Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LEds Neon, tem como ligar na tomada?


Posts recomendados

Bem to querendo fazer um decoraçao na minha casa com led neon... pra dar um efeito legal... eu não entendo nada de eletrônica.. gostaria de saber se ha um jeito de coloca os leds pra acender com tensão de 120 volts ou se tem algum aparelho q faça elel ligar na tomada?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem to querendo fazer um decoraçao na minha casa com led neon... pra dar um efeito legal... eu não entendo nada de eletrônica.. gostaria de saber se ha um jeito de coloca os leds pra acender com tensão de 120 volts ou se tem algum aparelho q faça elel ligar na tomada?

grato

Pera aí.

Você quer acender lâmpadas NEON, ou LEDs em sua casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mole, mole. Primeiro você vai calcular valor da resistência para o led que você vai usar.

Usando a velha lei de ohm... R=V/I , dados: corrente do led I=20mA, tensão do led V1=2V e Tensão da rede V2=120V, temos que:

V=V2-V1

R=V/I

R=(V2-V1)/I

R=(120-2)V/20mA

R=5,9Kohms como não temos o valor 5,9kohms para vender no comércio, pulamos para 6,3kohms

Já temos o valor do resitor. Agora precisamos calcular a potência que será dissipada nele.

P=V^2/R

P=(V2-V1)^2/R

P=(120-2)^2/6,3k

P=2,2W. Como não temos valores de resitor para essa potência, escolhemos com potência maior, assim resitores com potência acima de 3W são suficientes.

A ligação é simples, liga o resitor na pata maior do led. Isola direitinho com fita isolante e não fita crepe. Depois mete na tomada e sede feliz. :P

PS. Eu considerei a tensão do led como 2V e a corrente de funcionamento dele como 20mA, mas há leds "neon" que trabalham com mais tensão e mais corrente. Assim sendo, se ficar muito fraco, refaça os cálculos usando 25 ou 30mA e a tensão de 2,5 ou 3V. O melhor mesmo é obeter essas informações com o vendedor do led que você irá comprar.

Caso queira colocar mais de 1 led, basta fazer vários circuitinhos de led + resistor e ligá-los em paralelo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leds azuis 4.5V

leds brancos 6V

eu tenho uma lanterninha de leds de alto brilho(que o pessoal xama de "neon"),

e eles funcionavan nesses tensoes acima, os calculos sao esses mesmo que o colega passou, corrija os valores

eu já testei Leds com um resistor em 220AC e eles sao bem tolerantes aos valores das resistencias, se essa sua aplicaçao for em AC coloque um diodo retificador em serie, eu já testei com tensoes elevadas reversa no LED e ele não queimou, mas use o diodo caso for AC para evitar algum transtorno.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leds azuis 4.5V

leds brancos 6V

eu tenho uma lanterninha de leds de alto brilho(que o pessoal xama de "neon"),

e eles funcionavan nesses tensoes acima, os calculos sao esses mesmo que o colega passou, corrija os valores

eu já testei Leds com um resistor em 220AC e eles sao bem tolerantes aos valores das resistencias, se essa sua aplicaçao for em AC coloque um diodo retificador em serie, eu já testei com tensoes elevadas reversa no LED e ele não queimou, mas use o diodo caso for AC para evitar algum transtorno.

T+

Só para complementar.

Outra maneira mais econômica para se ligar, é ligar em série, aí você só gasta 1 resistor e 1 diodo.

leds9pn.gif

Aí é só usar o que o dito disse:

Vamos supor que você vai ligar 10 LEDs em 127VAC.

Supondo que a queda de tensão em cada LED (já que são de alta intensidade) seja 4,5V.

Supondo que cada LED desse brilhe optimamente com 20mA (0,02A)

QUEDA TOTAL = 10*4,5 = 45V;

TENSÃO QUE PASSA PELO CIRCUITO = 127 - 45 = 82V;

Para que a corrente seja 0,02A, vamos calcular o resistor:

U = R.i

82V = R.0,02

R = 4100 OHMs

Pode-se arredondar para 4,5k ou 4,7k.

Potência que o resistor vai dissipar:

P = U*U/R

P = 82*82/4700

P = 1,43W

Aí você pode colocar um resistor R de 4,7kOhms para 2W ou 3W.

O diodo é o 1N4007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mole, mole. Primeiro você vai calcular valor da resistência para o led que você vai usar.

Usando a velha lei de ohm... R=V/I , dados: corrente do led I=20mA, tensão do led V1=2V e Tensão da rede V2=120V, temos que:

V=V2-V1

R=V/I

R=(V2-V1)/I

R=(120-2)V/20mA

R=5,9Kohms como não temos o valor 5,9kohms para vender no comércio, pulamos para 6,3kohms

Já temos o valor do resitor. Agora precisamos calcular a potência que será dissipada nele.

P=V^2/R

P=(V2-V1)^2/R

P=(120-2)^2/6,3k

P=2,2W. Como não temos valores de resitor para essa potência, escolhemos com potência maior, assim resitores com potência acima de 3W são suficientes.

A ligação é simples, liga o resitor na pata maior do led. Isola direitinho com fita isolante e não fita crepe. Depois mete na tomada e sede feliz. :P

PS. Eu considerei a tensão do led como 2V e a corrente de funcionamento dele como 20mA, mas há leds "neon" que trabalham com mais tensão e mais corrente. Assim sendo, se ficar muito fraco, refaça os cálculos usando 25 ou 30mA e a tensão de 2,5 ou 3V. O melhor mesmo é obeter essas informações com o vendedor do led que você irá comprar.

Caso queira colocar mais de 1 led, basta fazer vários circuitinhos de led + resistor e ligá-los em paralelo.

Abraços.

No lugar da fita isolante eu acho melhor o termo retratil e uma capinha que encolhe quando você aquece, tem para vender por metro em casas de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que usar diodos normais se um LED já é um diodo?

Um resistor de 6.3k e 3 W é coisa pra caramba, nos de 1 W já dá pra queimar os dedos...

Dependendo da quantidade de led o melhor é utilizar uma fonte de 3 -4.5 V e 1 A, com ela você já conseguiria alimentar uns 20 leds com uma boa folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que usar diodos normais se um LED já é um diodo?

Um resistor de 6.3k e 3 W é coisa pra caramba, nos de 1 W já dá pra queimar os dedos...

Dependendo da quantidade de led o melhor é utilizar uma fonte de 3 -4.5 V e 1 A, com ela você já conseguiria alimentar uns 20 leds com uma boa folga.

já ouviu dize que tensão reversa na junçao queima o led???, como eu disse, eu já testei e não queimou, mas ela atingiu somente 25V ou 30V, pois a junsao começou a oferecer resistencia e com o resistor em serie ela não ultrapaçou esses valores, mas se fosse mais alto o led podia ter ido pro saco!

realmente ele vai esquentar um bocadim, eu testei um led em 220VAC com um resistor de 2W, esquento pacas!

acho que o cara queria um menor custo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ô gente vocês me lembraram de uma coisa muito importante! A retificação!

Os leds não aguentam tensão reversa acima de 5V se não me engano.

Parabéns a quem lembrou do diodinho retificador.

E me desculpem pelo lapso.

A gente vai aprendendo coisas mais complicadas na faculdade e vai esquecendo as coisas simples, aí dá nisso, vez ou outra a gente comete falhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que usar diodos normais se um LED já é um diodo?

Um resistor de 6.3k e 3 W é coisa pra caramba, nos de 1 W já dá pra queimar os dedos...

Dependendo da quantidade de led o melhor é utilizar uma fonte de 3 -4.5 V e 1 A, com ela você já conseguiria alimentar uns 20 leds com uma boa folga.

Eheheh bem observado, o led já é um diodo, mas o diodo só retifica a tensão dele em diante, ou seja, você só teria retificação de meia onda depois do led, o que não serviria para nosso caso. Nesse circuito se faz necessário o retificador logo entrada de tensão (saída da rede) para que a partir dele a tensão já saia retificada . Caso contrario o semi-ciclo negativo iria queimar o LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só para complementar.

Outra maneira mais econômica para se ligar, é ligar em série, aí você só gasta 1 resistor e 1 diodo.

leds9pn.gif

Aí é só usar o que o dito disse:

Vamos supor que você vai ligar 10 LEDs em 127VAC.

Supondo que a queda de tensão em cada LED (já que são de alta intensidade) seja 4,5V.

Supondo que cada LED desse brilhe optimamente com 20mA (0,02A)

QUEDA TOTAL = 10*4,5 = 45V;

TENSÃO QUE PASSA PELO CIRCUITO = 127 - 45 = 82V;

Para que a corrente seja 0,02A, vamos calcular o resistor:

U = R.i

82V = R.0,02

R = 4100 OHMs

Pode-se arredondar para 4,5k ou 4,7k.

Potência que o resistor vai dissipar:

P = U*U/R

P = 82*82/4700

P = 1,43W

Aí você pode colocar um resistor R de 4,7kOhms para 2W ou 3W.

O diodo é o 1N4007.

Seria simplesmente eu ligar na tomada apos isso ?? como eu retificaria a corrente de 127 volts q chega da rede para não danificar meu ckt ??? usafira fonte de quantos wats ??? .. valeu pela ajuda !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria simplesmente eu ligar na tomada apos isso ?? como eu retificaria a corrente de 127 volts q chega da rede para não danificar meu ckt ??? usafira fonte de quantos wats ??? .. valeu pela ajuda !!!

Vamos separar as coisas.

127 volts não é corrente, é TENSÃO.

A corrente será de 127/R, com R o valor do resistor que você colocar.

É simples assim.

O diodo 1N4007, logo após o resistor, já está retificando a corrente.

Você não necessita de fonte alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque não é :huh: , o cooler é so pra refrigerar um carregado.

Abs :bandeira:

São esses cooler de 12V 0,45A?

Você vai precisar reduzir a tensão da rede para 12V, porém com uma corrente de 0,45A.

Num divisor de tensão resistivo, supondo que é 127V:

U = R.i

127 = R.0,45

Rtot = 282 OHMS

U = R.i

12 = R.0,45

R1 = 26 OHMS

R2 = 282 - 26 = 256 OHMS

R1 e R2, você pode arredondar para um valor comercial, 27 OHMS e 240 OHMS;

Até aqui tudo bem, mas é aqui que vem o desgosto, vamos ver quantos watts de capacidade de dissipação seu resistor terá:

R = Resistência total = 27 + 240 = 267 OHMS

U = Tensão de trabalho = 127V

P = U²/R

P = 127*127/(267)

P = 60W

Você encontra esse tipo de resistor, mas pelo custo x benefício, vale mais a pena você comprar uma ventoinha para 127V, que está em torno dos R$40 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...