Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Editar o Grub?

Tanato

Posts recomendados

Pessoal,

Eu trabalho com o Windows a muito tempo, mas de uns anos pra cá venho pensando em trocar pra Linux. e hoje chegou o dia!

Depois de mais um problema com o windows (já resolvido) eu resolvi colocar meu PC com Dual Boot pra Windows e Linux, mas como não sou só eu que uso o PC minha família ainda quer continuar usando o Win.

Eu instalei uma versão do Ubuntu que eu pedi no site, e também instalei o WinXP, parece que tá tudo certo, WinXP e Ubuntu rodando tranquilo, mas na hora que ligo o PC abre o Gerenciador de Boot (GRUB), e o Ubuntu esta como primeira opção e o WinXP como última.

Gostaria de trocar a ordem e colocar o WINXP em primeiro e o Ubunto em segundo.

tentei algumas coisas mas ainda não consegui.

gostaria de saber se tem como fazer isso e como fazer isso!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edite /boot/grub/grub.conf

vai ver algo parecido com o que se segue abaixo

# Note that you do not have to rerun grub after making changes to this file

# NOTICE: You do not have a /boot partition. This means that

# all kernel and initrd paths are relative to /, eg.

# root (hd0,0)

# kernel /boot/vmlinuz-version ro root=/dev/hda1

# initrd /boot/initrd-version.img

#boot=/dev/hda

default=0

timeout=5

splashimage=(hd0,0)/boot/grub/splash.xpm.gz

title Fedora Core (2.6.9-RAID.001)

root (hd0,0)

kernel /boot/vmlinuz-2.6.9-RAID.001 ro root=/dev/md1 rhgb quiet

initrd /boot/initrd-2.6.9-RAID.001.img

title Fedora Core (2.6.15-Custom.001)

root (hd0,0)

kernel /boot/vmlinuz-2.6.15-Custom.001 ro root=/dev/hda1 rhgb quiet

initrd /boot/initrd-2.6.15-Custom.001.img

Altere o "defalut=0" para a ordem do "title", sendo que o 0 (zero) é o primeiro da lista e o 1 (hum) é o segundo e assim por diante. Só isso.

Link para o comentário

Bom não consegui fazer

eu abro o terminal, e digitei, /boot/grub/grub.conf

mas não aconteceu nada.

eu sou noobao mesmo em linux, não entendo muita coisa, no tutorial que o botinha me passou.

Eu ví no tutorial que tem como fazer via apt-get, mas não achei isso.

bom, é isso, e pra piorar não consegui colocar a net no Linux, acho que ele não reconheceu a placa de redem ai toda vez que eu quero pesquisar uma coisa diferente eu tenho que mudar pra windows.

bom o próximo passo e eu tentar colocar a net nele.

Valeu!

Link para o comentário

Bom, Agora acho que as coisas tão indo pra frente.

Primeiro, o arquivo /boot/grub/grub.conf não existe, acho que você confundiu com o do lilo, que pelo que eu li no manual do Carlos Morimoto, chama-se /etc/lilo.conf

mas eu achei o arquivo que se chama

/boot/grub/menu.lst não sei se é isso mesmo, mas acho que sim.

Agora eu só não consigo permissão para modificar ele, que eu só consegui abrir como somente leitura. Como eu faço para editar ele?

Valeu as ajudas até agora!!!

Link para o comentário

Bom, eu saquei como eu faço pra logar como root, mas na hora que eu digito su, ele pede o password, e eu não coloquei nenhum e não sei se tem defaut.

eu digito o password que eu coloquei pro meu usuário principal mas nada que eu digito aparece na frente de password, por mais que eu escreva continua tudo em branco....

bom, vamo lá que um dia eu consigo!!!

Link para o comentário

Bom, continuo no mesmo problema.

Eu não sei como logar como root, tipo eu digito "su" e ele pede uma senha, so que eu digito e não muda nada, o cursor fica parado.

esse é meu problema agora, se eu conseguir logar como root acho que dou conta com as dicas que vocês já me passaram!!!

então se alguem puder me ajudar a logar como root!!!!

Valeu pessoal!

Link para o comentário

Pronto era isso que eu precisava saber.

Já consegui alterar o Grub pra ficar do jeito que eu queria. foi só trocar a ordem das coisas, estava as opções de boot na mesma ordem que era na inicialização, aí eu nem mudei valor nenhum, só troquei a ordem no menu.lst.

Valau a ajuda de todos, não foi tão difícil como eu esperava e apesar de demorar o maior problema mesmo foi a senha, que eu não sabia que não aparecia no terminal!

Valeu pessoal! mas já tenho novos problemas, que ficam pra outros tópicos!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!