Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto de memória para um K6 2-500 ter um bom desempenho?

AQS

Posts recomendados

Bom, o computador em questão é um K6 2 - 500, placa-mâe PCChips 585 lmr que já possui 224 MB de memória.

São dois pentes PC 100: um de 32 MB e outro de 64 MB.

E um PC 133 de 128 MB.

Eu uso assim, 216 livre e 8 MB para vídeo.

Pois bem, surgiu uma proposta agora de um pente 256 MB PC 133 por 90,00 que para região aqui não chega a ser um preço ruim não.

A minha dúvida é se vale a pena aumentar mais ainda a memória, minha desconfiança é que um micro antigo usando Windows 98 tem uma fama de que basta 128 MB de RAM, acima disso não acrescenta nada.

E então, o que vocês acham é por aí mesmo?

Ou vale a pena trocar o pente de 32 por esse de 256?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Opa amigo !

128 pro 98 é pouco, eu tinha 196 a sempre lotava,, haja RAMBOOSTER pra limpar, e haja saco pra não conseguir navegar/msn/musica ao mesmo tempo dem lotar a RAM rápido.. e sem travar algum.

Mais 256 vai te deixar com muita folga, mas acho que uma hora o Windows vai lotar.. então a troca é bem-vinda !

Tente espremer as latências, porque no meu vovô(K-6 II 350) isso aumentou bastante o desempenho.

Certo ? :joia:

Link para o comentário

Antes de fechar o negócio, teste esse pente de 256Mb PC133, pra ver se não dará incompatibilidade. Senão ele pode identificar apenas metade da capacidade.

Concordo, atente p/ isso, pois tem PMs que não reconhecem memoria, que tem chips dos dois lado, so de um lado, dai so reconhece metade.

Link para o comentário

Pois é, eu ainda estou indeciso, será que vale mesmo a pena gastar esses 90 reais nesse pente?

Lembrando que eu já tenho atualmente 224 MB e caso feche negócio tiraria 32 MB e colocaria 256 MB.

Quanto a densidade eu estou alerta.

Essa minha placa exige, para reconhecer toda a capacidade, o mínimo de 8 chips para 128 MB e 16 chips para 256 MB.

E eu já perguntei ao cara e ele me disse que o pente tem 16 chips ao todo, 8 de cada lado, ou seja, deve funcionar bem.

E ele ainda disse que eu podia testar para depois fecharmos o negócio.

Será que há um ganho grande de desempenho mesmo?

Link para o comentário

você poderia também testar retirar os pentes de 32 e 64 megas que são PC100 e deixar apenas o de 128 mais o de 256 que você comprar. Assim as duas funcionariam a 133 MHz e não mais seriam limitadas pelas outras mais lentas.

(o aumento de desempenho também vai depender do fsb do processador).

Esses 374 que ficariam são mais que suficientes para rodar o 98.

Como o evandro disse aperte as latencias para dar um gas a mais, se possivel faça até um overclock nesse seu k6, deve melhorar muito o desempenho.

Agora outra coisa que também vale a pena ficar atento é quanto os preços dessas peças mais antigas. Aqui em Santos, por exemplo, comprei um pente DDR333 Samsung 256MB por 110 reais. Aí você vai pagar 90 num PC133. Não digo que esteja caro, a questão é que essas peças mais antigas custam muito mais que as mais recentes. Por pouco mais desse valor você poderia comprar uma boa placa de video usada.

Por isso, quando você puder, pense em fazer um upgrade geral, sempre dando bastante atenção à placa mãe (no caso não compre PCChips mais rs) que determinará o nivel dos outros componentes a serem utilizados.

Pode ser até que você não precise de um pc melhor no momento, mas acho que o preço pago para suprir as peças de um antigo não vale a pena (aqui quando fui prcurar memoria pro meu antigo celeron achei 256 por 250 reais!).

Link para o comentário

Já estou quase desistindo. :muro:

O fato é que quando eu investi 40 reais para por o pente PC 133 de 128 MB fiz convicto, primeiro porque sabia que 96 MB era pouco mesmo, segundo porque tinha um slot livre, terceiro porque 40 reais não chegava a ser uma facada grande.

Agora vamos ao presente momento, essa placa-mãe PcChips 585 lmr trabalha no máximo a 100 Mhz.

Como não consigo encontrar mais por aqui memórias PC 100 e andaram aparecendo essas ofertas "tentadoras" de memórias PC 133 acabei recorrendo a primeira sem titubear (o pente de 128 que já citei) e agora esse pente de 256 veio e me deixou em cima do "muro".

Digo "tentadoras" porque aqui em Campina Grande um pente de 256 MB custa entre 180 a 250, por 90 reais você tem vezes que nem leva um de 128 MB :zoio:

Eu gosto de jogar apenas GP3, mas uso alguns programas P2P e torrents.

Que melhorou muito quando coloquei o pente de 128 MB disso não tenho dúvidas.

Quanto vocês acham que eu conseguiria apurar vendendo os pentes de 32, 64 e mais outro de 32 que eu tenho e não venho usando?

Link para o comentário

Acho q você vende isso tudo aí, por uns R$ 70 + ou -, mas acho muuuuito difícil alguém comprar. Eu mesmo tô querendo arrumar mais memória pro meu K6-2 350, que ainda tenho no sítio da minha mãe, mas tá difícil...

Agora, vou mudar o que eu disse. Eu tinha dito antes que 128mb pra um K6 estava bom, mas se você usa programas P2P, é bom ter mais. Mas no máximo 256mb. Mais que isso é bobagem. Acho que até 192mb resolveria.

Link para o comentário

• Membro VIP

"Agora vamos ao presente momento, essa placa-mãe PcChips 585 lmr trabalha no máximo a 100 Mhz."

Isso eu estava pensando antes de ler sua resposta.. ta certo !

Amigos, quando eu tinha meu vovô, jogando ele não usava toda a memória :tantan:

Isso eu sempre testei pelo rambooster.

Mas se eu ficasse na net, com MSN aberto e ouvindo musica por um certo tempo, os 196 de memória acabavam lotando, aí as musicas começavam a engasgar, msn caia, paginas demorando pra abrir..

La ia eu no rambooster e mandava ele limpar a memória.. o que demorava um tempo.

256 é mais que perfeito.

Quer saber mesmo se precisa e mais memoria, baixa esse RAMBOOSTER, acho que no superdownloads têm ainda, aí você mede e pensa bem sobre a compra.

:joia:

Link para o comentário

Bom, resolvi seguir o conselho e baixei, instalei e estou vendo o comportamento do PC usando o RamBooster, pois bem, eu coloquei ele para auto otimizar a cada segundo fiz correto?

Está ficando livre entre 30 a 50 MB, agora eu pergunto, isso significa que se eu por o pente de 256 MB vai ficar esses 30 a 50 MB livres mais todos 256 MB que eu por? Ou sempre vai sobrar essa pouca faixa de memória livre?

Outra coisa, vocês acham que seria valido colocar mesmo esses 256 MB e por o Windows 2000?

E mais uma dúvida, o que significa o relógio do PC ficar atrasando aos poucos mas quando reinicia ele volta correto? Ou seja, não é a bateria, o que é então?

Link para o comentário

• Membro VIP

AQS, você ta deixando ele aberto e programou pra limpar a memria quando atingir um nivel crítico certo ?

quando isso ocorre o ícone fica amarelo e depois vermelho.

Se não ocorre quer dizer que seu uso não ta lotando a RAM..

Ou você deixou ele com um limiar mais alto pra entrar em ação ? (nem lembro se da pra fazer isso)

Link para o comentário

Deixei ele aberto sim, logo que eu inicei a máquina eu abri o programa e pus ele para funcionar.

Logo de cara tinha 48% livre(uns 107 MB) depois quando postei a mensagem anterior a essa estava naquele patamar que te informei.

Agora nesse instante tá só com 1 MB livre, que coisa :bravo:

Eu ativei a auto optimization a cada segundo.

Sendo que 1 MB de auto optimization level e 1 MB of RAM to free at AutoLevel.

Link para o comentário

Bom, já vi um pentium 233 rodando windows xp, então p/ 98 dá para ser só 256 de memória e roda todos os aplicativos básicos... na internet ele vai sofrer um pouco...

Vale lembrar que o desempenho depende do conjunto da máquina, como placas, hd, temperatura...

Pode ser feito um aumento da memória virtual da máquina (p/testar) dá para colocar em 512-1024, pode melhor consideravelmente o desempenho (ou não) mas pode ser testado sem riscos...

Vleu?

um abç...

Link para o comentário

• Membro VIP

Uma hora ia lotar.. é questão de tempo.

Mais memoria vai aumentar esse tempo, mas que vai lotar acho razoavelmente provável.

Lucas, já vi um 486 com windows 95.. era insuportável, dava pra ir fazer :priv: enquanto inicializava..

Xp nessa maquina vai rodar, mas vai ser um saco por demorar d+ em td.

Link para o comentário

XP num K6??? Impossível....

Eu já fiz essa loucura :ahh:

Pois é, fiz e para você terminar de cair da cadeira pus o XP numa época em que eu só tinha 96 MB de RAM, ficou uma porcaria completa.

Aí eu voltei para o 98, mas eu nunca testei o Windows 2000 então eu tenho essa curiosidade <_<

Será que ficará mais pesado mesmo? Do 98 para o 2000 existe uma diferença grande assim? Até hoje eu não testei porque dizem que o 2000 é um S.O. inferior ao 98, será que é isso mesmo?

Agora o que eu queria entender o porquê do relógio do PC atrasar, mas depois que reinicia volta ao normal, de modo que não é a bateria, até porque eu coloquei uma nova há pouco tempo. O que é isso então?

E sendo que o ponteiro do mouse fica difícil de se movimentar na tela, fica "amarrando".

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!