Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Super-Aquecimento do PC!


gamgi

Posts recomendados

Eu sei, o ar continuaria saindo normal pela traseira, só que teria uma fonte de ar frio empurrando-o para fora mais rápidamente, além de jogar ar frio em cima do processador.. vou utilizar a imagem do giovannifilipe pra ficar mais fácil de entender, e já dou um edit aqui.

editado:

Esse é um projeto com base num gabinete 4 baias.. acredito que a maioria aqui utiliza esse tipo de torre, até pelo fato da fonte ficar na parte superior do mesmo.

nota:

esse cooler na baia frontal ainda não efetivei, porque em campinas tá frio agora, então não tem como fazer um teste real, mas meu processador em desktop fica em NO MÁXIMO 42º, e a placa mãe 32. qaundo aberto, cai para 38 e 29, respectivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei, o ar continuaria saindo normal pela traseira, só que teria uma fonte de ar frio empurrando-o para fora mais rápidamente, além de jogar ar frio em cima do processador.. vou utilizar a imagem do giovannifilipe pra ficar mais fácil de entender, e já dou um edit aqui.

editado:

Esse é um projeto com base num gabinete 4 baias.. acredito que a maioria aqui utiliza esse tipo de torre, até pelo fato da fonte ficar na parte superior do mesmo.

nota:

esse cooler na baia frontal ainda não efetivei, porque em campinas tá frio agora, então não tem como fazer um teste real, mas meu processador em desktop fica em NO MÁXIMO 42º, e a placa mãe 32. qaundo aberto, cai para 38 e 29, respectivamente.

Idéa interessante mas eu acho que isso não vai dividir muito bem o ar quente do ar frio dentro do gabinete. Acho que desta forma o ar frio poderia sair do gabinete também. A unica maneira de você descobrir seria fazer testes, e se fizer coloque o resultado ai pra gente.

Eu gosto muito de baia fan para gabinetes apertados ou de três baias e que não tem o lugar para colocar o Fan na parte frontal e inferior do gabinete. Agora para gabinetes de 4 baias eu não gosto muito não.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sei, o ar continuaria saindo normal pela traseira, só que teria uma fonte de ar frio empurrando-o para fora mais rápidamente, além de jogar ar frio em cima do processador.. vou utilizar a imagem do giovannifilipe pra ficar mais fácil de entender, e já dou um edit aqui.

editado:

Esse é um projeto com base num gabinete 4 baias.. acredito que a maioria aqui utiliza esse tipo de torre, até pelo fato da fonte ficar na parte superior do mesmo.

nota:

esse cooler na baia frontal ainda não efetivei, porque em campinas tá frio agora, então não tem como fazer um teste real, mas meu processador em desktop fica em NO MÁXIMO 42º, e a placa mãe 32. qaundo aberto, cai para 38 e 29, respectivamente.

Perdoe meu relapso amigo.. :muro:

Eu entendi que você queria colocar um cooler nas baias puxando o ar quente pra fora.. :stupid:

No caso que você citou sim, melhora, joga mais ar frio pro processador e pras memórias também.

Eu também dei uma sossegada.. ta frio pra trocar os coolers, to pensando agora em fazer aquele esquema do controlador de velocidade.. se fizer eu falo, podexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em, ao invés de arrancar um pedaço da parte de baixo, pegar uma furadera e fazer vaaarios furinhos, pra não acontece do gabinete perde a base por causa do pedaço q eu tirei

Q vocês acham?

Editando: eu pensei não, um amigo do fórum q me deu a ideia aqui nesse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....p;#entry2061401

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens belo topico...

eu gostaria de saber uma coisa q eu tenho um cliente que me ligo hoje que o pentium 4 3.2Ghz HT ta chegando em 73, 74... ele tem cooler frontal, traseiro e uma fonte da OCZ

qual sera o problema??? ele falou que o BIOS esta atualizado

Neste caso o processador dele usa núcleo prescott, então siga as recomendações da Intel. Para você saber as configurações entre aqui: Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott - Daniel Barros

Tópico bom, você pode acrescentar o watercooler q uso, o KOOLANCE EX2-750SL, que é muito bom!

T+!

:bye:

Confiei em você. Já acrescentei o cooler.

giovannifilipe,

testes nem dá pra fazer legal agora, por que aqui em campinas tá frio, logo, não faz diferença por um cooler pra testar. E também porque to na correria por causa de uma maldito celular que só dá dor de cabeça... Não tá sobrando muito tempo pra PC! =/

Certo. Sem problemas.

já viram alguem com cooler na parte de baixo (no "chão") do gabinete?

To pensando em adaptar um aí.. já q meu gabinete não tem cooler frontal.. e pra adaptar na frente.. teria q mudar o botao de power e reset de lugar

Eu nunca ví mas não parece uma idéa utópica. Têm coerência desde que você coloque uns pezinhos altos no gabinete e é claro use um filtro neste cooler, pois alguns PCs ficam no chão. (Não sei se este é seu caso.)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Giovanni cara muito bom o seu topico me ajudo muito...

Eu estou com vontade de ultilizar em minha nova maquina o sistema de refrigeração a água. Gostaria q saber como aproveitar este sistema de refrigeração para a GPU da minha placa e video NVidia 7900GTOC. Se é apenas necessario comprar Waterblock para a GPU e fazer as ligações com o mesmo sistema de refrigeração e as vantagens. porque pelo que andei pesquisando, ultiza a agua que sai do waterblock do processador. obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Giovanni cara muito bom o seu topico me ajudo muito...

Obrigado, fico feliz em pode ajudar.

Eu estou com vontade de ultilizar em minha nova maquina o sistema de refrigeração a água. Gostaria q saber como aproveitar este sistema de refrigeração para a GPU da minha placa e video NVidia 7900GTOC. Se é apenas necessario comprar Waterblock para a GPU e fazer as ligações com o mesmo sistema de refrigeração e as vantagens. porque pelo que andei pesquisando, ultiza a agua que sai do waterblock do processador. obrigado pela atenção

Qual a sua máquina? Para colocar waterblock na GPU + CPU você deve ter um Watercooler eficiente e que aguente fazer isso. Eu acho esse sistema caro e se você não faz overclock não acho necessidade de usar. Agora se você tem dinheiro e quer melhorar a estética do seu PC é uma boa pedida.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito bom seu topico + eu tenho umas duvidas tipo tenho um xblade e ele tem 3 fan 2 grande um na frente e outro atras e um menor na lateral so q todos eles estão virados como eu posso dizer ''pra frente'' onde tem o selo ou seja todos estão expulsando o ar de dentro, então eu tenho q vira o fan da frente pra ele puxa ar frio de fora? outra coisa meu processador é pent4 3.2 e ele ta com o cooler q veio nele, da intel seria melhor eu trocá-lo ou deixo esse mesmo? + n sei acho q meu pc n ta estão quente assim, no sensor de temp dele nunca pasou de 43C

é isso falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito bom seu topico + eu tenho umas duvidas tipo tenho um xblade e ele tem 3 fan 2 grande um na frente e outro atras e um menor na lateral so q todos eles estão virados como eu posso dizer ''pra frente'' onde tem o selo ou seja todos estão expulsando o ar de dentro, então eu tenho q vira o fan da frente pra ele puxa ar frio de fora? outra coisa meu processador é pent4 3.2 e ele ta com o cooler q veio nele, da intel seria melhor eu trocá-lo ou deixo esse mesmo? + n sei acho q meu pc n ta estão quente assim, no sensor de temp dele nunca pasou de 43C

é isso falou

Faça assim:

Deixe o FAN da frente e o lateral no modo de ventilação (jogando ar frio para dentro), já o traseiro deixe no modo de exaustão (jogando ar quente para fora).

Nos FANS tem uma seta indicando o sentido da rotação e o fluxo do ar, por isso é bom dar uma olhada na lateral dele. Uma dica: na maioria dos FANs o lado que tem o adesivo aquela que é emendada a lateral é a que sai o ar então o outro lado onde não tem uma gradinha é por onde entra.

Seu processador não está quente pode deixar assim.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial muito interessante!!!!Muito bem feito parabéns!!!

O meu pc quando o clima esquenta, ele começa a da boots e travar, mas so quando abro jogos...

vejo no everest o processador athlon 64 2.8 fica em torno de 47 graus celsius e tenho um termometro dentro do gabinete q não passa de 36 graus

###### 47 para processador é baixo...

e mais tenho uma placa de video geforce FX5500 256 q já ate troquei o cooler dela!!!

Preciso de ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial muito interessante!!!!Muito bem feito parabéns!!!

O meu pc quando o clima esquenta, ele começa a da boots e travar, mas so quando abro jogos...

vejo no everest o processador athlon 64 2.8 fica em torno de 47 graus celsius e tenho um termometro dentro do gabinete q não passa de 36 graus

###### 47 para processador é baixo...

e mais tenho uma placa de video geforce FX5500 256 q já ate troquei o cooler dela!!!

Preciso de ajuda!!!

Você mediu essas temperaturas quando você estava com um jogo aberto e quando estava fazendo calor?

Se for acho que seu processador tá meio quente e é bom seguir algumas dicas básicas, tipo trocar a pasta térmica e limpar o computador. Não tenho certeza se realmente está quente pois não tenho Athlon 64.

Sua fonte é genérica?

Fale mais sobre a configuração do seu processador.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovanni,

Primeiramente parabéns pelo tópico, realmente ficou muito bom!!

Quando montei o micro da assinatura, pesquisei os componentes e sua compatibilidade antes de comprá-los.

Já havia seguido várias dicas que você deu ao longo do tópico, acredito que obtive um resultado mediano.

Já conversei com pessoas que possuem o mesmo processador com um cooler big typhoon e gabinente quase genérico,

sendo que a temperatura do processador fica no máximo 55ºC.

Neste PC da assinatura, meu processador fica entre 50ºC ~ 56ºC com pouca atividade e em simulações de atividade máxima (programa burn-in test) oscila entre 62ºC ~ 65ºC (medidas com auxílio do Everest).

Consultando as tabelas da Intel, a temperatura máxima para este processador é de 69ºC, estou muito próximo do máximo.

Mais alguma sugestão?

Estou preocupado, gostaria da sua opinião. Já realizei testes com o programa ThrottleWatch que monitora se o Thermal Throttle do processador está sendo utilizado e o resultado foi negativo.

Complemento: utilizo a pasta térmica Artic Silver 5.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovanni,

Primeiramente parabéns pelo tópico, realmente ficou muito bom!!

Quando montei o micro da assinatura, pesquisei os componentes e sua compatibilidade antes de comprá-los.

Já havia seguido várias dicas que você deu ao longo do tópico, acredito que obtive um resultado mediano.

Já conversei com pessoas que possuem o mesmo processador com um cooler big typhoon e gabinente quase genérico,

sendo que a temperatura do processador fica no máximo 55ºC.

Neste PC da assinatura, meu processador fica entre 50ºC ~ 56ºC com pouca atividade e em simulações de atividade máxima (programa burn-in test) oscila entre 62ºC ~ 65ºC (medidas com auxílio do Everest).

Consultando as tabelas da Intel, a temperatura máxima para este processador é de 69ºC, estou muito próximo do máximo.

Mais alguma sugestão?

Estou preocupado, gostaria da sua opinião. Já realizei testes com o programa ThrottleWatch que monitora se o Thermal Throttle do processador está sendo utilizado e o resultado foi negativo.

Complemento: utilizo a pasta térmica Artic Silver 5.

Obrigado pela ajuda.

Você pode veririficar no BIOS se há alguma configuração referente ao cooler que esteja desativada. E me informe a temperatura do gabinete e a temperatura ambiente.

Eu não posso dizer com exatidão que seu processador está quente pois realemnte este processador é quente e eu não possuo este modelo para fazermos comparações.

Você aplicou corretamente a pasta? Quanto tempo tem seu PC? A rotação do cooler está na máxima? Têm algum adesivo de garantia no processador?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode veririficar no BIOS se há alguma configuração referente ao cooler que esteja desativada. E me informe a temperatura do gabinete e a temperatura ambiente.

Eu não posso dizer com exatidão que seu processador está quente pois realemnte este processador é quente e eu não possuo este modelo para fazermos comparações.

Você aplicou corretamente a pasta? Quanto tempo tem seu PC? A rotação do cooler está na máxima? Têm algum adesivo de garantia no processador?

Abraços

Eu chequei a bios e desabilitei as configurações de cooler, tipo slower fan.

A temperatura ambiente é de 25~27ºC, a temperatura dentro do gabinete está entre 32~36ºC.

Neste fim de semana vou checar a pasta térmica e reaplicar.

Meu PC possue 4 meses.

A rotação do zalman está em 2800rpm.

Não há etiqueta no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reaplique sua psta térmica assim como ensina o vídeo que eu indiquei no meu tutorial. Nada de exageros e limpe a pasta velha! Aproveite e veja se o seu cooler não está com uma base cheia de ranhuras.

Me informe o Vcore do seu processador também.

Abraços

Giovanni,

Reapliquei a pasta térmica hoje como mostra o video. A temperatura continua como informado.

A base do cooler está ranhurada. Isto influencia muito na transferência de calor?

Voltagens (pelo Everest):

Vcore: 1,22~1,23V

A tensão de +2,5V está entre 1,55~1,56V. Está correto?

As outras estão normais.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...