Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gegel

China vai além e bloqueia buscador altavista

Recommended Posts

O governo chinês bloqueou o acesso à ferramenta de busca na internet AltaVista. A ação é a segunda em duas semanas —na última semana o Google foi vetado— e faz parte de uma campanha para evitar o acesso do cidadão a material considerado subversivo ou ameaça às regras comunistas daquele país.

Antes disso, em outra ação semelhante, o site chinês do Yahoo! concordou voluntariamente em bloquear o acesso a determinados sites para atender a regulamentações comunistas do país.

"O fato de eles restringirem tanto o acesso reflete o quão sensitivos são em relação à presença da internet", disse Jonathan Zittrain, diretor-executivo do Berkman Center for Internet and Society, da Faculdade de Direito de Harvard.

James Barnett, CEO do AltaVista, disse que a companhia planeja disponibilizar os resultados das buscas em seu site por outros meios, incluindo o site Raging.com. Barnett disse que o site foi amplamente bloqueado na última semana e estima que menos de 5% da audiência da companhia é originada na China.

O que realmente preocupa Barnett é que o livre acesso à informação é necessário para a população de todo o mundo. O AltaVista tentou fazer contato com o consulado chinês nos Estados Unidos, mas não obteve resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×