Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
betson28

Flip-Flop JK

Recommended Posts

Fala galera!

Po, to na M****! :muro: Preciso fazer um circuito com o Flip-Flop JK e não to entendendo nada na sala de aula.

To desesperado, tá valendo 10 pontos essa parada.

Layout do circuito, tabela verdade e mapa de karnou... Alguem poderia me ajudar???

O circuito pode utilizar porta nand, porta or... Ai depende da criatividade.

O CI utilizado vai ser o 74LS76 pro JK.

NAND 7400

AND 7408

OR 7432

Claro, isso vocês devem saber porque vocês sacam de eletrônica. hahahahha!

A sequência que vai ter que sair lá nos LED´s é: 2-7-5-4-6-0-1-3

Se alguém puder me ajudar, um muito obrigado mesmo!!

Fui!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem.. essa sequncia tem que ser automatica ou você tem que acionar um botao para que va para o proximo estado? e esses leds sao um display de leds?

Compartilhar este post

Link para o post

É automática, quando chegar no último, tem que retornar ao primeiro.

Num tem que acionar botão não. você ligando a placa ele começa automático.

É display de leds.

A parada é que esqueci o nome do protoboard que usa. É como se fosse um protoboard grandão, na parte de baixo tem umas chaves 0 e 1. Em cima tem umas entradas que são binarias. Q de acordo com que chega em cada entrada dessa, aparece o número num display.

Um exemplo, esse sistema vai te que ter três saidas, porque com três bits nos já conseguimos fazer 8 combinações, de 0 a 7.

Cada uma dessas saídas fica ligada a aqueles binários de cima. (Entradas 1, 2 e 4).

Me entende?

Qualquer coisa eu vejo hoje o nome dessa placa grandona.

Pra você ve como to mal na materia. num sei nem o nome da parada. hahha!!

Abraço e desde já obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode considerar issso ai um protoborard, ele na verdade é um modulo didatico, ele já vem com coisas prontas,

ele tem o protoboard, fonte, osciladores, entradas(xaves) e saidas(leds ou display) pra facilitar a montagem, mas é um protoboard comum, em eletrônica digital eu usei um treco desse também,

quanto ao circuito, é pra inventar um qualquer?? ele tera que ir "contando" e mostrando no display aquela sequencia de numeros e ficar em loop??? isso é um display de BCD 7 segmentos, um display ou oito???

pode usar quantos CIs presizar??

T+ pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Guest xaxim

Tá com cara mesmo de um display de 7 segmentos.

Ainda não entendi como vai ser o sinal de entrada pra acionar o display ou leds

Compartilhar este post

Link para o post

bem... voce tem duas opções... fazer um contador de 0 a 7 com os flip flops JK, usando os como se fossem do tipo T, (colocando nivel 1 em suas duas entradas, ligando o clock no primeiro flip flop, e a saida de um flip flop no clock do proximo - isso considerando que eles atuem em borda negativa, se eu não me engano - e também usando a saida de cada um como um bit para a proxima etapa do circuito), e fazendo um decodificador de saida para traduzir a sequencia de 0 a 7 para a sequencia que voce quer.

A outra opção, que eu considero mais elegante, é usar os flip flops JK como se fossem tipo D, ou seja, a entrada J recebera o bit sem inversao, e a entrada K recebera um bit invertido. então voce faz o decodificador de proximo estado e esta pronto seu circuito... se quiser, me adicione no MSN, acho mais fácil ajudar por la..

Compartilhar este post

Link para o post

baixe esse programa em portugues muito legal no comeco e difícil pra ver como funciona mas comeca a abrir os exemplos e você vai ver q esse programa e show acho q isso q você quer fazer da pra fazer nesse prog

ta ai

http://www.tina.com/demos/60/TinaPro60Pg.exe]

em BR

pena q e demo Sera q alguem num tem o crack porque demo num da pra faze circuitos muitos complexos e grandes

mas e bem lega

ALguem tem o crack ai?????????

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera...

Um amigo meu lá da Faculdade vai me ajudar a fazer. Ele saca muito dessa parada.

Mesmo assim queria agradecer ai pela ajuda. Agora já sei que qualquer duvida minha de eletrônica, sei aonde procurar ajuda. Valeu mesmo!!

Abraço!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais