Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
EltonStefano

Particionar HD em 3 partições com WinXP/Kurumim/arquivos diversos

Recommended Posts

Bom dia Amigos,

Li alguns tópicos aqui do fórum porém ref. a particionamento de disco porém não esclareci a minha dúvida, que é a seguinte:

Estou querendo particionar o meu HD de 80GB com o Partition Magic em 3 partições porém ele já tem apróximadamente 40GB gravados. Eu queria deixar em uma particão apenas o Windows XP, na outra partição o Kurumim 6, e na outra os meus arquivos (fotos, videos e programas).

Gostaria de saber se encontro alguma apostila do Partition Magic, de como fazer isso, se tem algum risco eu perder alguns dados desses 40GB já gravados, se é necessário desfragmentar o disco antes de fazer o particionamento, qual o sistema de arquivo que devo colocar em cada partição... e se alguem puder me ajudar postando como fazer isso eu agradeço.

obs: eu quero também poder acessar a minha pasta de arquivos da outra partição no kurumim também, é necessário colocar a partição do kurumim 6 em FAT32 então né ?

bom espero a ajuda de vocês

Obrigado

Elton

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom...pra fazer isso tem q ter 2 hds...pois o partition magic até cria duas partições sem apagar os dados já existentes...mas ele precisa estar rodando em um hd separado, que não seja o hd onde você vai criar as partições...e eu particularmente, prefiro transferir todos os arquivos pra um outro hd, formatar direitinho, criar as partições e depois passar tudo de volta...acho mais seguro...quanto ao kurumin e windows acessando a mesma pasta não posso lhe responder pois n uso linux...falou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • bom...pra fazer isso tem q ter 2 hds...pois o partition magic até cria duas partições sem apagar os dados já existentes...mas ele precisa estar rodando em um hd separado, que não seja o hd onde você vai criar as partições...!

    Por Quê eu tenho que ter dois HDs para fazer isso, e por que o partition Magic tem q estar no HD separado ?

    Se eu tivesse dois HDs eu não o particionaria, usaria os dois HDs. concorda comigo ?

    Não entendi muito a sua explicação.... se puder ser mais claro ....

    obrigado amigo,

    Elton

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    me enganei...desculpa aí...usava um outro programinha para fazer partições q tinha o nome parecido com esse...e ele precisava estar em outro hd...procurei no google e não achei nada sobre o Partition Magic precisar estar em outro hd...mesmo assim leia o readme na hora da instalação para ter certeza....foi malz...falou!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigo, nunca usei o Partition Magic, só os particionadores que vêm nos cd's de instalação do linux (praticamente qualquer distro). porém nunca consegui uma experiência bem sucedida!!!! Te aconselho a fazer um backup completo do que você tem no seu HD. Pode ser que você perca tudo e tenha até que reinstalar o Windows. Quanto ao sistema de arquivos, o kuruma (e o linux em geral) não roda em partições FAT32 pois essas não têm suporte a alguns recursos usados pelo sistema! Quanto ao XP, esse sim pode ser colocado em uma FAT 32 cuja principal desvantagem para um usuário doméstico (na minha opnião) é a ausência do journaling (sistema bom para evitar perda de arquivos e que está presente no NTFS). Mas em compensação, instalar o seu Windows em uma partição FAT lhe permite fazer uma restauração do sistema através do kuruma (que tem acesso somente leitura em partições NTFS por falta de suporte a escrita, mas pode escrever em partições FAT). Isso aconteceu comigo nesse final de semana! :looka:

    A partição de dados, na minha opnião, deve ficar em FAT pois assim o kuruma e o Windows têem total acesso em forma de leitura e escrita (assim você pode fazer downloads no linux e acessar os arquivos no Windows ou vice versa).

    Espero ter ajudado amigo, caso precise de mais alguma coisa é só postar que a gente responde ai!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então na partição primária devo instalar o Win XP em NTFS...

    o Kurumim 6.0 em FAT 32

    Arquivos diversos em FAT 32 (Para que possa ser acessado tanto do linux, quanto do windows)

    Devo fazer isso?

    O sitema de arquivo NTFS suporta SO com partições FAT 32 né por ser uma tecnologia mais nova ?

    Obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Então na partição primária devo instalar o Win XP em NTFS...

    o Kurumim 6.0 em FAT 32

    Arquivos diversos em FAT 32 (Para que possa ser acessado tanto do linux, quanto do windows)

    O kurumin só pode ser instalado em ext2, ext3 e reiserfs. São sistemas de arquivo nativos do linux e que aceitão algumas funções que não são suportadas pelo FAT. Portanto, a sua partição com o Kurumin será invisível para o Windows, que não reconhece nenhum sistema de arquivos nativo do linux. Em contrapartida, atualmnete o linux ainda não possui capacidade de escrever em partições NTFS e portanto se você instalar seu Windows em NTFS, não poderá modificar (mas ainda poderá ler) nenhum arquivo nessa. Isso é particularmente ruim quando se está usando o linux para consertar o windows ou quando se usa um anti-vírus no linux para limpar o Windows. Se você, por algumotivo, acha que vai precisar escrever na partição do windows usando o linux eu aconselho que instale o sistema da microsoft em FAT, caso contrário (na minha opnião) tanto faz!!! Não acho que exista diferença significativa entre NTFS e FAT! Quanto à partição de dados aconselho fortemente a formatar em FAT32 pois assim poderá acessar tanto do linux quanto do Windows.

    Devo fazer isso?

    O sitema de arquivo NTFS suporta SO com partições FAT 32 né por ser uma tecnologia mais nova ?

    Obrigado

    Suporta sim. Durante o uso você praticamente não vai perceber diferença entre um partição e outra.

    O linux usa uma partição chamada de swap (troca), geralmente do tamanho da sua memória ram (depende da necessidade). Ela é conhecida no windows como memória virtual e neste fica dentro da partição do sistema (caso você não tenha especificado o contrário). portanto, na hora de particionar você deve criar uma partição de swap (de preferência no início do disco), uma partição PRIMÁRIA para o windows, uma outra partição, que pode ser lógica, para o linux e uma partição para os dados. Se o seu HD é de 80 aconselho separar aproximadamente 10 giga ra cada SO mais uns 512 mega para o swap do linux e o resto para dados!!!! Assim você pode reinstalar qualquer um dos sistemas sem perder por exemplo suas músicas!!!

    Veja o meu exemplo:

    HDS 80G

    part1 - 512MB / swap linux / Partição primária

    part2 - 12 GB / WindowsXP FAT32 / Partição primária

    part3 - Partição extendida

    part5 - 12GB / GentooLinux ReiserFS / Partição Lógica

    part6 - 26GB / Dados FAT32 / Partição Lógica

    part7 - 26GB / Dados FAT32 / Partição lógica

    Explicando em partes

    1° - as partições primárias só podem existir em número de quantro pois suas informações são gravadas na MBR que tem tamanho reduzido. Mas uma delas pode ser uma partição extendida (que tem outras dentro)

    2° - a partição extendida pode conter um número bem grande de partições lógicas DENTRO dela. No exemplo acima, as partições 5, 6 e 7 são partições lógicas DENTRO da partição extendida 3. O tamanho dessa partição, portanto, é a soma de suas partições lógicas.

    3° - A partição de dados foi dividida em duas porque o WindowsXP tem uma limitação de 32GB para partições em FAT32 (apesar de elas suportarem até 2T se não me engano).

    Outra coisa, se for formatar tudo, não se esqueça de instalar o Windows primeiro (com a partição já no tamnho certo) e só depois instalar o linux. Isso porque quando se instala o Windows ele sobrescreve qualquer gerenciador de boot presente na MBR (master boot record) e ele não gerencia dualboot com linux. Depois de instalar o windows, você vai poder instalar o linux na outra partição, destinada a ele e então lhe será apresentada a opção de configurar o gerenciador de boot para poder escolher entre windows e linux quando ligar o computador!

    Ufa, cansei de escrever...

    Sei que parece meio complicado de início mas quando fizer vai ver o quanto é simples ;)

    espero ter contribuído de alguma forma! Se precisar é só postar!

    Pode ser uma boa leitura:

    Editando o boot.ini

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Desculpa ai pessoal, repetiu a resposta, se alguem poder apagar. :stupid:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×