!

Outro ponto importante.

Além da bitola dos fios ou cabos utilizados antes e após o padrão de energia, a distância da fonte também tem influência! Por exemplo, se o trafo encontra-se a 200 metros da residência, a queda de tensão será considerável nesse trecho e será percebida na residência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde estou cometendo o erro que causa a queda da luz quando eu ligo o chuveiro?

Como a iluminação é afetada, podemos descartar o trecho da caixa de distribuição até o chuveiro. O problema pode estar no quadro de distribuição, onde estão os disjuntores, ou na entrada que vem da concessionária...

Só é possível saber medindo...

Considere também o que o Meiraneto falou. Pode acontecer queda de tensão na concessionária também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas como saber qual fio colocar(espessura), tensão da casa, disjuntores, como dimensionar isso baseando-se nos aparelhos ligados na casa, tem formula pra isso?

A melhor fórmula pra isso é contratar um eletrotécnico, pois estudamos 2 anos pra poder atuar na área, claro que nada impede de se pesquisar e achar alguma coisa satisfatória, mas mesmo assim não se terá a mesma garantia de um bom profissional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhezinho bobo.....a queda de tensão SEMPRE ocorrerá, em maior ou menor índice!

Outro ponto importante.

Além da bitola dos fios ou cabos utilizados antes e após o padrão de energia, a distância da fonte também tem influência! Por exemplo, se o trafo encontra-se a 200 metros da residência, a queda de tensão será considerável nesse trecho e será percebida na residência.

Obrigado Sr.Moderador, Meiraneto!

Procurarei ser mais objetivo. Assim que eu tiver mais dados informativos, postarei.

Obrigado.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a iluminação é afetada, podemos descartar o trecho da caixa de distribuição até o chuveiro. O problema pode estar no quadro de distribuição, onde estão os disjuntores, ou na entrada que vem da concessionária...

Só é possível saber medindo...

Considere também o que o Meiraneto falou. Pode acontecer queda de tensão na concessionária também...

cabteixeira,

seguirei as orientações mas, me dê só mais uma força...Posso continuar fazendo a ponte de um disjuntor para outro, ou tem outra maneira de distribuir a fase para os disjuntores que eu possa comprar em loja elétrica?

Obrigado.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Primeiramente me desculpe desenterrar o tópico, mas ele nem é tão velho assim vai. Achei-o por acaso e senti que deveria responder essa mensagem. Respostas em azul dentro da msg

cabteixeira,

obrigado pela resposta!

Se você permitir eu vou te explorar mais um pouco.

E peço sua compreensão por não poder pagar um profissional da área. A grana tá curta, então eu tento fazer o que sei, considerando que muita coisa eu não sei!

A "CEMIG"(Centrais Elétricas de Minas Gerais) ligou o meu padrão assim;

Monofásico:

1- Fio 10mm Preto(cabo grosso com 7 fiozinhos rígidos de 1mm) que liga no disjuntor(40) da caixa do Padrão. Deste disjuntor(40) sai um fio 6mm que liga no medidor(relógio).

2- Fio 10mm Azul(cabo grosso com 7 fiozinhos rígidos de 1mm) que vai para uma braçadeira e é enforcado junto com dois fios idênticos, porém, de cor Verde e mais um pedaço Azul que liga no medidor(relógio).

Um pedaço Verde aterra a caixa.

Outro pedaço verde aterra a haste de 3mts, enterrada à distância de 2,40 do padrão.

Na minha opinião, deveria seguir até a caixa de disjuntores o fio 10mm e dentro da caixa de disjuntores seria feito a distribuição desse fio 10mm em cima dos disjuntores. Por que isso? porque em cima do fio 10mm se concentraria a carga da casa inteira e como chuveiros colocam muita carga na rede elétrica, se ai for 127V o fio 6mm pode ser um gargalo (aquecimento) pra suportar a casa inteira, é por essa razão que a CIA Elétrica colocou fio 10mm vindo da rua e essa mesma bitola que deveria ir até a caixa de disjuntores. Ambos fio azul e preto (Neutro e Fase) deveriam ser 10mm até a caixa de disjuntores.

O fio verde é o aterramento que foi feito de ponto único (TN-S) compartilhando a barra do neutro e é a forma recomendada de ser feito pra uso geral na casa, tomadas, chuveiros e eletro-eletrônicos. Pode ligar esse fio verde onde exigir aterramento. Ele não só aterra a caixa, mas funciona como aterramento funcional (do neutro) como aterramento de segurança (Condutor PE).

Veja:

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/14/artigo67889-1.asp

3- Do medidor(relógio), sai o fio azul e o preto de 6mm.

Da braçadeira sai um fio verde 6mm.

Os 3 fios de 6mm, Verde, Preto e Azul, terminam na caixinha 4x4 do Padrão.

4- Desta caixinha eu levei os 3 fios de 6mm para um quadro. Onde eu liguei o fio Preto 6mm num disjuntor(35) e levei direto para o chuveiro.

Distância de 9mts.

Tirei da régua metálica(negativo) do quadro, um fio de 6mm amarelo e levei direto para o chuveiro.

5- fixei um outro disjuntor(35) no quadro e liguei um pedacinho de fio 6mm, de um disjuntor para o outro(ponte).

Tirei da régua metálica(negativo) do quadro, outro fio de 6mm amarelo e liguei 4 tomadas e 4 lâmpadas, que nunca são usadas juntas.

O fio azul, neutro no se caso, deve ser ligado direto no chuveiro tb, direto do barramento neutro principal, que provavelmente está na sua caixa de disjuntores tb.

6- Os fios do chuveiro não tem emendas.

Ótimo!

7- Tomadas e lâmpadas sim, bem apertadas com alicate e fita isolante.

Onde estou cometendo o erro que causa a queda da luz quando eu ligo o chuveiro?

Obrigado.

Pode ser o fio 6mm geral, que vem da caixa do medidor, deveria ser 10mm. Ambos fio preto e azul, 10mm. Sempre respeite a bitola que a CIA elétrica traz pra sua casa. Se é 10 até o medidor, tem que ser 10 até a caixa de distribuição, disjuntores. Do disjuntores pra frente, ai sim você dimensiona o fio de acordo com o consumo dos equipamentos. Se seu chuveiro for de 6600W-7500W em 127V por exemplo, deveria ser fio 10mm pros chuveiros tb e não 6mm.

Wilson

De nada!

EDITADO:

Sim, pode fazer a ponte nos disjuntores, não tem outra forma de fazer a distribuição se não for fazendo essas pontes, mas desde que você respeite o fio 10mm até os disjuntores, jogue fio 10mm em cima da entrada (linha) de todos os disjuntores e na saida (carga) o fio de bitola de acordo com o consumo do circuito que ele vai alimentar. (

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente me desculpe desenterrar o tópico, mas ele nem é tão velho assim vai. Achei-o por acaso e senti que deveria responder essa mensagem. Respostas em azul dentro da msg

De nada!

EDITADO:

Sim, pode fazer a ponte nos disjuntores, não tem outra forma de fazer a distribuição se não for fazendo essas pontes, mas desde que você respeite o fio 10mm até os disjuntores, jogue fio 10mm em cima da entrada (linha) de todos os disjuntores e na saida (carga) o fio de bitola de acordo com o consumo do circuito que ele vai alimentar. (

_rau_,

muito obrigado pela resposta e consideração!

Eu continuo com o problema da queda de tensão e bem preocupado com o segurança do meu computador.

No meu último post eu falei sobre o fio 6mm e o fio 10mm mas, depois observando mais atentamente a caixa do padrão, percebí que o fio 10mm, preto e azul, chega em cima do medidor(relógio), e sai em baixo para a caixinha 4x4 na bitola 6mm. Liguei para a Cia elétrica e eles me disseram que está certo esta ligação e não devo trocar o fio 6mm que sai do relógio por outro de bitola superior, isso é contra as normas de segurança e ainda posso ser multado..

Aconselharam o seguinte;

Solicitação do aumento de carga com padrão bi-fásico.

Por hora é inviável e caro para mim.

Aconselhado por um vizinho, tirei os fios 6mm do chuveiro do quadro de disjuntores, e liguei direto na caixinha 4x4 do padrão. Diminuiu bem a queda da tensão e parou o "trec-trec" do estabilizador do computador.

Assim que eu tiver condições, vou pedir aumento de carga.

Muito obrigado.

Forte abraço.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...