Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre CFM


Bsl

Posts recomendados

eu acabei de montar meu WCBR com uma SB2000 e um radiador de toyota bandeirante, eu estou usando um fan de 80mm pra quebrar o galho, mas agora vou comprar um de 120, achei um com led por 21 reais mas ele não tinha especificaçao de CFM, mas acho que seja cerca de uns 55cfm, e vi outro de 89cfm por 30 reais...a minha pergunta é...a diferença entre esses dois vai ser muito grande? é melhor pagar mais por um com CFM maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a rotação maior a vazão e maior o barulho, como quem vai atras de WC quer um sistema silencioso um com menos barulho é recomendavel.

Se você utilizar um radiador grande , uns 50 x 40 talvez nem precisa de uma fan...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a rotação maior a vazão e maior o barulho, como quem vai atras de WC quer um sistema silencioso um com menos barulho é recomendavel.

Se você utilizar um radiador grande , uns 50 x 40 talvez nem precisa de uma fan...

Não é bem assim... A vazão (aquí medida em CFM, ou pés cúbicos por minuto) não depende da rotação necessariamente, mas, do diâmetro e desenho do fan. Se a rotação fosse o única responsável pelo aumento de vazão, um fan de 40mm girando à 10.000RPM (12 CFM e 40 dB), teria vazão maior que um fan de 120mm girando à 2.100RPM (83 CFM, 32dB) (citei alguns exemplos destes links).

Fans de diâmetros diferentes e mesmo RPM possuem a mesma velocidade angular (ambas giram à 3.000 RPM, por exemplo), porém a velocidade tangencial é diferente (velocidade na ponta da pá de 120mm é maior que a velocidade na ponta da pá de 40mm, em fans com mesma rotação). Neste espaço maior que a ponta da pá de maior diâmetro percorre, a mesma "empurra" uma quantidade de ar maior que a de menor diâmetro.

35,3 Pés cúbicos = 1 metro cúbico

Ou seja: um fan com vazão de 83 CFM renova, em um gabinete, por exemplo 2,35 metros cúbicos de ar, em 1 minuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim... A vazão (aquí medida em CFM, ou pés cúbicos por minuto) não depende da rotação necessariamente, mas, do diâmetro e desenho do fan. Se a rotação fosse o única responsável pelo aumento de vazão, um fan de 40mm girando à 10.000RPM (12 CFM e 40 dB), teria vazão maior que um fan de 120mm girando à 2.100RPM (83 CFM, 32dB) (citei alguns exemplos destes links).

Fans de diâmetros diferentes e mesmo RPM possuem a mesma velocidade angular (ambas giram à 3.000 RPM, por exemplo), porém a velocidade tangencial é diferente (velocidade na ponta da pá de 120mm é maior que a velocidade na ponta da pá de 40mm, em fans com mesma rotação). Neste espaço maior que a ponta da pá de maior diâmetro percorre, a mesma "empurra" uma quantidade de ar maior que a de menor diâmetro.

35,3 Pés cúbicos = 1 metro cúbico

Ou seja: um fan com vazão de 83 CFM renova, em um gabinete, por exemplo 2,35 metros cúbicos de ar, em 1 minuto.

Bom, além de falar o óbvio a resposta que eu dei foi com relação as duas fans de 120 mm rotações e vazões muito diferentes, por isso da comparação rápida e simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, além de falar o óbvio a resposta que eu dei foi com relação as duas fans de 120 mm rotações e vazões muito diferentes, por isso da comparação rápida e simples.

Bem, pode ser óbvio para você, não é para todos. A explicação está sendo fornecida em um fórum para informação de várias pessoas, pessoas estas com diferentes níveis de conhecimento.

Realmente, quando comparando com dois fans de mesmo diâmetro, o número de rotações tem maior influência, porém também influenciam na vazão: o passo, o número, e a área da hélice do fan. Por exemplo: se diminuir na metade o número de pás do fan, consequentemente diminuirá a vazão deste, mesmo se mantendo as mesmas RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...