Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Experienca com exaustor de Slot Pci invertido


EACRO

Posts recomendados

Desde que comprei um exaustor para colocar num slot vazio, percebi que ele sempre jogava ar frio para fora, mesmo quando eu jogava.

então, desanimado com o resultado apresentado, já que a temperatura praticamente não caiu, eu resolvi inverter.

Com a ajuda de um alicate, eu inverti a chapinha do exaustor (aquela onde fixa o parafuso) e coloquei pelo lado de fora do gabinete, fixando no slot vazio. Desta forma, ele está sugando vento frio de fora do gabinete e empurrando para dentro, ventilando justamente o cooler e dissipador de minha placa de video, que ficam bem no rumo do vento.

Infelizmente minha placa de video não tem sensor de temperatura e não tive como medir o resultado. Mas eu creio que o vento frio no cooler vai ajudar bastante na queda de temperatura da placa de video.

Gostaria de saber a opiniao de vocês. Alguem já tentou fazer isto?

Depois tentarei postar umas fotos aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião sinceramente isso não faz a menor diferença, é trocar seis por meia duzia.Embora esteja jogando ar frio para dentro está também deixando de jogar ar quente para fora.Esteticamente deve ficar bem exótico também.E se tiver ventoinha frontal pode acabar neutralizando a circulação do ar dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí cara acho que é vantajoso sim, por que discordando do Divex, um cooler é muito mais útil ventilando ar frio do que quente. Caso o exasutor invertido esteja jogando o ar em cima do cooler da PV o mesmo irá resfriar melhor o chip da placa de video, pois o vento será frio e não mais quente. O ar quente que está no gabinete irá subir, pois de acordo com o movimento dos ventos levando em consideração os ventos alisios e contra alisios, tende a ir de um local de alta pressão (baixa temperatura) pra um local de baixa pressão (alta temperatura), ou seja, o ar quente em presença de ar frio tende a ir pra outro local, no caso do gabinete ir pra cima, sendo assim retirado pelo cooler da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um cooler é muito mais útil ventilando ar frio do que quente

Só uma correção :

Cooler é o conjunto Dissipador e ventoinha;

FAN ou ventoinha é o ventilador ou exaustor propriamente dito.

Também concordo que Um FAN ou ventoinha é mais útil ventilando, mas não a parte de trás e sim a parte da frente, onde o ar tende a ser realmente mais frio que atrás do gabinete.

Só mais um detalhe: Ao inverter o FAN ele vai deixar de ser exaustor (que auxilia a fonte nessa função) para ser um simples ventilador, portanto vai fazer com que a ventoinha da fonte sozinha fique responsável por retirar todo o ar quente do interior do gabinete, isso se não houver nenhum outro exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também concordo que Um FAN ou ventoinha é mais útil ventilando

Amigo você não entendeu, quero dizer que um cooler é mais útil ventilando AR FRIO do que AR QUENTE.

Cooler é o conjunto Dissipador e ventoinha;

FAN ou ventoinha é o ventilador ou exastor propriamente dito.

Isso depende da maneira que você pensa. Desde que entrei neste fórum sempre me referí a o que pra você é uma fan como cooler, e sempre todos entenderam. Não apenas eu mas uma grande parte deste fórum entende perfeitamente quando você se refere a uma cooler ou a um cooler + dissipador.

O principal é o seguinte, você entendeu o que eu quiria dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção :

Cooler é o conjunto Dissipador e ventoinha;

FAN ou ventoinha é o ventilador ou exastor propriamente dito.

Também concordo que Um FAN ou ventoinha é mais útil ventilando, mas não a parte de trás e sim a parte da frente, onde o ar tende a ser realmente mais frio que atrás do gabinete.

Só mais um detalhe: Ao inverter o FAN ele vai deixar de ser exaustor (que auxilia a fonte nessa função) para ser um simples ventilador, portanto vai fazer com que a ventoinha da fonte sozinha fique responsável por retirar todo o ar quente do interior do gabinete, isso se não houver nenhum outro exaustor.

Realmente, com a inversao, eu fiquei com 3 ventiladores empurrando ar para dentro e apenas a fonte retirando o ar quente. No entanto, a temperatura não subiu em nada(temp da placa-mãe e do processador), aliás, achei que caiu até um pouquinho. Vou aguardar os proximos dias para confirmar, uma vez que a temp ambiente de hoje está mais baixa.

Vou também fazer um teste, desativando um dos coolers frontais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me digam, do que adianta ATROLHAR de ventiladores mandando ar pra dentro e deixar só a fonte pra retirar??? e quem disse que não adianta retirar o ar quente do gabinete com outros fans a não ser a fonte, revisa teus conceitos! na verdade o que todos ventiladores fazem é soprar o ar quente pra fora, seja PUXANDO (exaustores) ou seja EMPURRANDO (ventiladores). Se você só EMPURRA ar ele "não sai"... O melhor é distribuir meio a meio os fans entre ventiladores e exaustores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me digam, do que adianta ATROLHAR de ventiladores mandando ar pra dentro e deixar só a fonte pra retirar??? e quem disse que não adianta retirar o ar quente do gabinete com outros fans a não ser a fonte, revisa teus conceitos! na verdade o que todos ventiladores fazem é soprar o ar quente pra fora, seja PUXANDO (exaustores) ou seja EMPURRANDO (ventiladores). Se você só EMPURRA ar ele "não sai"... O melhor é distribuir meio a meio os fans entre ventiladores e exaustores...

Legal. Respeito sua opiniao.

Mas, o mais importante, independente da forma (se exaustor ou ventilador) e da quantidade jogando ou retirando o ar, é ter a temperatura reduzida.

Se a temperatura caiu, beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me digam, do que adianta ATROLHAR de ventiladores mandando ar pra dentro e deixar só a fonte pra retirar??? e quem disse que não adianta retirar o ar quente do gabinete com outros fans a não ser a fonte, revisa teus conceitos! na verdade o que todos ventiladores fazem é soprar o ar quente pra fora, seja PUXANDO (exaustores) ou seja EMPURRANDO (ventiladores). Se você só EMPURRA ar ele "não sai"... O melhor é distribuir meio a meio os fans entre ventiladores e exaustores...

Cara concordo com voce que deve destribuir direito os fans, mas revisa ai seus conceitos, se os que ele tem estão na parte de baixo é claro que devem estar jogando ar para dentro, independente de onde estejam, na frente ou atras, ele devia ver se não poderia colocar um embaixo da fonte pra tirar ar seria legal, melhoraria a temp. mas que seja na parte superior.

Legal. Respeito sua opiniao.

Mas, o mais importante, independente da forma (se exaustor ou ventilador) e da quantidade jogando ou retirando o ar, é ter a temperatura reduzida.

Se a temperatura caiu, beleza.

E não é assim não, voce pode aumentar a pressão dentro do pc e causa problemas no equimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara concordo com voce que deve destribuir direito os fans, mas revisa ai seus conceitos, se os que ele tem estão na parte de baixo é claro que devem estar jogando ar para dentro, independente de onde estejam, na frente ou atras, ele devia ver se não poderia colocar um embaixo da fonte pra tirar ar seria legal, melhoraria a temp. mas que seja na parte superior.

Esses exaustores só servem pra alguma coisa quando se tem uma vga com dissipador passivo e ele está instalado logo abaixo, do contrário são uma porcaria, já que criam uma zona de pressão menor em cima do ventilador da vga, prejudicando seu funcionamento. Eu não falei que devem botar exaustores embaixo, inclusive reprovo esses exaustores pci tipo blower, só no caso da vga com dissipador passivo.

E o negócio da pressão, óbvio que não vai danificar o equipamento né!!! ahiuahuahuaua... Essa pressão que a gente fala é só a diferença entre o meio externo e interno, pois a pressão dentro do gabinete com uns 4 ventiladores, todos soprando pra dentro, é insignificante pra danificar qualquer componente do pc. A pressão dentro do gabinete deve ser igual a do meio externo pra haver justamente o equilibrio da entrada com a saída de ar. Com a pressão mais alta, a eficiência dos ventiladores é prejudicada, já que tão tentando botar mais ar pra dentro e ele quer justamente sair, ou seja "lotou de ar" :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que criam uma zona de pressão menor em cima do ventilador da vga, prejudicando seu funcionamento.

Essa zona de pressão é rídiculamente insignificante de maneira que não prejudica em absolutamente nada o funcionamento do cooler da VGA.O que precisa se levado em conta mesmo é fato dos ventiladores estarem soprando ar no mesmo sentido (em sentido contrário haveria turbolência)de modo a circular o ar de dentro para fora do gabinete.

Posteriormente tentarei medir a temperatura da VGA com Exaustor e sem o Exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí realmente essa ideia de pressão interna é pura onda, coolers não consiguiriam excercer uma força tão grande assim de maneira que interfira na pressão interna e externa...

Não acho correta a ideia de por o mesmo número de coolers ventilando = ao dos exaustores, acho que deve sim ter + de 1 exaustor, mais muitos deles também não é vantajoso, acho que pra uma torre média com um processador do nível de um P4 2.8 com PV (dissipador passivo), o esquema poderia ser o seguinte:

-Cooler de processador

-Cooler frontal (ventilando)

-Cooler exautor ( além do da fonte)

-Cooler lateral

-Cooler superior (ventilando e opcional)

-Baia fan (opcional)

-Cooler de HD (a depender da necessidade)

Essa é minha opinião, mas quero que vocês discutam esse esquema pra chegarmos a um concenso quanto ao numero de coolers e se irá ventilar ou retirar ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu peguei esses cooler de slot, abri uma fenda de 10mm X 100mm na lateral superior do gabinete (não ficou muito bonito porque não tinha ferramenta adequada), fiz dois furos pequenos de cada lado da fenda, peguei um alicate para desdobrar o suporte do cooler e fiz um furo na parte metálica inferior. Parafuzei-o na lateral da tampa do gabinete onde eu fiz a fenda e VOALA!

Ar quente que ficava na parte superiror do gabinete saindo pela lateral! Ainda coloquei um cooler de 80mm preso em um suporte em L na parte inferior da tampa para empurar o ar pra cima!

casemode.JPG

Meu Pentium 4 soquete 423 que andava com a cabeça quente deve ter agradecido! :joia:

Mas como eu troquei de gabinete (o antigo era muito feio) o atual apenas usa dois coolers na frente (um no suporte padrão) e outro ocupando uma das baias de 5,25 e mais o atras como o padrão e não tem problemas de aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...