Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sanno

DMA x PLACA-MÃE x DRIVE DVD

Recommended Posts

Olá...

Não é um problema crítico, mas vejamos se há alguma razão para o problema que enfrento.

PROBLEMA: não é possível usar Acesso Direto à Memória (DMA) no drive CD-RW/DVD-R.

CONFIGURAÇÃO ATUAL:

- AMD ATHLON 64bits 3000 (2GHZ)

- 1GB RAM

- WINDOS XP PROFESSIONAL SP2 (2002)

- PLACA DE VÍDEO DE 128MB (Inno 3D GeForce FX 5200)

- HD SEAGATE 80GB (7200rpm)

- PLACA-MÃE ECS ELITEGROUP (755-A2)

- DRIVE DISQUETE 1.44MB

- DRIVE CD-RW/DVD-R (SONY CRX320E-B2)

Meu HD, obviamente, estava como Master na IDE 1 e meu Combo estava como Master na IDE 2. Porém, há 2 semanas o Nero começou a me informar que não era possível usar meu drive com DMA (acesso direto à memória). quando eu alterava (no próprio Nero) ele aceitava, mas o sistema não alterava para DMA e continuava em modo PIO, mesmo reiniciando o sistema. Desinstalei o driver do combo várias vezes. Reiniciei o sistema sem o combo e reinstalei, mas ele só funcionava como PIO. No entanto, ele funciona em modo DMA quando está como SLAVE na IDE 1 (junto com o HD) e funciona quando está como SLAVE na IDE 2. Atualmente ele está ligado como SLAVE, na IDE 2. O que poderia ser? Problema com a placa-mãe?

RESUMINDO: o combo não funciona em modo DMA quando está jumpeado como MASTER na IDE 2. Agradeço alguma resposta ou sugestão. Obrigado!

Sanno

SBS/SC :help:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enfrentei um problema parecido com o meu leitor de DVD quando estava usando minha KT600-A. O gozado era que ele funcionava em modo DMA33, ai o windows deu uma travada, reiniciou sozinho aparecendo aquela informação de que o windows se recuperou de um erro grave... e a partir dai ele só funcionava em modo pio.

Isso me levou a crer que o problema está no windows ou da bios da placa mãe e não no leitor, pois eu fiz o teste de colocá-lo como master na IDE2 (estava como escrava na IDE 1) e funcionou como DMA33 por pouco tempo após o boot voltou a modo pio.

Já com a nova placa, EPoX EP-8RDA6+PRO, isto não ocorre mais e ele é constantemente reconhecido como DMA 33.

Mas isto pode ser também um bug no firware, tente um upgrade.

inté+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais