Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Bsl

Duvida sobre CFM

Recommended Posts

eu acabei de montar meu WCBR com uma SB2000 e um radiador de toyota bandeirante, eu estou usando um fan de 80mm pra quebrar o galho, mas agora vou comprar um de 120, achei um com led por 21 reais mas ele não tinha especificaçao de CFM, mas acho que seja cerca de uns 55cfm, e vi outro de 89cfm por 30 reais...a minha pergunta é...a diferença entre esses dois vai ser muito grande? é melhor pagar mais por um com CFM maior?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest xaxim

Quanto maior a rotação maior a vazão e maior o barulho, como quem vai atras de WC quer um sistema silencioso um com menos barulho é recomendavel.

Se você utilizar um radiador grande , uns 50 x 40 talvez nem precisa de uma fan...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eu não me importo com barulho não..só quero q seja bom o desempenho do water cooler...será que vai faze muito diferença 55 para 89 cfm?

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest xaxim

Então faz, pode ir n dfe maior vazão.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto maior a rotação maior a vazão e maior o barulho, como quem vai atras de WC quer um sistema silencioso um com menos barulho é recomendavel.

Se você utilizar um radiador grande , uns 50 x 40 talvez nem precisa de uma fan...

Não é bem assim... A vazão (aquí medida em CFM, ou pés cúbicos por minuto) não depende da rotação necessariamente, mas, do diâmetro e desenho do fan. Se a rotação fosse o única responsável pelo aumento de vazão, um fan de 40mm girando à 10.000RPM (12 CFM e 40 dB), teria vazão maior que um fan de 120mm girando à 2.100RPM (83 CFM, 32dB) (citei alguns exemplos destes links).

Fans de diâmetros diferentes e mesmo RPM possuem a mesma velocidade angular (ambas giram à 3.000 RPM, por exemplo), porém a velocidade tangencial é diferente (velocidade na ponta da pá de 120mm é maior que a velocidade na ponta da pá de 40mm, em fans com mesma rotação). Neste espaço maior que a ponta da pá de maior diâmetro percorre, a mesma "empurra" uma quantidade de ar maior que a de menor diâmetro.

35,3 Pés cúbicos = 1 metro cúbico

Ou seja: um fan com vazão de 83 CFM renova, em um gabinete, por exemplo 2,35 metros cúbicos de ar, em 1 minuto.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest xaxim

Não é bem assim... A vazão (aquí medida em CFM, ou pés cúbicos por minuto) não depende da rotação necessariamente, mas, do diâmetro e desenho do fan. Se a rotação fosse o única responsável pelo aumento de vazão, um fan de 40mm girando à 10.000RPM (12 CFM e 40 dB), teria vazão maior que um fan de 120mm girando à 2.100RPM (83 CFM, 32dB) (citei alguns exemplos destes links).

Fans de diâmetros diferentes e mesmo RPM possuem a mesma velocidade angular (ambas giram à 3.000 RPM, por exemplo), porém a velocidade tangencial é diferente (velocidade na ponta da pá de 120mm é maior que a velocidade na ponta da pá de 40mm, em fans com mesma rotação). Neste espaço maior que a ponta da pá de maior diâmetro percorre, a mesma "empurra" uma quantidade de ar maior que a de menor diâmetro.

35,3 Pés cúbicos = 1 metro cúbico

Ou seja: um fan com vazão de 83 CFM renova, em um gabinete, por exemplo 2,35 metros cúbicos de ar, em 1 minuto.

Bom, além de falar o óbvio a resposta que eu dei foi com relação as duas fans de 120 mm rotações e vazões muito diferentes, por isso da comparação rápida e simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, além de falar o óbvio a resposta que eu dei foi com relação as duas fans de 120 mm rotações e vazões muito diferentes, por isso da comparação rápida e simples.

Bem, pode ser óbvio para você, não é para todos. A explicação está sendo fornecida em um fórum para informação de várias pessoas, pessoas estas com diferentes níveis de conhecimento.

Realmente, quando comparando com dois fans de mesmo diâmetro, o número de rotações tem maior influência, porém também influenciam na vazão: o passo, o número, e a área da hélice do fan. Por exemplo: se diminuir na metade o número de pás do fan, consequentemente diminuirá a vazão deste, mesmo se mantendo as mesmas RPM.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais