Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu pc não dá boot pelo CD-ROM de jeito nenhum!


celo-sampa

Posts recomendados

Dados do equipamento:

Placa ASUS P5A

K62-400

HD Maxtor Fireball3, 30gb, ATA/133

Windows XP Professional BR

160 MB memória

Problema:

Não consigo dar boot pelo CD-ROM, tanto que pra instalar o xp tive instalar o ME antes e depois atualizar.

Quando o micro está iniciando ele acusa o drive de cd normalmente, aparece o modelo e tal.

Já coloquei outro drive de cd e deu a mesma coisa,

Atualizei a bios da placa, não resolveu,

Acesso o SETUP e configuro pra iniciar do cd rom e nada, pra acessar D e nada também.

O CD xp, do Win ME estão bons, o drive de cd também está bom.

Quando dou boot por um disquete e acesso a unidade D ele reconhece os arquivos q lá estão e executa caso seja dado o camando.

Gostaria de ter isso corrigido caso eu necessite re-instalar o xp.

Grato,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Desabilite, os boots, de disquete, de IDE, deixe todos desabilitados, apenas o do CD ROOM, e tente outro CD do XP, e veja se ele dá o boot pelo CD...

Como o processador é um K6 400, o boot, da primeira parte é lento mesmo, não esquente a cabeça, se a tela ficar preta e demorar... demora um pouco nesse processador, é normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção, mas ainda não deu...

Esta placa não tem esta opção para desabilitar o IDE (se tem eu não sei onde é)

Coloco como CD-ROM em primeiro ou D em primeiro e a mensagem que dá é:

Boot from ATAPI CD-ROM : Failure

Tenho 02 CDs diferentes do XP e ambos carregaram normalmente em minha outra máquina.

O engraçado é que já instalei o WIN98 outras vezes e sempre dava boot pelo CD-ROM, agora estou sem o CD do WIN98 aqui pra testar. O CD do win95 e do Win ME não deram boot também.

Aguardo dicas,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema pode ser falha na MBR do seu HD. Seria bom você conseguir um disquete de boot do windows 98 e estando no prompt do DOS você será capaz de fixar a MBR usando o programa FDISK com o camando fdisk /mbr. . Outra possibilidade de está causando o erro de boot é algum driver do controlador IDE que está seriamente corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quando você coloca um CD qualquer no drive, como de músicas, jogos, utilitários, etc, a leitura é feita com problemas também ou só dá problema durante algum processo de boot através de CDs?

Creio que o problema não esteja no hd, pois quando ponho outros aqui continua o mesmo problema...

Eu ainda acho que o problema está no HD. Mas se você acha que o defeito possa estar no drive de CD tente trocá-lo por outro e veja se a mensagem de erro ainda persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ela so da esse problema com o CD do XP ne, porque você disse ter conseguido instalar o ME normal.

e esse Cd do XP e uma copia por acaso?

se for então:

poxa vida...então quer dizer que o negocio das placas maes Asus não darem boot com cd copia do XP é coisa antiga...

a minha e uma Asus k8n, tem esse problema, so aceita o cd original do XP p dar boot, peguei varias asus p/ arrumar com o mesmo problema...

e por fim eu montei um CD do XP seguindo os passos aqui do Clube do Hardware e esse deu certo...esse deu boot!

estou surpreso com a Asus, a cada dia me surpreendo mais...o problema é velho então....bem velho.... :)

não esquenta não, monta um CD do XP bootavel, tem aqui no site o tutorial p montar um cd do xp com SP1 ou SP2, esse funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, um amigo meu também tem uma Asus e ele não conseguia dar boot com o CD do Windows XP, assim como vocês. Ele sempre instalava o Windows 98 primeiro para, depois, instalar o XP.

Recentemente ele aprendeu como se faz para habilitar o boot por CD lá na inicialização. O processo é simples, pois consiste em só alterar uma opção!

Eu vou entrar em contato e mandar o link desse tópico para ele, pois ele vai poder explicar melhor e dizer o que tem que ser alterado. Eu não uso Asus, por isso nem sequer entendi direito o que que ele fez, pois ainda não vi. Ele só me explicou mesmo, mas não me mostrou como se faz.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já me deparei com muitas máquinas que causavam o mesmo problema e as placas-mãe eram de marcas diversificadas (se me lembro bem foram 3 da ASUS e as outras 9 eram de marcas diferentes), e 10 dessas máquinas, incluindo as das placas-mãe ASUS, o problema se encontrava no HD situado na MBR do disco. e nos outros 2 era problema encontrado no chipset ponte-sul que estava parcialmente danificado, provavelmente no setor onde inicia o processo de procura ao boot loader através das interfaces IDEs em algum drive de CD.

...então quer dizer que o negocio das placas maes Asus não darem boot com cd copia do XP é coisa antiga...

Também já ouvi falar muito a respeito disso. Nunca aconteceu comigo, mas essa controvérsia pode ser verdade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CD do Win98 (original)inicializou normalmente!!! Esse foi o único que aceitou o boot diretamente do CD-ROM.

O win Me não aceitou (instalei a partir de um disquete de boot) (cópia)

O win 95 também não aceitou (original)

O XP também não (tentei com 02 cópias)

Pode ser problema mesmo dessa placa não aceitar cópias, mas minha outra máquina com placa asus a7s266-vm aceita normalmente.

Fazer o CD do win xp com boot é uma boa ideia mas se outra pessoa tentar instalar o xp diretamente sem esse cd com boot provavelmente não conseguirá também...

Vou aguardar outras dicas, se não der jeito vou me conformar mesmo...rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você já conseguiu instalar o XP pelo driver de CD ROM com o disco bootável

Eu tive um problema semelhante e resolvi da seguinte forma.

A placa é uma asus para duron e deu certo.

Primeiro, se o seu driver de CD ROm é de uma velocidade menor que a velocidade utilizada para gravar o CD, por exemplo o CD ROM é 40 X mas o CD foi gravador em 52 ai você não vai conseguir bootar.

Também tente colocar o HD como master em um slot IDE e o driver de CD em outro slot como master também, pode ser o primário ou o secundário.

Dai é ir no setor de BOOT do Setup e colocar o IDE que está com o CD como primeiro e deixar os demais como Disable ou NONE (dependendo da placa).

Caso você não tenha um outro cabo flat pode ligar ambos em uma única IDE sempre deixando o DRIVER de CD como master e o HD como slave

espero que de certo.

qualquer coisa meu email é [email protected] ou [email protected]

me conte se deu certo ou não

Pentium IV 3.0 Prescott

HD Seagete 80 GB 7.200 rpm

Placa Asus P5GPL-X

1.024 RAm DDR 400

Samsung 19pol 940B

geforce 6.200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrei de uma outra opção para você instalar, eu fazia isso quando tinha um Cd do XP sem boot

coloque o disquete do windows 98 e boot

passe para D:\ ou qualquer outra letra que te leve até o driver de CD

entre na pasta \i386

depois digite instalar

o xp vai entrar

dai use o xp para formatar seu HD

é só seguir os passos dentro do instalador

coloque uma formatação NTFS (sem ser a rapida) para que possa formatar o seu Hd e detectar algum cluster com defeito (BAD BLOCK)

Tudo que estiver no HD (sistema operacional anterior) será apagado e você poderá instalar o XP sem problema

Pentium IV 3.0 Prescott

HD Seagete 80 GB 7.200 rpm

Placa Asus P5GPL-X

1.024 RAm DDR 400

geforce 6.200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei o drive de Cd com cabos separados do hd, coloquei como master, como slave, e o bendito XP não roda direto no boot...o Win98 (original) ele reconhece de qualquer jeito.

Já estou concordando que deve ser limitação dessa placa em reconhecer este cd do xp.

Vamos ver se há alguma solução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é defeito de seu equipamento não.

Se não me engano o XP não usa o formato Eltorito (exige um boot-image de 1,48 a 2,88Mb para cirar o setor de boot) para criar o disco de boot, por isso sua placa não consegue dar boot por ele.

Trocando em miudos o formato do setor de boot está num padrão não aceito pela bios de sua máquina e não há santo, promessa ou reza braba que possa mudar isso.

Faz o que já foi sugerido aqui, dê boot pelo win98 ou disco de boot do win98 acesse a pasta I386 e digite instalar que tudo vai dar certo.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá

Veja se após lê o cd-rom ele cai no boot da placa de rede, pois estava com o mesmo problema eu dava boot e ele não conseguia mas caia no boot da placa de rede então para resolver retirei a placa de rede e depois consegui dar o boot normalmente pelo cd-rom OK :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Isso não é defeito de seu equipamento não.

Se não me engano o XP não usa o formato Eltorito (exige um boot-image de 1,48 a 2,88Mb para cirar o setor de boot) para criar o disco de boot, por isso sua placa não consegue dar boot por ele.

Trocando em miudos o formato do setor de boot está num padrão não aceito pela bios de sua máquina e não há santo, promessa ou reza braba que possa mudar isso.

Faz o que já foi sugerido aqui, dê boot pelo win98 ou disco de boot do win98 acesse a pasta I386 e digite instalar que tudo vai dar certo.

inté+

Apesar de ser um tópico antigo, vou dar uma dica para quem estiver com o mesmo problema e tiver feito todas as tentativas acima citadas e mesmo assim não tiver obtido êxito. Segue uma dica importante.

Se sua fonte de alimentação não estiver alimentando os periféricos com tensão adequada, o leitor de cd rom não irá funcionar corretamente. Como o colega acima afirmou, se o cd foi gravado a 52x e o leitor estiver rodando abaixo disso, poderá não ler perfeitamente o disco.

Neste caso o ideal seria testar com outra fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...