Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com sincronismo.


Posts recomendados

:muro: Gente, estou com um problema! :muro:

Adquiri recentemente uma placa de captura de vídeo, a Pinnacle PC TV Mobile para meu notebook e estou encontrando um problema que está me deixando sériamente irritado:

Ao inicializar o programa de exibição de TV, a imagem e o som estão perfeitamente sincronizados. Entretanto, dentro de alguns poucos minutos (às vezes segundos), ocorre uma defazagem na apresentação do som.

A imagem com as pessoas falando, aparecem antes do que a própria voz. Quando está aparecendo uma propaganda, no início dela o som é da propaganda anterior.

Eu vejo a bola entrando no gol, mas só depois de uns 5 segundos o narrador grita gol!!!!!

Liguei uma televisão ao lado do notebook para ver se o problema era com a imagem ou com o som.

Cheguei a conclusão que o problema é o som, em virtude da imagem estar sincronizada com a apresentada pela televisão. O som que era emitido pela televisão, era todo repetido pelo notebook uns segundos depois.

Este problema também ocorre quando tento capiturar do video cassete.

A qualidade da imagem é boa e a do som também.

Outra coisa: Quando a falta de sincronismo está exagerada, basta que eu finalize o aplicativo e reinicie-o para que o problema seja sanado. Entretanto, novamente dentro de alguns poucos segundos ou minutos ele volta a ocorrer.

Não creio que o problema posse ser no meu notebook, em vista de sua configuração:

:palmas: HP Pavillion 6000: Memória RAM 1GB; HD 100GB; Placa de Vídeo ATI RADEON 128MB; DVD-RW 2 Layer Light Scribe; e outras que não se aplicam ao problema.

Gente, peço urgentemente vossa ajuda, pois estou em viagem e a única forma de deu assistir TV é com este notebook.

Ah! Outro problema:

Quando eu tento capturar com o vídeo pela entrada RF da antena, ocorre essa defasagem que eu disse anteriormente.

Já quando eu tento capturar através da entrada de sinal composto, a captura ocorre perfeita, inclusive com qualidade de vídeo superior, com menos ruido (o que se é de esperar).

Entretanto, quando vou exibir o vídeo em qualquer player (Windows Media Player, Real One, BS Player, Nero Show Time) o vídeo passa rápido, como se não estivesse sicronizado o tempo. Dá parar perceber que ele todo foi gravado, entretanto ele não consegue ser exibido segundo após segundo. Cada minuto a minuto e meio equivale a uns 2 segundos no tempo real, ou seja, é como se estivéssemos avançando o vídeo de forma rápida, com ele sendo exibido na tela.

O que pode estar acontecendo???????

Será que são driveres???

Será que é o programa de captura e exibição de TV????

Será que é a placa PCMCIA???

Algum de vocês já passou por este problema???

Caso seja o programa que acompanha a placa, posso usar qual em seu lugar?

Valeu por toda ajuda gente! Muitíssimo obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Robson,

Desculpe. Eu pensei ter lido que o dispositivo era USB. Sendo PCMCIA não dá pra testar em um PC comum, mas se puder encontrar outro notebook para teste, vale a dica.

Tente instalar o K-Lite Codec Pack. Existe a versão Lite, standard e Mega . Eu uso a Standard.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, na verdade é o seguinte.... (ai que #####)

Eu já tenho bastante experiência com esse negócio de placa de TV/caputra.. Até agora o que eu pude perceber é que as da pinnacle são uma ######!

Eu tenho uma PCTV 110i. Meu PC roda tudo no maximo, farcry doom.. etc.. Mas não adianta... quando eu capturo via RCA o som fica adiantado em relação ao vídeo (diferente do seu...)

Estas placas de captura têm um problema que é o não processamento do som pela placa (eu imagino). Aí o que acontece (no meu caso pelo menos): a imagem é mais pesada que o som, então o som consegue ser processado mais rápido que a imagem, o que acaba dessincronizando os dois... não que um esteja mais rápido que o outro, mas quando o computador joga da placa para a mem RAM e depois pro hd ele consegue fazer primeiro o audio e mais lentamente o vídeo...

Entretanto acontece uma coisa engraçada... muito engraçada. Quando eu capturo pelo coaxial a imagem e som ficam sincronizados... (para isso eu tenho que escolher a opção de som pela placa de TV, ao contrario da entrada auxiliar (internamente no computador... é meio complicado)

NO SEU CASO EU POSSO "CHUTAR" QUE SEJA O HD (realmente é uma roleta russa). (Codec é muuuuuito difícil). Geralmente HDs de laptops são mais lentos o que causa uma dessincronia quando o arquivo é gravado no disco. Quando ao atraso durante a exibição.. aí realmente é complicado. O que pode acontecer é que sua placa de som não consegue processar o som junto com a imagem.. Isso acontece porque o laptop deve dar prioridade ao video e não ao áudio sacou? Uma coisa que pode resolver é desabilitar a pausa de programação ao vivo..

Olha só, esse é o site de ajuda ao vivo da pinnacle.. eles tentam... quem sabe eles não te ajudam (não foram capazes de me ajudar...)

http://pinnaclebr.custhelp.com/cgi-bin/pin...CZwX3BhZ2U9MQ**

Quem puder me ajudar:

problemas com minha placa>>>

Caputra de audio e video dessincronizada quando usando RCA, com o audio adiantado em relação ao video. Entretnato tudo o audio e video ficam ok quando capturando via coaxial com a opção de som pela placa de TV.

Imagem acinzentada, principalmente quando trogo de canal... se eu vou pra um canal que não não está sintonizado corretamente e depois volto para o canal onde estava a imagem fica boa novamente... mas basta trocar de canal que a imagem fica ruim novamente.. (SACO)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caro Redberd, como você é o moderador, pode me ajudar.

Andei lendo nos outros tópicos e você sugeriu que usassem o Klite como codec para tentar resolver o problema de sincronismo do audio e do video.

Ainda não tentei isso, mas vou falar sobre minha "experiência"...

Troquei minha Pro ultra pela PC TV PRO PCI da Pinnacle. (só fiz isso porque a minha placa deu pane)

SImplesmente, esta placa da Pinnacle é muiiiito fresca para capturar vhs. Qualquer mudança brusca de cena numa fita já velha faz com que ela capture em P &B.

O Studio 10.6 , ou mesmo o 10.5, mesmo sem Dropped frames, gera falta de sincronismo entre audio e vídeo, durante capturas em MPEG.

Só resolvi isso trocando de programa para capturar. Uso o Ulead Studio 9 ou 10.

Certamente poderá ser um problema de codec.

Não sei se vale a pena criar um tópico sobre isso, pois existem tantos né ?

O suporte da Pinnacle é muito legal, mas não tem respostas para isso.

Acho que o codec usado pelo Studio 10 é pesado.

Quais as caracteristicas deste K-lite ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vitor,

Não podemos confundir CODECs com os drivers de cada placa ou software.

O Studio 10 é pesado como software, assim como o Premiere ou o Vegas. Se o vídeo estiver em um formato (codec) que exija também processamento, a combinação pode tornar inviável o uso. Mas veja que nesse caso não adianta trocar o pacote de codecs pois o formato é que determina se ele vai ser mais ou menos penoso para o computador.

Quanto aos dropped frames, o problema raramente está em um único fator. Pode ser que a combinação que alguém usa com perfeição seja inviável para você, e vice-versa.

Meu entendimento é que os dropped frames são resultantes de um conjunto de fatores que envolvem hardware e software. Um software exigente pode funcionar somente se tiver um hardware à altura.

Explique melhor o que você acha que a gente tenta dar algum palpite.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a minha placa tbem é uma Pinnacle so que a 110i, e percebi o problema de atraso quando estou gravando algo da programação da tv, mas ai é so você abaixar todo o volume do aplicativo da placa e aumentar os outros volumes (wav, som......) Acho que fazendo isso deve melhorar.... espero que ajude....

Ah se alguem puder me ajudar...... estou tentando fazer captura de VHS, mas so esta vindo o video, o audio não.... o que eu faço?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressões a respeito da Placa PINNACLE no meu computador:

Caro Red.

Eu na verdade troquei a minha PRO ULTRA (excelente nas capturas) pela PRO PCI da PINNACLE, apenas porque ela estava em pane.

A qualidade da imagem é muito boa. Não precisa de ajustes, pois ela capta bem.

Entretanto, o driver da PRO PCI é o mesmo da 110i. Até aí, sem maiores problemas.

Meu computador é um Athlon XP 2.6 com 512 RAM e HD 80, com +- 30 para video. Até aí, também sem problemas, pois uso o codec MJPEG para capturar em AVI.

Com a Pro ultra, sequer as cores variavam. Quando eu definia a origem, rodava a fita e automaticamente entrava colorido.

Mas com a placa atual, se você espirrar perto do micro, ou se na fita tiver uma mudança brusca de cena, ela esquece o sistema de cor e capta Preto e branco.

Ela é muito sensível tadinha. !!!

Então, quando tenho uma fita velha para converter, com muitas mudanças de cenas, capturo em etapas.

Quanto ao Media Center, o soft que vem com ela é sensacional,. você assiste tv, grava o que quiser e mais um pouco. Tem um bom gerenciador de arquivos e oferece ainda a opção de gravar o dvd já na captura. (SE SEU COMPUTADOR NÃO FOR POTENTE, NÃO FAÇA ISSO JAMAIS)

Lado ruim: Não tem indicação de quadros perdidos.

O Studio 10 é outro soft que vem junto. Capturas mesmo em AVI têm mostrado perdas de quadros, em MPEG 2 então, parece um crômetro. começa em 10 e termina em 50, quando eu percebo a tempo.

Pelas minhas pesquisas, o ULEAD Studio 9 ou outro programa mais leve não perde quadros. Então deduzi que pode ser o programa que realmente, é muito pesado.

Vale ressaltar que o ULEAD dá a opção de capturar em DVD NTSC, enquandto o Studio 10 dá a opção MPEG 2 com qualidade de DVD.

Isso é importante pois na edição, o Studio 10 re-renderiza tudo de novo, enquando no Ulead só nas alterações.

Apesar disso, estou conformado, pois o técnico da Pinnacle me falou que não era aconselhável usar o studio 10 para capturas.

É uma pena, pois o programa da pinnacle é muito fácil e intuitivo de usar.

um abraço.

No aguardo de novas lições dos amigos do forum

Vitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vitor,

Eu nunca fiz captura (pela placa analógica) através desses programas pesados. Quando fazia, usava sempre um ou outro programa desses mais simples, tipo AMCap ou iuVCR.

Hoje eu uso somente captura via FireWire com a filmadora miniDV como fonte ou como ponte, ou ainda usando o gravador de mesa.

Quanto às oscilações de cores, acho estranho que a placa perca o sinal de cor pois na teoria ela não deve ter detecção automática, e sim através de ajustes manuais no software. Dessa forma, num chute, eu arriscaria que o vilão pelas oscilações de cores é o video cassete. Se você puder, troque o vídeo para ver se é nele mesmo o problema.

Abraços,

Red

Luiz,

Verifique a ligação dos cabos de vídeo e áudio. Se estiverem corretas, verifique se o Windows está ajustado para gravar a Entrada de Linha.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

REd

aí que está o problema.

Eu não sei se o meu Video cassete é quem está causando o problema.

Estes dias um colega me levou seu video lá em casa, e quando eu coloquei a fita dele, também deu esse problema (mas na tv, aparece normal).

Tenho visto que isso só ocorere com fitas velhas, pois as minhas da filmadora ntsc entram direto.

é assim:

você coloca a fita e durante uns dois segundos fica P & B, depois reconhece. Quando demora eu avanço e retrocedo a fita, então fica ok.

Também quando pega os "mastigados" das fitas velhas, ela descolore até passar a turbulência, então nem esquento porque sei que naquele ponto estava ruim.

Capturei uns desenhos animados do pernalonga pra minha filha (fiz uma pechincha => 6 fitas por 10 real e um pastel) e ficou show de bola, mesmo as fitas sendo antigas de locadora.

Agora falando sobre edição:

==================

Gostei de sua ideia, de capturar em programas leves. Acho que seria melhor, né ?

O Windvr tem a fama de ser um ótimo programa pra capturar, mas eu preciso de um que me mê indicação de quadros perdidos. Me indique um por favor...!

Também concordo com você numa de suas respostas em outro forum, sobre instalar programas pesados, como o Premiere. Acho que outros programas têm o que eu preciso, então, apenas iria complicar mais ainda.

Ponto fundamental:

=============

Eu gosto muito do studio 10 por causa da facilidade de edição, onde posso dividir o filme em cenas detectadas, etc, etc

Agora, sabemos que a captura em MPEG2 ocupa menos espaço e alguns programas não re-renderizam. Então, dentro de 30 minutos depois de tudo editado, você já tem um filme pronto, pois renderizam apenas as partes que foram modificadas.

Entretanto, isso não é válido para o meu querido studio 190.

Simplesmente, se você capturar em mpeg em qualquer programa e levar nele pra editar, espere horas de renderização. Então, fica um empasse:

Já que é pra demorar, então, capturo em AVI por ele mesmo (MJPEG) já que neste formato, não há dessincronização.

Me parece que a pinnacle não trabalha com aqueles mpegs em formato DVD NTSC, talvez por isso que demore tanto pra renderizar os mpegs neste formato.

Meu próximo passo vai ser capturar em mpeg 2 puro, e renderizar com a mesma configuração, pra ver o que que dá.

O que você acha ? tem diferença de qualidade MPEG2 para MPEG formato DVD NTSC ?

Cara a minha placa tbem é uma Pinnacle so que a 110i, e percebi o problema de atraso quando estou gravando algo da programação da tv, mas ai é so você abaixar todo o volume do aplicativo da placa e aumentar os outros volumes (wav, som......) Acho que fazendo isso deve melhorar.... espero que ajude....

Ah se alguem puder me ajudar...... estou tentando fazer captura de VHS, mas so esta vindo o video, o audio não.... o que eu faço?

Abraços

Eu uso a entrada da placa de som, pois não fiz a conexão interna da entrada de audio da placa de captura.

Então, configuro:

Video: PCTV 110i (configuralão de entrada de video)

Fonte: S-Video ( a entrada da PC TV PRO PCI é um S-Video, com adaptador para composto. )

Audio:

No meu caso, Realtec AC97

Selecionei ENTRADA.

Algumas pessoas configuram como mix de entrada so som wave, microfone, etc. Talvez o problema esteja aí.

Ah.. No seu controle de audio, clique no autofalante para abrir as configurações, veja se não está desativado a entrada.

Quando usei o media center pra ver tv, também fiquei sem audio, depois de um tempo, descobri que tinha que aumentar o volume deslizando que aparece no painelzinho, pois ele vem conffigurado para mínimo.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vitor,

Mesmo quando eu usava um P3-800, eu fazia as capturas via firewire com programas pesados como o Studio. Hoje eu faço sempre com o Premiere. Por ser via firewire, nunca tive problema de perda de frame. Uma vez eu fiz uma captura de meia hora usando um drive da rede por engano, e não deu nenhum erro.

Como eu falei, por placas eu não tenho muita experiência, mas sempre que uso o gravador de DVD como forma de conversão, eu uso o Cubo (Womble) para editar o vídeo, principalmente porque ele não re-renderiza. Para edições simples, eu acho que é o melhor possível.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...