Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Akasa AK-961 Mini Review !


Piagao

Posts recomendados

Galera, hoje chegou meu novo cooler, comprei para experimentar devido ao seu custo bem bacana, pensei q não fosse lá essas coisas mas me enganei, então resolvi compartilhar essa experiencia com todos os usuários de Pentium socket LGA775 q procuram um bom cooler com preço mais em conta em relação aos TT, Zalman, etc, eu comprei, gostei e aprovei.

Cooler Akasa AK-961 especificações:

Socket INTEL LGA 775

Dissipador 100 x 93 x 43.5mm

Material do Dissipador Alumínio, heatpipe de cobre e bloco de cobre

Ventilador 80 x 80 x 25.4 mm

Velocidade 500 - 3400 R.P.M.

Fluxo de ar 5.92 - 40.24 CFM

Pressão 0.07 - 3.19 mm H20

Vida-útil 40000/hrs

Conector 4-pin (Conector fonte)

Mancal Ball Bearing

tensão 12V

Ruído 19 - 38.0 dB(A)

Interface térmica AK-460 pré-aplicado

Código AK-961

foto do cooler: watermarkak9612jl.th.jpg

Preço do cooler: em média R$120,00 reais. Paguei no meu R$115,00 reais.

Como eu testei, com over q eu uso diariamente 3.0GHz @ 3.75GHz, com Vcore em 1.25V, abri o case, não usei nenhuma ventilação adicional, liguei a maquina e medi a temp em iddle e em full, os resultados foram:

Cooler Intel Box Iddle: 30 graus celsius

Cooler Akasa AK-961: 26 graus celsius (já me impressionou nessa temp, porque 4 graus mesmo sendo em iddle já é bastante coisa)

Teste em Full. Para o teste em Full eu abri 2 Render Teste juntos na resolução de 800X600 para forçar os 2 núcleos do processador ao mesmo tempo e os resultados foram:

Cooler Intel Box Full: 52 graus celsius (pena eu ter esquecido de tirar uma screen do everest para comprovar essa temp, mas o processador ficou cravado a 52 graus quase o tempo todo, e não subiu mais q isso so caiu a temp na hora q terminou o teste)

Cooler Akasa AK-961 Full: impressionantes 42 graus celsius (isso mesmo 10 graus a menos no mesmo teste realizado 20 min apos o primeiro com o cooler box, com a mesma temp ambiente), abaixo segue uma screen do teste em Full com o Akasa AK-961:

teste0jb.th.jpg

PS: eu usei o cooler AK-961 como vem de fábrica, não coloquei outra pasta termica, usei a que vem aplicada no cooler e nem lapidei o mesmo. Acho q com uma lapidação e com outra pasta termica tipo a AS5 os resultados serão ainda melhores, mas como to sem pasta termica fiz o teste com o cooler em original mesmo. E o cooler Intel estava com a pasta termica Akasa AK-450 a base de prata.

Bom galera é isso ai, espero q gostem desse mini review !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será normal....

Tenho um Pentium4 (LGA775) 3,2Ghz.

Minha temperatura fica em torno de 50º/52º

Em Full, vai para 65º/68º.

Normal?

Uso o cooler que veio com o processador e a pasta térmica Artic Silver 5.

Tenho:

-1 cooler na parte da frente

-1 cooler na lateral

-1 cooler na parte superior

-1 cooler na traseira

-1 cooler de 120mm na parte de baixo da fonte (Seveteam 500W)

Normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será normal....

Tenho um Pentium4 (LGA775) 3,2Ghz.

Minha temperatura fica em torno de 50º/52º

Em Full, vai para 65º/68º.

Normal?

Uso o cooler que veio com o processador e a pasta térmica Artic Silver 5.

Tenho:

-1 cooler na parte da frente

-1 cooler na lateral

-1 cooler na parte superior

-1 cooler na traseira

-1 cooler de 120mm na parte de baixo da fonte (Seveteam 500W)

Normal?

O núcleo do seu processador é o Prescott por isso q as temps ficam altas desse jeito, mas se tratando dos Prescott já vi pessoas usando ele em temps mais altas q a sua. Eu acho q esse cooler Akasa AK-961 irá diminuir as suas temps, se você quiser te mando um link do cara q eu comprei o meu pra você ver !!! O preço dele não é tão alto e vale a pena colocar um cooler legal pra baixar as temps !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu pentium 4 o núcleo é Nortwood e a temperatura em full vai para 66º. Acho que não é problema exclusivo dos prescott

O meu também é Nortwood mas não fica quente deste tando não. O meu fica a uns 41ºC em full e 30º em idle com o cooler box e pasta térmica genérica. Acho que seu PC ta faltando um pouco de ventilação não?

Aqui vai um link de um tutorial de como refrigerar o PC: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=415286

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe possa ser refrigeração, mas eu acho que minha refrigeração não é ruim.

Eu tenho um fan de 120 no fundo, um de 80 em cima, 2 de 80 no lado e + 1 de 120 na frente. Os cabos estão com espiraflex.

Eu acho que o meu erro ta sendo continuar com os cabos flat.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe possa ser refrigeração, mas eu acho que minha refrigeração não é ruim.

Eu tenho um fan de 120 no fundo, um de 80 em cima, 2 de 80 no lado e + 1 de 120 na frente. Os cabos estão com espiraflex.

Eu acho que o meu erro ta sendo continuar com os cabos flat.

valeu

Temos 2 possibilidades.

- Seu sensor pode estar marcando a temperatura errada;

- Ou há realmente problema de superaquecimento, eu não acredito que deva ser os flat cables pois eu também uso eles mas ta bem organizado.

Você realmente tem muitos coolers e eles estão assim?

- O FAN de 120mm do fundo está no sentido de exaustão;

- O FAN de 120mm da frente está no sentido de ventilação;

- O FAN de 80mm na parte superior está no snetido de exaustão;

- Os FANs laterais de 80mm estão no sentido de ventilação ou um no sentido de ventilação e outro de exaustão.

Se não tiver teste desta maneira.

Quanto ao cooler do nosso amigo Piagao parece ser um cooler eficiente ele é bem parecido com alguns coolers BOX de P4, mais os BOX parecem não ter alguns detalhes...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, todos os fans estão do modo que você falou. Os laterais estão como ventilação.

Não sei se isso é util mas o cooler do meu processador é um genéricão de 60mm rodando no mínimo em 3700RPM e no máximo a 4800RPM.

abs

Bom então esse deve ser o seu problema. Cooler do processador ruim. Pra você melhorar a temperatura do seu processador é so trocar ele então pois além de refrigerar melhor seu processador vai diminuir o barulho. (Creio que esse seu cooler deve ser uma turbina).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu cooler é uma turbina mesmo, hehehe

Então qual o cooler bom e barato que você sugere eu colocar?

Eu não pretendo gastar muito dinheiro no pc agora.

Agradeço antecipadamente

Esse cooler do nosso amigo Piagao parece ser bom. O AK-961 segundo Piagao ele custa R$ 120,00.

Eu não sei o quanto você está afim de gastar mais acho que para preservar um PC que custa mais de R$ 2.000,00 não é caro gastar R$ 120,00. Você pode também arrumar um cooler BOX do P4 (Não sei se existe para vender novo mais se não tiver compre um usado e de uma lapidada nele).

Olhe aqui alguns coolers bons para você:

- Thermaltake Blue Orb II / R$ 179,00 / http://www.waz.com.br/cooler/thermaltake_b...p?codprod=88410

Este cooler parece ser ótimo devido seu fluxo de ar alto e parece ser silencioso, pois possui um FAN de 120mm.

- Thermaltake Polo 735 / R$ 129,00 / http://www.waz.com.br/cooler/thermaltake_p...p?codprod=87163

Este parece ser bom tam´bem pois possui um bom fluxo de ar, mais acho que na rotação máxima ele deve fazer muito barulho.

Eu não sei seu socket pois isso peguei coolers mais "universais" então olhe se eles são compatíveis.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

sera q eu consigo baixar a tem d meu Pentium D 830 com esse cooler? ele funciona com o cooler box q só da sinal de vida depois da temp berar os 68° C...

Com certeza você vai baixar legal a temp do seu processador !!! Ainda mais se colocar uma pasta termica melhor, uns coolers no gabinete, acho q uns 8 graus no min vai na boa !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, seu tópico caiu do céu!!!!

Achei esse cooler aqui em Salvador mas ainda não vi ninguém perguntando exatamente do barulho dele

Eu quero trocar o cooler mais pelo barulho que a **** do stock está fazend do que temperaturas. Me interessa o silêncio(não absoluto mas do cooler box tá f***!)

Esse cooler ak-961 faz barulho tanto quanto o intel?

Se estiver usando o PC sem barulho ele é percebido?

O meu intel 805 é uma fornalha em 65º em idle e 79º+ em full

Imagine o que o cooler box não faz nessa hora para não aquecer

Tem como você comparar o box e o 961???

Vale a pena, pela questão da temperatura nem tanto, mas pela questão de barulho mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seu tópico caiu do céu!!!!

Achei esse cooler aqui em Salvador mas ainda não vi ninguém perguntando exatamente do barulho dele

Eu quero trocar o cooler mais pelo barulho que a **** do stock está fazend do que temperaturas. Me interessa o silêncio(não absoluto mas do cooler box tá f***!)

Esse cooler ak-961 faz barulho tanto quanto o intel?

Se estiver usando o PC sem barulho ele é percebido?

O meu intel 805 é uma fornalha em 65º em idle e 79º+ em full

Imagine o que o cooler box não faz nessa hora para não aquecer

Tem como você comparar o box e o 961???

Vale a pena, pela questão da temperatura nem tanto, mas pela questão de barulho mesmo?

Olha amigo, ele não é muito barulhento não. O box da intel é bem mais barulhento que ele. Alem do que é bem mais eficiente também, aqui baixaram 10 graus em full, o q não é nada mal !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou realmente na dúvida...estou com medo de trocar de cooler por causa do barulho e o processador continuar quente e dá no mesmo.

Estou de olho no ZALMAN 9500.

Será que o AKASA 961 perde muito feio no quesito ruído para o zalman?

o que está me estressando é o barulho...que vem por consequência da alta temperatura do pentium d 805...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera eu gostaria da opinião de vocês em dois coolers q eu estou pensando em comprar pro meu Pentium D 2.80Ghz Prescot LGA775 :wacko::help:

Cooler AVC

- Dimensões do ventilador: 90 x 25 mm;

- Dimensões do dissipador: 110 x 73mm;

- Rotação do cooler: de 2800 rpm;

- Fluxo de ar: de 42,08 CFM;

- Material: Alumínio com tubos(heatpipe) e núcleo de Cobre inserido;

- Contato processador e cooler: Através de pasta térmica

de alta condutividade (já aplicada na parte de contato)

- Peso: 390g;

- tensão: 12V DC.

Cooler Akasa 961

- 3 heatpipes de cobre

- Base de cobre

- 52 aletas de alumínio finas, facilitando a dissipação do calor.

- Soquete: 775-pinos

- Tipo: Ball Bearing

- Interface Térmica: AK-460 pré-aplicado

- Dissipador:

Material: Alumínio e HeatPipe de cobre

Dimensões: 100mm(L) x 43.5mm(A) x 93mm(P)

- Ventoinha (FAN):

Tensão : 12Vdc

Velocidade: 500 - 3400RPM

Fluxo de Ar: 5.92 - 40.24CFM

Pressão: 0.07 - 3.19 mm H20

Ruído: 19 - 38.0dB(A)

MTBF: 40000hrs

Dimensões: 80mm(L) x 80mm(A) x 25.4mm(P)

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...