Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

18db X 21db


Posts recomendados

estou procurando um cooler universal silencioso, e com desempenho ajustável, cheguei nesses dois e queria ajuda pra escolher, principalmente por causa do item "ruido", que me incomoda bastante pelo meu quarto ser bem silencioso, e eu gosto de deixar a "mula" rodando na madruga. jogos com cpu em overclock e overvolt me obrigam a ter um senhor cooler, que eu possa botar em baixa rotação durante a noite.

Cooler Zalman CNPS7000B-###

Thermaltake POLO 735 Rev.2

o primeiro tem a desvantagem do controlador de rotação, que é um fio externo bem safado e feio, e também do desempenho máximo, q não é la essas coisas.

mas na potencia minima ele gera apenas 18db

o segundo consegue mais de 70cfm de ventania pra botar na hora dos games, e tem um controle mt bom, q fica numa baia de drive de disquete, mas o ruido minimo é de 21db.

o thermaltake Polo so perde pelos 3db a mais que ele tem na rotaçao mínima...

pergunto: 21db já da pra ouvir aquele barulho classico de ventoinha em gabinete fechado? daria pra notar diferença entre 18db e 21db?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu já tive os 2 modelos de cooler q você quer, o Zalman é silencioso mesmo usando ele na velocidade maxima, logico q no minimo ele faz um pouco menos de barulho, eu particularmente não tirava ele do max. O TT Polo é um baita cooler também, ainda mais se você lapidar a base do dissipador, achei ele muito bom, baixou 8 graus do meu antigo A64 3200@3800 Venice com Vcore 1.4V em relação ao cooler BOX, mas ele faz um barulho meio chato deixando ele na velocidade max, mas como você mesmo diz q so vai ligar ele no max pra jogar e tal o TT se sai bem, o TT na velocidade min faz pouquissimo barulho, pelo menos pra mim era imperceptivel. Os dois coolers são bons, mas eu gostei mais do Polo quando eu tive, achei ele mais bem acabado, com o contralodor de velocidade na baia frontal ajuda bem !!! Mas com qualquer um deles você estara bem servido !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu cara, brigado pelas dicas, acho q vou pegar o tt mesmo então... :joia:

ps: não entendi essa de 3db ser o dobro de ruido.

abraços

Seria o equivalente a 2 TT

Dois desses TT de 18 db fazem o mesmo barulho de 1 zalman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se voce conseguir distinguir a diferença de ruído entre 18 e 21dB, produzidos pelo cooler,

no meio de todosos outros ruídos produzidos dentro do gabinete, como ventoinha da fonte,

ventoinha do cooler do chipset, ventoinha da vga, ventoinhas do gabinete, HD, etc..., voce

vai certamente ser contratado pelo pentagono como arma secreta.

Fique com o Polo 735 que ele só vai incomodar um pouco se atingir a rpm máxima, tenho

um e como não uso o micro para jogos ele fica bastante silencioso, mesmo quando estou

copiando DVD ou CD.

Boa sorte

adcarvalho

Se voce conseguir distinguir a diferença de ruído entre 18 e 21dB, produzidos pelo cooler,

no meio de todosos outros ruídos produzidos dentro do gabinete, como ventoinha da fonte,

ventoinha do cooler do chipset, ventoinha da vga, ventoinhas do gabinete, HD, etc..., voce

vai certamente ser contratado pelo pentagono como arma secreta.

Fique com o Polo 735 que ele só vai incomodar um pouco se atingir a rpm máxima, tenho

um e como não uso o micro para jogos ele fica bastante silencioso, mesmo quando estou

copiando DVD ou CD.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce conseguir distinguir a diferença de ruído entre 18 e 21dB, produzidos pelo cooler,

no meio de todosos outros ruídos produzidos dentro do gabinete, como ventoinha da fonte,

ventoinha do cooler do chipset, ventoinha da vga, ventoinhas do gabinete, HD, etc..., voce

vai certamente ser contratado pelo pentagono como arma secreta.

Fique com o Polo 735 que ele só vai incomodar um pouco se atingir a rpm máxima, tenho

um e como não uso o micro para jogos ele fica bastante silencioso, mesmo quando estou

copiando DVD ou CD.

Boa sorte

adcarvalho

3 dbs são mais do que percepetiveis, pra quem é musico, purista ou simplesmente não curte micros barulhentos. É MUITA DIFERENÇA.

Se você quiser saber o porque 3 dbs é o dobro da intensidade sonora é só estudar logaritmos, é, matematica serve pra alguma coisa, assim como fisiaca, quimica e qualquer cosia de exatas...

sim, entendo o que é o dobro... só não entendi porque 21db é o dobro de 18...

porque existe 3 dbs de diferença, a cada 3 dbs se tem o dobro de intensidade, a cada 6 se tem o dobro do dobro, ou seja 4vezes mais intensidade e a cada 10 dbs se tem 10 vezes a intensidade, se você for calcular, 20 dbs são nada mais nada menos que 100 vezes mais barulho.

Se você estiver pensando em potencia, eleve tudo isso ao quadrado... xdb²

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi. valeu!

aproveitei o embalo e achei esse site, que explica tudo sobre esse lance ai dos Db.. e realmente, 3db é o dobro de potencia sonora, beleza, mas pelo que entendi, a unidade de decibeis foi criada para anular a não-linearidade da audição humana. ou seja , se você ouvir um ruido e sentir que ele ficou duas vezes mais barulhento, teria sim que dobrar os decibeis... mesmo que isso signifique, na prática, exponenciar a potência sonora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, 21db é bem pouco... a escala db não é linear, como disseram aí em cima, mas a diferença de 21db pra 18 é muito pouca, ao ouvido humano... a potência realmente é o dobro, mas para o ouvido humano, 18db são QUASE inaudíveis... se sua dúvida entre os dois coolers está somente no ruído, vá de polo, no mínimo não deve te incomodar, se realmente produzir apenas 21db de ruído! leia mais aqui http://members.tripod.com/caraipora/carac_ouvido_.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo com o nosso colega xaxim quanto ao ouvido sensível de um músico ou

de um purista, mas no caso do micro, considerando que as outras ventoinhas que

existem já provocam muitas vezes ruído acima dos 18 ou 21dB da ventoinha do

cooler do processador, o acréscimo de ruído não será tão perceptível como se a

ventoinha do cooler estivesse trabalhando sózinha e houvesse a variação dos 3dB.

Por acaso uso um Polo 735 num Athlon 3200+, utilizo o controle de rotação manual

e sei que na rpm mínima o ruído dele fica encoberto pela das outras ventoinhas,

como cooler da vga, cooler do chipset, cooler do HD, além das existentes na fonte

e no gabinete, mas quando desligo as do gabinete já ficam perceptíveis quaisquer

variações de rpm na ventoinha do cooler, foi isso que quis dizer anteriormente.

Como não sou grande matemático, pois minha formação acadêmica foi na área

das ciências humanas e jurídicas, teria que me amparar no decibelimetro para

calcar qualquer afirmação sobre ruídos, pois o breve período que convivi com

estudo de "logaritmos", aprendi que a matemática serve para "alguma coisa",

assim como "fisiaca", química e qualquer "cosia de exatas..." , parece que não

me serviu em nada.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...