Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DMA x PLACA-MÃE x DRIVE DVD


sanno

Posts recomendados

Olá...

Não é um problema crítico, mas vejamos se há alguma razão para o problema que enfrento.

PROBLEMA: não é possível usar Acesso Direto à Memória (DMA) no drive CD-RW/DVD-R.

CONFIGURAÇÃO ATUAL:

- AMD ATHLON 64bits 3000 (2GHZ)

- 1GB RAM

- WINDOS XP PROFESSIONAL SP2 (2002)

- PLACA DE VÍDEO DE 128MB (Inno 3D GeForce FX 5200)

- HD SEAGATE 80GB (7200rpm)

- PLACA-MÃE ECS ELITEGROUP (755-A2)

- DRIVE DISQUETE 1.44MB

- DRIVE CD-RW/DVD-R (SONY CRX320E-B2)

Meu HD, obviamente, estava como Master na IDE 1 e meu Combo estava como Master na IDE 2. Porém, há 2 semanas o Nero começou a me informar que não era possível usar meu drive com DMA (acesso direto à memória). quando eu alterava (no próprio Nero) ele aceitava, mas o sistema não alterava para DMA e continuava em modo PIO, mesmo reiniciando o sistema. Desinstalei o driver do combo várias vezes. Reiniciei o sistema sem o combo e reinstalei, mas ele só funcionava como PIO. No entanto, ele funciona em modo DMA quando está como SLAVE na IDE 1 (junto com o HD) e funciona quando está como SLAVE na IDE 2. Atualmente ele está ligado como SLAVE, na IDE 2. O que poderia ser? Problema com a placa-mãe?

RESUMINDO: o combo não funciona em modo DMA quando está jumpeado como MASTER na IDE 2. Agradeço alguma resposta ou sugestão. Obrigado!

Sanno

SBS/SC :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfrentei um problema parecido com o meu leitor de DVD quando estava usando minha KT600-A. O gozado era que ele funcionava em modo DMA33, ai o windows deu uma travada, reiniciou sozinho aparecendo aquela informação de que o windows se recuperou de um erro grave... e a partir dai ele só funcionava em modo pio.

Isso me levou a crer que o problema está no windows ou da bios da placa mãe e não no leitor, pois eu fiz o teste de colocá-lo como master na IDE2 (estava como escrava na IDE 1) e funcionou como DMA33 por pouco tempo após o boot voltou a modo pio.

Já com a nova placa, EPoX EP-8RDA6+PRO, isto não ocorre mais e ele é constantemente reconhecido como DMA 33.

Mas isto pode ser também um bug no firware, tente um upgrade.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...